--- Frase de Agora! ---
"A água é para os escolhidos
Mas como podemos esperar que sejamos nós..
... eu e você?"

Máquina do Tempo: Vaga Viva do Coletivo Ideia Nossa. A única vaga viva do lado de cá da ponte =) Vaga Viva do Ideia Nossa

Destaque da Semana: Onde está o sol que estava aqui?
Ladrões de sol, crise hídrica e êxodo rural

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Fim da ciclovia, fim da democracia Taboanense!

Texto: Rodrigo Martins / Fotos: Luiz Henrique Amaral

Os ciclistas de Taboão da Serra e da região foram surpreendidos nesta quinta-feira, quem disse que dias melhores viriam, pois é, chegaram. A notícia do fim da ciclovia que custou quase R$ 600 mil reais (seu, meu, nosso dinheiro) surpreendeu até os mais descrentes. 
A prefeitura retirou a sinalização existente ao longo da ciclovia
Retirou também suas tartarugas

Uma decisão unilateral e anti-democrática demonstra o quão na contra mão dos avanços que a sociedade conquista nossa cidade está. 

Não contente em ter uma das passagens mais caras do Brasil, quem dirá do mundo. Taboão da Serra que possui 22 km² e tem o valor de R$ 3, 00. Pior de tudo é o monopólio da única empresa que domina o único transporte público desta cidade. Cabe lembrar a extinção  forçada do transporte alternativo.

Agora acabar com a ÚNICA forma de chegar ao trabalho sem ser obrigado a pagar o altíssimo valor do transporte é no mínimo estranho. 
Carros estacionados na ciclovia
Enquanto o mundo clama por sustentabilidade e qualidade de vida, enquanto países de primeiro mundo aderem ao uso da bicicleta, cidades como São Paulo ampliam suas ciclovias, o prefeito de Taboão ao invés de ampliar, acaba com a ciclovia. 

O fato é triste, o conto é triste, o fim é triste e o sistema é mau! Mas nós não esqueceremos que a estrada vai além do que se vê. ..

"Você pode até dizer que eu estou por fora ou então que eu tô inventando, mas é você que fecha os olhos pra não ver, é você que fecha os olhos pra não vê que o novo sempre vêm"

Abaixo podemos conferir como a ciclovia é bem utilizada, mesmo após sua desativação. O Luiz Henrique cedeu essas fotos que foram tiradas dia 18 de fevereiro que relatam bem a situação.

Trabalhadores utilizando a ciclovia
Ciclovia sendo utilizada como pista de cooper
Pedestres caminhando pela ciclovia em uma rua que não possui passeio


Uma mãe e seus dois filhos utilizando a ciclovia sombreada à margem do Parque Linear do Córrego Poá
Aqui ao lado temos o final da ciclovia taboanense.  Deveria existir, desde 2010, uma continuação pela Av. Eliseu de Almeida, mas a prefeitura paulistana não executou. 

Amanhã faremos uma grande mobilização em prol da ciclovia na Eliseu e não há como deixar fora da pauta esse retrocesso que a prefeitura de Taboão está cometendo. A mobilidade em regiões metropolitanas como a nossa deve ser pensada em conjunto e nunca isoladamente.


Fica o convite para todos estarem conosco amanhã cobrando um passo adiante para SP e impedindo um passo atrás em Taboão.



domingo, 10 de fevereiro de 2013

Esqueci de esquecer!

Por Rodrigo Martins

"Paz, carnaval, futebol. Não mata, não engorda e não faz mal".
  
Então, lembra que fecharam várias casas noturnas do Brasil? Pois é, todas, ou quase todas, já se abriram. É mesmo. Não que tenham cumprido as normas que foram "impostas", que antes já existiam, porém não eram cumpridas; e sim, que o carnaval esta aí, e com ele vem o poder financeiro, portanto a segurança ou qualidade não importa muito, o que importa é o dinheiro.

