--- Frase de Agora! ---
"A água é para os escolhidos
Mas como podemos esperar que sejamos nós..
... eu e você?"

Máquina do Tempo: Vaga Viva do Coletivo Ideia Nossa. A única vaga viva do lado de cá da ponte =) Vaga Viva do Ideia Nossa

Destaque da Semana: Onde está o sol que estava aqui?
Ladrões de sol, crise hídrica e êxodo rural

domingo, 30 de agosto de 2009

Sobre El Paseo de los Tristes

Bem, ja que ninguém mais se propõe, rsrs... estou aqui pra agregar mais um pouquinho com a análise desta música e chegar logo ao fim deste trabalho. Recapitulando os últimos post's, falamos do 'poema da solidão cantado numa chuva triste' (El poema de la Lluva Triste), 'vimos' com os ouvidos e passamos pelo beco do inferno (El Callejón del Infierno) e agora vamos ver o que angustia estes personagens no passeio dos tristes.

Uma história de amor (pra variar) envolvido de muita injustiça (pra variar [2]) e salpicado de crítica(é.. denovo =]). Alhembra e Albaicin, mulher e homen, filhos respectivamente de pais cristãos e muçulmanos. Eles se amam e este amor, é fruto de uma maldição ao ver de seus pais. Conclusão: Executado pela inquisição o sonho de Albaicin morre, e junto a ele morre ela (Alhembra).

Separados pela religião, eles se procuram no céu mas não se encontram, pois estão em lugares diferentes, um é o céu do Muçulmano e outro dos Cristãos, e agora vagarão sozinhos até se acharem, um estrofe típico de romantismo 2ª geração de portugal: "sem ti não posso morrer, sem ti, vagarei..."

Por fim, a solução para todo o drama que a música impõe graças a religião (que ironia isto não: "Graças a Religião" sem Graça alguma).

Y desde entonces le acompaña
una estrella que
desde el cielo cuida de él.
Si crees en Dios, crees en Alá,
sé tolerante y menos rezar.
Y acepta el credo
y la sexualidad del que no es igual.

Se você tiver o consentimento, 'deixar' de rezar, aceitar/compreender uma crença e a sexualidade de quem não é como vocÊ (ou seja, homem respeitar a mulher e vice-versa).. Quando acreditar em deus, estará também acreditando em Alá.. (e logo, serão merecedores um do outro).

George H. S. Ruchlejmer
"Sua ideia é uma IdeiaNossa.blogspot.com"

Operação Pandemia

oi!
O merengue tá me obrigando a postar aqui e resolvi deixar esse vídeo sobre a Gripe Suína xD

Quando o vírus da gripe suína H1N1 se espalhou pelo mundo, aparece uma droga que promete resolver a questão, o agora famoso Tamiflu. Quem detém a patente e comercialização desse remédio? Os laboratórios Roche e a empresa Gilead Sciences. E quem é o chefão da Gilead? Nada menos que Donald Rumsfeld, ex-secretário de Defesa do governo Bush, um dos ideários da invasão do Iraque.
Em 2005, quando a mídia pulava feito pipoca divulgando o "pânico" mundial da gripe aviária (H5N1), a administração Bush determinou a vacinação de todos os soldados que se encontravam fora do país. O próprio Rumsfeld fez o anúncio da compra pelo governo de U$ 1 bilhão em doses do remédio. Dias depois, a Casa Branca enviou um pedido ao Congresso dos EUA para a compra de mais U$ 2 bilhões em estoques do Tamiflu. Com isso, sua venda passou de 254 milhões em 2004 para mais de 1 bilhão em 2005.
Segundo dados de abril de 2009, da Organização Mundial de Saúde, a gripe aviária matou em todo o planeta 257 pessoas. A gripe comum mata, em média 500 mil por ano. O Rumsfeld ex-diretor presidente da Gilead certamente agradeceu ao Rumsfeld então secretário de Defesa.
O Tamiflu era até 1996 propriedade da Gilead Sciences Inc., empresa que nesse ano vendeu sua patente aos laboratórios Roche, e sabe quem já foi seu presidente? O ex-secretário de defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld, que ainda hoje é um dos seus principais acionistas. Enquanto se falava sobre a gripe aviária, a Gilead Sciences Inc. quis recuperar o Tamiflu, alegando que a Roche não fazia esforços suficientes para fabricá-lo e comercializá-lo. Ambas as empresas se colocaram a "negociar" e chegaram em um acordo em tempo recorde, constituído de dois comitês, um encarregado de coordenar a fabricação mundial do remédio e decidir autorizações para terceiros fabricarem, e outro para coordenar a comercialização das vendas aos mercados mais importantes, incluindo os Estados Unidos. Além do que, a Roche pagou a Gilead Sciences Inc, algumas "regalias" retroativas no valor de 62,5 milhões de dólares. Sem contar que a Gilead ficou com mais 18,2 milhões de dólares extra por vendas superiores às contabilizadas entre 2001 e 2003.
E o que Donald Rumsfeld tem com tudo isto? Absolutamente nada. Segundo o comunicado emitido no mês de outubro pelo Pentágono, o secretário de defesa dos Estados Unidos não interviu nas decisões que tomou o governo de seus amigos Bush e o vice-presidente Dick Cheney sobre as medidas preventivas adotadas para prevenir uma pandemia. O comunicado afirma que ele se absteve, que não teve nada com a decisão da administração americana em apoiar e aconselhar o uso do Tamiflu no mundo todo. E claro nós acreditamos, assim como ele assegurou solenemente que no Iraque havia armas de destruição em massa.
Além disso, seu nome já apareceu junto a uma vacinação massiva contra uma suposta gripe durante a administração de Gerald Ford, na década de 70, que teve como resultado mais de 50 mortes por causa dos efeitos colaterais. Ou quando a FDA aprovou o "aspartame", três meses após Rumsfeld incorporar-se ao gabinete de Ronald Reagan (mesmo que nos dez anos anteriores de estudos ninguém havia tomado qualquer decisão). Só alguém muito "mal intencionado" acreditaria que existiu um lobby, só porque um pouco antes de Rumsfeld entrar para o governo americano ele era presidente do laboratório fabricante do "aspartame". E creio que tampouco ele teve algo a ver na compra de milhares de Vistide, remédio adquirido em massa pelo Pentágono para evitar efeitos colaterais da Varíola, e que foi usado nos soldados antes deles embarcarem para o Iraque. É preciso dizer que o Vistide também era produto da Gilead Sciences Inc.?



Fonte: http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2009/08/por_tras_da_gri.html

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Detestavelmente Real...


A cada dia que passa sinto mais repúdio da gestão demo-tucana responsável, respectivamente, pela administração da cidade e do estado de São Paulo.
Hoje mais uma ação mereceu destaque nos blogs em que acompanho, não sei que repercussão teve no PIG (Partido da Imprensa Golpista), mas é bem capaz de terem se posicionado a favor.
Deixo fragmentos de alguns posts para tomarem ciência do ocorrido e registro a minha total indignação com esse lamentoso despejo que mostra a completa desconsideração com as famílias do Capão como fere também o Estatuto da Cidade, e mostra como a luta por igualdade social não é prioridade para esses governantes e que talvez tenham agido a mando de coorporações aliadas.
É detestável, mas é a realidade, vamos tentar mudá-la? Ou vocês já desistiram?

Álvaro Diogo "..."
http://www.ideianossa.blogspot.com


-----


Capão Redondo - 24 de agosto de 2009

- perder tudo é falar bobagem, perderam o pouco que tinham.
- 800 famílias.
- um terreno particular.
- a justiça em ação, nesses casos ela funciona, o terreno vai voltar para o proprietário, que por tanto tempo nunca foi lá usar.
- tinha mais de 500 policiais.

Comunida Aldeinha:
0 políticos
0 pastores
0 padres
0 criminosos
0 partidários
0 governadores
0 senadores
0 prefeitos
0 vereadores
0 deputados estaduais
0 Ongs
800 Famílias

Chuíça (*) urgente: poste de Serra ataca os pobres. Quer que eles voltem ao Nordeste

A foto do UOL não mente: parece Ruanda mas é Capão Redondo

. O poste de Zé Pedágio, Geraldo Kassab, prefeito de São Paulo, atacou os pobres que viviam num terreno grilado em Capão Redondo, na periferia pobre de São Paulo, a Chuíça (*) brasileira.
. Os pobres foram atacados com gás lacrimogêneo e bombas de efeito moral.
. Barracos foram incendiados.
. Famílias tiveram que sair às pressas, com a roupa do corpo.
. Como se fossem bandidos.
. Não são bandidos.
. São pobres nordestinos.
. O poste de Zé Pedágio queria devolver a terra grilada aos donos de uma empresa que explora o transporte urbano (êpa ! êpa ! aí tem coisa !).
. O poste de Zé Pedágio deu duas saídas aos pobres nordestinos: ou ir para o albergue, no Quinto dos Infernos; ou voltar para o Nordeste.
. O poste de Zé Pedágio ofereceu uma passagem só de ida para o Nordeste.
. Hitler faria melhor: mandava para Auschwitz.
. Uma questão de estilo.
. É isso: pobre nordestino tem que voltar para o nordeste.
. É a tal coisa, como diria a Ariana Catanhêde – clique aqui para ler – eles não conhecem o seu lugar.

Paulo Henrique Amorim

(*) Chuíça é o que o PiG (**) de São Paulo quer que o resto do Brasil ache que São Paulo é: dinâmico como a economia Chinesa e com um IDH da Suíça.
(**) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.