Vou aproveitar para fazer um  adendo: por que fecharam as casas noturnas? Eu juro que não entendi. Sabe, não mudaram nenhuma lei, não criaram nenhuma nova norma. Por que fecharam, então? Ou melhor, se estavam erradas, por que estavam abertas? Alvará, o que é isso?

Não sei mesmo, se foi um atestado de suborno ou um atestado de falta de fiscalização. Mas voltemos ao tema principal.

Aí me lembrei que no ano passado, na apuração das escolas de samba de São Paulo, alguém pulou a cerca, pegou os votos, rasgou e... e? Mas e aí? Não se falou mais nada. Mas claro, não se pode estragar a perfeição do carnaval, né?! Melhor esquecer.

Sem pessimismo, afinal nós precisamos mesmo de alegria, festa e lazer. Claro, o carnaval é o único que recria nossos sonhos. Eu adorei pular o carnaval como V de Vingança ao lado de Lula, Joaquim Brabosa, Barack Obama, Rick Martin, Pelé... pessoas famosas e anônimas.

Mas lembrai, lembrai: "paz, carnaval, futebol. Não mata, não engorda e não faz mal."

Já pensei em desistir, mas eu... Bom... assim como você, esqueci de esquecer!

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

As Aventuras de Pi


 

Você prefere acreditar no real ou no irreal?

O imaginário; uma tragédia, um garoto, um tigre, um barco, muitas religiões e uma só crença.


A sutileza agonizante que Piscine Molitor Patel (o Pi) percorre em sua jornada é inimaginável e prazerosa. Um menino indiano que desde cedo tem o carisma necessário para inverter situações e o dom de dobrar a tristeza. Dono de uma vida cheia de emoções e detalhes, duma beleza inquietante e envolvente, a começar pelo fato de ter no quintal de casa um zoológico construído por seu pai.

Uma história que nos faz enxergar aquém das religiões, mostra que as adversidades e crenças nos levam a um único caminho: ter fé. Acreditar em si e no extraordinário, no que excede as fronteiras da lógica, ou se apegar aos fatos, e suprimir os encantos que, por vezes é o que nos faz continuar.

Ao chegar no fim e conhecer as emocionantes façanhas de Pi, através de sua narrativa, cabe a você escolher no que vai querer acreditar.


Então, você prefere acreditar no real ou no irreal?

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Aniversário de 5 anos - Ideia Nossa!

Post curto, breve, ligeiro... e comemorativo.

Hoje o blog completa - nada mais, nada menos que - 5 anos de vida.


Uma criança sonhadora que no último mês tem sido muito bem alimentada por diversos autores, veteranos e calouros, que estão se mobilizando mais uma vez para não deixar que este espaço, tão querido, padeça.

Ano novo. Membros novos. Ideias novas. Posts novos. Projetos novos. Tudo novo, mas com o diferencial de estarmos na web há 5 anos, nos renovando a cada ano que passa. Pautando as conversas de bar, promovendo discussões e ajudando a organizar eventos, vamos caminhando conforme o tempo de nossas corridas vidas permite, mas sem perder a vontade de escrever para os amigos do outro lado do monitor.

E no meio de tudo isso que vimos no mês que passou, temos: de divagações ideológicas à devaneios poéticos; de resenhas de filmes à ironias literárias; de todas as artes (sejam clicadas, pensadas, cantadas ou pintadas) ao debate político-social. Eu sei que a estrada vai além do que se vê e entre o passado de cinco anos de luta e o futuro no horizonte iluminado de esperanças. Vejo eu e você, aqui e agora, prontos para compartilhar novas ideias e com disposição de sobra para colocá-las em prática.

É aqui. Somos nós. É nosso lar.

Ideia Nossa, há 5 anos pelo compartilhamento livre de ideias e ideais. Parabéns à todos nós!

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

3 melhores filmes de 2012

Começo de fevereiro, mas acho que ainda estamos em tempo de comentar os melhores filmes de 2012.

Claro, é um post muito pessoal e que muitos irão discordar. Também, no último ano não fui tantas vezes ao cinema quanto gostaria, mas das poucas vezes presente em frente à telona, foram esses meus escolhidos para ilustrar esse post.