Violentamente Pacífico - RAS Mc Léo Carlos


Vídeo para o "XII Festival Nacional a Imagem em 5 Minutos 2008" - De Gabriel Teixeira realizado no Bairro da Paz(Periferia de Salvador-BA)


Nesta segunda-feira, cerca 1500 cidadãos que ocupavam há 2 anos um terreno pertencente à Viação Campo Limpo (empresa de ônibus) no Capão Redondo foram jogados no olho da rua sob o som, a fumaça e o impacto das bombas e tiros disparados pela tropa de choque da polícia militar.

Nenhuma solução habitacional foi apresentada para as famílias despejadas. Por enquanto, o Estado brasileiro só agiu para defender a propriedade privada ociosa. Uma rua cheia de lama será a casa destas pessoas na fria noite de hoje. Amanhã, nem isso.



-----


Fontes:
Para saber mais:

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Luis F. Verissimo x Luiz F. Veríssimo

Quem nunca recebeu textos engraçados/auto-ajuda/romanticos por e-mail? São tão bons, que a gente acaba repassando! Só que tem um problema... não sei como/porque as pessoas teimam em dizer que a autoria é do Luis Fernando Verissimo e todo mundo acredita. Fuçando aqui e alí, descobri uma comunidade chamada Luiz F. Veríssimo (Quase), onde eles fazem discussões sobre textos suspeitos e tentam descobrir o verdadeiro autor. Alguns exemplos de mal atribuições são: "Quase", "A Pessoa Errada", "Um Dia de Merda" (sry, Ge!), "Dar Não é Fazer Amor", "Depoimento Sobre as Drogas", "O Direito do Palavrão", "A Verdade Sobre Romeu e Julieta", "A Impontualidade do Amor", "Dez Coisas Que Levei Anos Para Aprender". Se receberem algum e-mail do genero, antes de repassar, tentem descobrir o verdadeiro autor! Afinal, esse Luiz Fernando Veríssimo (o falso) é um cara muito bom!
Agora, pra rir um pouco e quebrar um pouco a seriedade desses ultimos posts:

- Alô? Quem tá falando?
- Aqui é o ladrão.
- Desculpe, a telefonista deve ter se enganado, eu não queria falar com o dono do banco. Tem algum funcionário aí?
- Não, os funcionário tá tudo refém.
- Há, eu entendo. Afinal, eles trabalham quatorze horas por dia, ganham um salário ridículo, vivem levando esporro, mas não pedem demissão porque não encontram outro emprego, né? Vida difícil... mas será que eu não poderia dar uma palavrinha com um deles?
- Impossível. Eles tá tudo amordaçado.
- Foi o que pensei. Gestão moderna, né? Se fizerem qualquer crítica, vão pro olho da rua. Não haverá, então, algum chefe por aí?
- Claro que não mermão. Quanta inguinorânça! O chefe tá na cadeia, que é o lugar mais seguro pra se comandar assalto!
- Bom... Sabe o que que é? Eu tenho uma conta...
- Tamo levando tudo, ô bacana. O saldo da tua conta é zero!
- Não, isso eu já sabia. Eu sou professor! O que eu queria mesmo era uma informação sobre juro.
- Companheiro, eu sou um ladrão pé-de-chinelo. Meu negócio é pequeno. Assalto a banco, vez ou outra um seqüestro. Pra saber de juro é melhor tu ligá pra Brasília.
- Sei, sei. O senhor ta na informalidade, né? Também, com o preço que tão cobrando por um voto hoje em dia... mas, será que não podia fazerum favor pra mim? É que eu atrasei o pagamento do cartão e queria saber quanto vou pagar de taxa.
- Tu tá pensando que eu tô brincando? Isso é um assalto!
- Longe de mim pensar que o senhor está de brincadeira! Que é um assalto eu sei perfeitamente; ninguém no mundo cobra os juros que cobram no Brasil. Mas queria saber o número preciso: seis por cento, sete por cento?
- Eu acho que tu não tá entendendo, ô mané. Sou assaltante. Trabalho na base da intimidação e da chantagem, saca?
- Ah, já tava esperando. Você vai querer vender um seguro de vida ou um título de capitalização, né?
- Não...já falei...eu sou... Peraí bacana... hoje eu tô bonzinho e vou quebrar o teu galho.
(1 minuto depois)
- Alô? O sujeito aqui tá dizendo que é oito por cento ao mês.
- Puxa, que incrível!
- Incrivel por que? Tu achava que era menos?
- Não, achava que era mais ou menos isso mesmo. Tô impressionado é que, pela primeira vez na vida, eu consegui obter uma informação de uma empresa prestadora de serviço pelo telefone em menos de meia hora e sem ouvir 'Pour Elise'.
- Quer saber? Fui com a tua cara. Acabei de dar umas bordoadas no gerente e ele falou que vai te dar um desconto. Só vai te cobrar quatro por cento, tá ligado?
- Não acredito! E eu não vou ter que comprar nenhum produto do banco?
- Nadica de nada, já ta tudo acertado!
- Muito obrigado, meu senhor. Nunca fui tratado dessa...(De repente, ouvem-se tiros, gritos)
- Ih, sujou! Puliça!
- Polícia? Que polícia? Alô? Alô?
(sinal de ocupado)
- Droga! Maldito Estado: quando o negócio começa a funcionar, entra o Governo e caga tudo!

(Luiz Fernando Veríssimo)

"Sexo" é o 4º termo mais pesquisado por crianças

Uma ótima Quarta Feira para todos, depois de muitos ocorridos resolvi tirar a poeira do lugar para minha presença aqui. E depois de ver uma notícia não séria com uma imagem tão engraçada no Yahoo hoje, resolvi abrir uma 'discussão' aqui a respeito disto. A pornografia na internet se espalha exponencialmente, sem controle de direitos autorais desta 'cultura' (e que cultura ¬¬). Quem se beneficia com este conteúdo, e como esta geração de crianças guiadas pelo Google Corporation será influenciada? E no futuro?
É um papo um pouco diferente do tradicional, mas estamos aqui pra trocar ideias, façamos um conceito a respeito disto.

George H. S. Ruchlejmer
"Sua ideia é uma IdeiaNossa.blogspot.com"

Orçamento Participativo! Plenária Temática: Jovem

Participe dessa história! Chegou o momento de discutir as políticas públicas que atendem nossas diferenças. As plenárias temáticas do orçamento participativo tem o objetivo de definir no orçamento da cidade como vamos investir para atender melhor cada segmento da sociedade.

Pare de reclamar e vamos começar a ser a mudança que queremos ver. O OP é um canal que o governo municipal abre para que possamos levar nossas críticas, denúncias, solicitações, sugestões e elogios dos nossos bairros e dos segmentos que fazemos parte na sociedade. Esse sábado será discutida as políticas para os jovens da cidade, então vamos participar e lutar para mudar a realidade que nos cerca!
Quer um teatro? Cinema popular? Cultura Rock? Um espaço dedicado a interação com o meio ambiente e não um local que fere os direitos dos animais? Direito de ir e vir gratuito? Mais respeito no trânsito? Educação? Segurança? Saúde? Esporte?Lute pelos seus direitos, apresente suas ideias no Orçamento Participativo!

O blog Ideia Nossa apoia essa ideia!
http://www.ideianossa.blogspot.com
Para saber mais acesse: http://www.taboaodaserra.sp.gov.br/orcamento_participativo/home

Conto com todos vocês lá!
Valeu!

Álvaro Diogo "Compartilhe suas ideias"
http://www.ideianossa.blogspot.com

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Fotografia sendo regulamentada (?)

Achei isso aqui na comunidade Fotografia e achei interessante, resolvi postar ^^

Profissão de fotógrafo poderá ser regulamentada

A Câmara analisa o Projeto de Lei 5187/09, que regulamenta a profissão de fotógrafo. A proposta, do deputado Severiano Alves (PDT-BA), define a profissão, determina quem estará qualificado para exercê-la e discrimina as atividades que se enquadram no campo de atuação do fotógrafo profissional.

Segundo o projeto, a profissão de fotógrafo caracteriza-se pelo registro, com o uso da luz, de imagens estáticas ou dinâmicas em material fotossensível, com a utilização de equipamentos óticos apropriados, seguindo o processamento manual, eletromecânico e da informática, até o acabamento final.

Profissionais
Poderão ser fotógrafos profissionais os diplomados por escolas de nível superior em fotografia no Brasil, desde que devidamente reconhecida, assim como os diplomados por escola superior em fotografia localizada no exterior, cujos diplomas forem revalidados no Brasil, na forma da legislação vigente.

Os não diplomados em escola de fotografia que, à data da promulgação dessa lei, estiverem exercendo a profissão por, no mínimo, dois anos consecutivos ou quatro anos intercalados, também poderão ter reconhecida sua condição de fotógrafos profissionais, mediante comprovação da sua atividade.

Essa comprovação poderá ser feita por meio de: entidades sindicais da categoria profissional; registros na Carteira Profissional do Ministério do Trabalho e Emprego (TEM), efetuados por empresas; e recibos de pagamentos de serviços prestados, em papel timbrado ou declaração com firma reconhecida em cartório.

Atividades
De acordo com o projeto, a atividade profissional de fotógrafo compreende:
- a fotografia realizada por empresa especializada, inclusive em serviços externos;
- a fotografia produzida para ensino técnico e científico;
- a fotografia produzida para efeitos industriais, comerciais e de pesquisa;
- a fotografia produzida para publicidade, divulgação e informação ao público;
- a fotografia na medicina;
- o ensino da fotografia; e
- a fotografia em outros serviços correlatos.

História
A fotografia surgiu no Brasil com o trabalho do francês radicado em Campinas (SP) Hercules Florence e do brasileiro Joaquim Correia de Mello, que após diversas pesquisas conseguiram fixar a imagem com sais de cloreto de sódio, em março de 1833. O primeiro fotógrafo brasileiro foi o imperador D. Pedro II. (Aposto que dessa ninguém sabia! hoho)

Contudo, somente em 2002, cursos superiores de fotografia foram criados no Brasil, todos no estado de São Paulo: Faculdade de Fotografia do Senac; Faculdade de Fotografia da PUC e Faculdade de Fotografia do Mackenzie. Porém, o curso de fotografia ainda não é reconhecido no País.

"O Brasil é pioneiro nessa técnica: não ter a profissão reconhecida é uma discrepância", avalia Severiano Alves. Ele destaca que em quase todo o mundo a profissão de fotógrafo é reconhecida e regulamentada, e cita como exemplos os Estados Unidos, que em 1978 já tinham mais de quatro mil cursos de graduação e 918 de pós na área, e o Peru, cuja Academia de Fotografia já tem 70 anos.

Tramitação
O projeto será analisado de forma conclusiva pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


http://www.orkut.com/Main#CommMsgs.aspx?cmm=73818&tid=5364246696225069031 pra ver as opiniões do povo orkutiano. (Eu comento depois, ta MUITO tarde... tenho que acordar daqui a poucas horas :x)
bjos, povo

Veteranos do Vietnã: Entrevista

Yey! Soltem os fogos de artifício! Eu finalmente editei a entrevista com os veteranos da guerra do Vietnã! Sorry, num deu pra perguntar muita coisa... a gente só teve uma aula de 50 min... sendo que os primeiros 5 min e os últimos 5 min de aula são sempre bagunça... 10 min perdido =/
Segue a apresentação seguida pela entervista.

Graham R - Foi pra guerra porque quis. Alabama, onde ele morava, não tinha muito emprego. Ele teria que trabalhar na fazenda ou conseguir um emprego para o governo. Ele achou que seria inteligente conseguir uma carreira na aeronautica construindo aviões, tirando proveito da grande demanda devido a guerra. O que ele nao sabia era que de aviões, ele teria que mudar para helicópteros... e além de construí-los, eventualmente pilotaria-os (guerra do Vietnã era conhecida como a guerra dos mosquitos voadores) e bombardear cidades inteiras. "Parei de confiar nas pessoas, nos meus superiores, amigos, familia, país, governo... a única pessoa que podia confiar la era naquele que estava a minha direita e o que esta na minha esquerda." Além do vietna, fui mandado pra Laos, Cambodia, Turquia, Tailandia...
John (meldels, que horror... esqueci o nome do outro! virou John =x) - Fui recrutado... mas se quisesse recusar, eu poderia. Ia começar a faculdade em poucos meses, era só levar minha carta de aceitação. Mas tinha aquela coisa em casa. Meu irmao era soldado, meu pai esteve na 2a guerra, meu avo na 1a... não podia ser diferente comigo. Também fiquei na aeronautica, manutenção de aviões de carga. Não vi nada da guerra do lugar onde estava, era a base mais segura do Vietnã todo. Depois do Vietnã, fui pra Alemanha, onde morei por 3 anos e me juntei aos protestos anti-guerra, o que era muito arriscado pra mim. Aqui fora, você tem o direito de liberdade de expressão, todo cidadão tem (supostamente). Mas se você era do exército, marinha, aeronautica... com sorte você vai preso.

P: Sabendo o que voce sabe agora sobre a guerra, seus verdadeiros motivos... oq vc teria feito diferente?
G - Não teria entrado, definitivamente. Eu tinha apenas 18 anos, ninguém sabia do que era a guerra... a única coisa que nos disseram foi 'Uma guerra para a liberdade'
J - Eu também não teria entrado, óbvio, mas também avisaria as pessoas dos motivos da guerra, protestar. As pessoas só protestaram a guerra muito depois do nosso envolvimento no Vietna, que é muito mais antigo do que todo mundo imaginava... o Pentagon Papers* que o diga! Afinal, 7000 páginas! (que eu recomendo muitíssimo)

P: Qual foi o momento que você mais teve medo la no Vietnã?
G: Bom, eu não tive um 'momento', porque como eu falei, eu pilotava os helicopteros que jogavam bombas. Meu medo era de que o co-piloto se enganasse em algum calculo e nós caíssemos "nas mãos do inimigo".
J: Ele não teve um momento, mas eu tive. Houve uma falha num avião de carga com a gente dentro! Cena bem de filme, o avião começou a cair em altíssima velocidade... e a carga começou a escorregar! Quando eu vejo as caixas, que racharam de um modo inexplicavel, cheias de facas vindo na nossa direção, disse 'cuidado, olha as facas!' e o meu superior fala 'eu me preocuparia mais com as caixas da esquerda', cujas diziam 'CUIDADO: TNT'. Preciso falar que deu medo?

P: E quando vocês voltaram, como as pessoas trataram vocês? Houve alguem que ficou com raiva, manifestantes talvez?
G: Até que não. Fui recebido com muita festa pela minha família, todos tentaram me tratar como se nada tivesse acontecido, o que é impossível. Você não pode negar o fato de que fez parte daquela coisa horrível que foi a guerra. Manifestantes sabiam que nós também fomos enganados, que o 'chefão' era outro, poucos tentaram me agredir.
J: como ja disse, depois da guerra eu fui pra Alemanha, onde me casei, fiquei la por 3 anos protestando a guerra... me divorciei e voltei pra cá. Como tanto tempo ja tinha passado, não tive nenhum maltrato. A não ser da minha mãe, que reclamou do meu pequeno atraso (risos)

P: Muitos veteranos ficaram sem apoio algum do governo, sendo que lhes é prometido faculdade e plano de saúde. Vocês receberam esses benefícios?
G: Eu tive seis meses pra usar meu plano de saúde, consegui uns 10 dentes de ouro. Me formei na faculdade, fiz mecânica... e acabei conhecendo muitos veteranos lá, da mesma área que eu... mas engraçado que no começo, ninguém admitiu participação alguma na guerra. Com o tempo você vai provando o contrário; uma pessoa comum nunca viu um helicóptero/avião do jeito que nós vimos. Depois de muito tempo, quase no final do curso, os mais chegados reconheciam participação... agora falar do assunto, nunca.
J: O plano de saúde também tive seis meses, mas eu não aproveitei tanto. Não tinha o que ver no médico, ja que não estava 'in the field', fiz apenas uns exames gerais. Agora faculdade eu fui por apenas 3 meses, reprovei em quase tudo. Não tinha a menor dedicação... e não aconselho, viu? O Mr. Nam vai ficar bravo comigo se vocês pararem de se dedicar à aula depois da minha visita.

G: Agora eu quero que fique muito claro pra vocês. Nós não estamos aqui pra contar a nossa história porque não temos mais o que fazer. Tem um motivo. Infelizmente, nosso país sempre está involvido em guerras... muitas vezes provocadas por nós mesmos, ou melhor, nós não. Nosso governo. Se um governo está disposto a pagar sua universidade (que pra quem não sabe, é um absurdo aqui nos EUA... +/-250.000 doláres por ano letivo uma universidade meia-boca), plano de saúde, emprego sempre que você precisar... pra você invadir um país alheio e acabar com tudo que tem vida? Vale a pena? É esse o American way de resolver os problemas? É assim que nós serviremos de exemplo pro mundo inteiro, já que somos uma "grande potência"? Nós fazemos palestras pelo país inteiro, não pra choramingar a nossa experiência, mas pra que vocês aprendam com isso. Aprendam a questionar seu governo, ações, economia, miséria, mundo! Façam todas as perguntas possíveis e imagináveis antes de aceitar uma coisa tão terrível quanto a que nós aceitamos cegamente. Violência é desnecessária. Não tem um só momento na história do mundo onde uma guerra foi necessária, todas puderam ser evitadas... todas! A única forma que eu acho que talvez valha a pena, é se seu país for atacado injustamente, coisa que não se encaixa na situação dos Estados Unidos. Mais soldados morreram após voltarem pra casa do que os que morreram em combate... e não só por causa da quantidade absurda de drogas que eles tinham em seus organismos ou machucados graves. Mas porque eles ficaram loucos com as lembranças da guerra... e cometeram suicídio! Agora com toda a tecnologia que possuímos, o tanto de informação... vocês não tem como usar a desculpa "mas eu não sabia que...". Sempre que uma oportunidade for "boa demais", questione. Perguntar é o que nos faz diferentes de um rebanho de ovelhas.

Três meses depois de alerta sobre benzeno em refrigerantes fábricas mantêm fórmulas

Aí pessoal, post relâmpago de madrugada pra começar a semana bem. Não deixem de comentar.
Mais um post retirado de um dos sites enviados pelo nosso colaborador Xuxu. Direto da EcoAgência para todos os leitores e membros, em especial pra nossa colaboradora viciada em refrigerante: Bah!
Boa leitura!

Álvaro Diogo "O mundo é movido de ideias"

-----

Sete das 24 amostras de diferentes marcas submetidas a testes revelaram indícios de benzeno: Fanta laranja; Fanta laranja light; Sukita; Sukita Zero; Sprite Zero; Dolly Guaraná e Dolly Guaraná diet.

Por Alex Rodrigues, repórter da Agência Brasil

Milhares de brasileiros que consomem refrigerantes podem, sem saber, estar ingerindo benzeno, uma substância comprovadamente cancerígena. Apesar de a associação de defesa dos consumidores Pro Teste ter feito o alerta no início de maio, até o momento nenhuma providência foi tomada nem pelos órgãos competentes, nem pelas empresas.

Eles não negam a denúncia e alegam que cumprem os requisitos contidos na legislação brasileira. De acordo com o Ministério da Agricultura, "não há limite estabelecido oficialmente para o benzeno em refrigerantes".

Segundo a coordenadora institucional da Pro Teste, a advogada Maria Inês Dolci, o objetivo inicial da entidade era apenas analisar a higiene e o valor nutricional das bebidas.

Para surpresa dos pesquisadores, sete das 24 amostras de diferentes marcas submetidas a testes revelaram indícios de benzeno: Fanta laranja; Fanta laranja light; Sukita; Sukita Zero; Sprite Zero; Dolly Guaraná e Dolly Guaraná diet.

Como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), responsável pelo controle e fiscalização dos produtos e serviços que envolvam risco à saúde pública, não estabelece limites para a presença da substância em refrigerantes, os pesquisadores se basearam nos parâmetros legais sobre a existência do benzeno na água para definir um referencial “considerado aceitável” à saúde humana.

Mesmo por esse critério - que o próprio Ministério da Agricultura considera “inadequado” -, a Fanta Laranja Light e a Sukita Zero foram reprovadas. No caso da Sukita Zero, a concentração da substância excedia em quatro vezes o valor de referência.

Responsável por registrar os produtos, o ministério informa que é possível que o benzeno se forme a partir da reação entre o ácido benzóico, empregado como conservante, e o antioxidante ácido ascórbico.

Sobre o risco de os refrigerantes conterem benzeno, no entanto, o ministério se limitou a informar que, não havendo limites estabelecidos oficialmente para a presença do “contaminante” em refrigerantes, apenas checa se os ácidos benzóico e ascórbico são usados conforme permitido pela Anvisa.

A agência, por sua vez, informou que “o uso do ácido benzóico em bebidas não alcoólicas” é permitido e que o Ministério da Agricultura “deve checar se os limites de uso desses aditivos está sendo respeitado” ao conceder o registro do produto.

Em resposta enviada à Agência Brasil, nenhuma menção é feita ao benzeno, embora já em 2003 a própria Anvisa tenha proibido a fabricação, distribuição e comercialização de produtos que contenham a substância, caracterizada pela International Agency Research on Cancer (Iarc) como “comprovadamente cancerígena”.

“O assunto é sério. Muitas pessoas consomem refrigerantes e já que constatamos a presença de benzeno em algumas bebidas, há uma responsabilidade muito grande dos órgãos reguladores e da indústria”, disse a coordenadora da Pro Teste à Agência Brasil.

“Esperamos que sejam adotadas as medidas cabíveis para que seja proibida a presença de benzeno nas bebidas. Sugerimos que os fabricantes substituam um dos dois ácidos do processo industrial e que os órgãos competentes elaborem uma legislação específica que proíba a presença do benzeno em refrigerantes".

Em resposta enviada à Pro Teste, a Coordenadoria Geral de Vinhos e Bebidas do ministério disse estar levantando informações com os fabricantes sobre quais deles usam a combinação dos ácidos benzóico e ascórbico, “que podem causar a formação do benzeno”.

O ministério garantiu que está adotando “as medidas necessárias para desenvolver uma metodologia capaz de detectar a presença do benzeno em bebidas”.

Falando em nome da Coca-Cola (fabricante da Sprite Zero, Fanta Laranja e Fanta Laranja Light), da Ambev (Sukita e Sukita Zero) e da empresa Dolly - procuradas pela reportagem para comentar o assunto e esclarecer se, confirmada a denúncia, alguma providência havia sido tomada -, a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes (Abir) informou que seus associados não tiveram acesso à pesquisa, não podendo comentá-la.

A entidade informou também que os produtos citados são registrados “e seus componentes e fórmulas obedecem a todos os requisitos da legislação brasileira de saúde”.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Um Peixe com um Sorriso - Em Memória de Marvin...

Aê, cyberativistas do Ideia Nossa!
Tudo certo?
Estava navegando pelo ANDA, que nosso querido membro-ausente Xuxu me mostrou certa vez e encontrei um vídeo muito interessante.
Assisti esse vídeo a primeira vez no dia da morte do Marvin, e esse post é dedicado à ele.
Ah! Sim, Marvin é o Beta que havia dado de presente de aniversário de dois anos pra senhorita primeira dama, algo que provavelmente não tornarei a fazer.
Achei muito emocionante, acho que irão gostar.
Abraços!

Álvaro Diogo "Go vegan!"

-----
Sorriso de um Peixe

Este curta-metragem foi premiado no Festival de Berlim e passa uma mensagem exemplar sobre o aprisionamento de peixes em aquários.
Do diretor taiwandês Jimmy Liao, a versão resumida do curta “Wei xiao der yu” (“Um Peixe com um Sorriso”, em tradução livre) narra a trajetória de um homem que adota um peixe como seu animal de companhia e estimação. O amor que sente pelo animal é tamanha a ponto de permitir-lhe colocar-se no lugar do peixe e se dar conta de que aquele não é um ambiente saudável para o animal.
Uma obra sensível que permite um belo exercício de transcendência interespécie: quem ama não aprisiona.
Clique aqui para assistir a versão completa do vídeo.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Marcha Mundial Pela Paz e Não-Violência

Saudações pessoal!
Alguns membros do Ideia Nossa já conhecem o movimento, inclusive partilhamos do mesmo espaço em um evento realizado pela O.P.A. no começo do ano. Pra quem não conhece ficam links para tomar conhecimento das ações e das lutas e um vídeo muy bueno sobre a marcha.

Um tempo antes de assistir a palestra dos membros da marcha já havia aflorado em mim pensamentos e ações de paz e não-violência inspirado pelo grandioso Mahatma Gandhi, e após conhecer o movimento acompanhei os informativos da marcha que chegavam no meu e-mail e hoje resolvi compartilhar com vocês aqui no IN, espero que se informem mais a respeito e entrem nessa luta também.
Infelizmente trabalharei nesse dia e não poderei comparecer, mas fica o convite e quem puder marcar presença compartilhe conosco a experiência depois.
Abraços!

Bala só se for de goma. Bomba só se for de chocolate. Explosão só se for de alegria!
- Marcha Mundial pela Paz e a Não-violência

Álvaro Diogo "Paz & Amor"

-----


Desarmamento Nuclear, um Direito Humano

Marcha Mundial Pela Paz e Não Violência promove evento simultâneo em mais de 300 cidades do mundo. Ato marca 64 anos da bomba de Hiroshima


No próximo dia 06 de gosto, data que marca os 64 anos da explosão de bomba de Hiroshima, os integrantes da Marcha Mundial pela Paz e Não Violência promoverão uma ação
conjunta em mais de 300 cidades do mundo. Em São Paulo, as atividades acontecerão na Assembléia Legislativa Paulista, na região do Ibirapuera, e destacarão uma das grandes bandeiras do movimento: Desarmamento Nuclear, um Direito Humano.

O evento contará com um painel central que tratará da questão do desarmamento e será integrado por Alexandre Motonaga, Diretor do Instituto Cultural Hiroshima de São Paulo, Hamilton Octavio de Souza, Editor da Revista Caros Amigos e professor de jornalismo da PUC- SP, Rodrigo More, professor e advogado atuante nas áreas de direito internacional e marítima e autor do livro “Direito Internacional do Desarmamento: o Estado, a ONU e a Paz” e Flavia Estevan, Porta-voz da Marcha Mundial de São Paulo. Teremos também a participação na abertura de Soninha Francine, atual subprefeita da regional Lapa.

Vídeos e apresentações culturais estão entre as outras atrações do dia, além da exposição a respeito da Marcha Mundial e dos bombardeios a Hiroshima e Nagasaki, que ficará em cartaz no hall de entrada da Assembléia Legislativa durante toda a semana. Essa programação faz parte das atividades da Marcha Mundial pela Paz e a Não Violência, maior iniciativa internacional com o objetivo de criar consciência para as questões de Paz e Não Violência, idealizada pela ONG Mundo Sem Guerras e o Movimento Humanista.

Além de centenas de iniciativas que já acontecem nos mais de 120 países mobilizados, uma equipe internacional fará uma marcha ao redor do mundo que sairá da Nova Zelândia no dia 02 de outubro de 2009, passará por todos os continentes e se encerrará, no dia 02 de janeiro de 2010, em Punta de Vacas, aos Pés do Aconcágua.

A Marcha agrega uma série de ONGs, personalidades, organismos sociais e de governo – entre eles o cineasta Pedro Almodóvar, os escritor José Saramago,Eduardo Galeano, o pensador Noam Chomsky, os presidentes Michelle Bachelet (Chile),Evo Morales (Bolívia), Rafael Correa (Equador), a atriz Penélope Cruz, o medalhista de ouro olímpico, Rogério Sampaio, entre outros.
Para saber mais sobre a Marcha Mundial pela Paz e a Não Violência, acesse o site:
www.marchamundial. org.br


Programação do Evento 06 de agosto de 2009

14:30 Abertura com vídeos da Marcha Mundial Pela Paz e Não Violência
14:45 Agradecimentos e participação de Soninha Francine, ex-vereadora de São Paulo e atual Subprefeita da Lapa
15:00 Início do Painel - Desarmamento Nuclear, um Direito Humano.
Alexandre Motonaga, Diretor do Instituto Cultural Hiroshima de São Paulo
Hamilton Octavio de Souza, Editor da Revista Caros Amigos e professor de jornalismo da PUC- SP
Rodrigo More, professor e advogado atuante nas áreas de direito internacional e marítima e autor do livro “Direito Internacional do Desarmamento: o Estado, a ONU e a Paz”
Flavia Estevan, Porta-voz da Marcha Mundial de São Paulo.
16:30 Perguntas para painelistas
17:00 Apresentações Culturais: Intervenção de teatro e música

Local: Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo – Auditório Franco Montoro - Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – Ibirapuera

Informações:
Fran Santos
Tel.: (55-11) 8253-2491
Juliana Pereira
Tel.: (55-11) 8318-7849
imprensa@marchamundial.org.br
www.marchamundial.org.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...