Vale lembrar que temos no coletivo uma cinéfila de carteirinha, com uma escrita muita mais refinada que a minha, mas mesmo assim me arrisco a traçar esses rabiscos, para deixar para vocês, caros leitores, a minha lista das 3 melhores longa metragens do ano que passou, e ainda convido-os a deixarem suas listas nos comentários também.

3° lugar: O Hobbit: Uma Jornada Inesperada
"Numa toca no chão vivia um hobbit. Não uma toca desagradável, suja e úmida, cheia de restos de minhocas e com cheiro de lodo, tampouco uma toca seca, vazia e arenosa, sem nada em que sentar ou o que comer: era a toca de um hobbit, e isso quer dizer conforto."
Não farei uma resenha sobre o filme, pois a Lu já fez de maneira formidável nesse post aqui

Só tenho a dizer que sempre fui fã da trilogia "O Senhor dos Anéis", mas ainda não consegui vencer a literatura realista de Tolkien.

Esse filme me proporcionou boas risadas do início ao fim, a ponto de nem perceber suas três horas de duração. Muito diferente de outros 'longas longos', que me retorcia na cadeira esperando pelo fim, como em "Avatar".

A crítica aos diretores e produtores do filme que fatiaram o livro em três partes para lucrar mais, até que é válida, mas não há como negar que a história fica muito mais fiel, e da maneira que está sendo reproduzida, muito mais gostosa de acompanhar.

Por que o filme ocupa o terceiro lugar da minha lista? Porque ele está melhor que os filmes do Senhor dos Anéis! Pelo menos me envolveu de uma forma muito mais intensa na trama.

E claro, por apresentar personagens e cenários novos como o Radagast, um dos cinco magos da Terra-Média, e meu personagem favorito deste longa. Não estranhe! Meu personagem favorito do Star Wars é o Jar Jar Binks.

Encerro o texto da terceira posição presenteando-os com a música tema do filme, interpretada de maneira fantástica pela Ísis Vasconcellos. 

Inscreva-se no canal dela clicando aqui.

"Far over the misty mountains cold
To dungeons deep and caverns old
We must away ere break of day
To seek the pale enchanted gold"

2° lugar: Millennium - Os Homens Que Não Amavam as Mulheres 
"Todo mundo tem segredos. Trata-se apenas de descobrir quais são."
Infelizmente esse filme não tem uma resenha aqui no nosso blog e este post não tem como objetivo fazê-la, então deixarei para vocês um texto excelente da Lola, minha blogueira favorita, que você pode conferir clicando aqui

Diferente do Hobbit, que estreiou em dezembro, Millenium saiu logo no começo do ano e se não me engano foi o primeiro ou o segundo filme que assisti em 2012.

Quando fui convidado para assistir, jurava que seria só mais um filme de algum best-seller refilmado no american way de cinema... tolo engano meu.

Ainda não tive a oportunidade de assistir a película original em sueco, mas a versão do David Fincher me prendeu do início ao fim na poltrona e eu ficava pensando "preciso ler esse livro, preciso mesmo!". Foi o que eu fiz nas semanas seguintes, e pretendo em breve ler o restante da trilogia.

Talvez o que tenha me fascinado mais na história é o pano de fundo feminista que envolve o enredo do início ao fim, presente inclusive no seu título. Ok, menos no EUA, onde o título foi alterado para “A Garota com a Tatuagem de Dragão”. Fetichizar o feminino através de tatuagens deve ser mais vendável do que chamar a atenção para a violência de gênero, uma das principais motivações do autor.

Bom, não poderia deixar de citar que a personagem Lisbeth Salander do livro está na minha lista de personagens preferidos de todos os tempos. Por toda sua força, atitude, inteligência, independência, habilidades extraordinárias (como memória fotográfica) e seu feminismo. Então nem preciso dizer que discordo bastante dessa crítica à heroína postada no mesmo blog da Lola.

Quando saí do cinema já achava que este seria o melhor filme de 2012, mesmo o ano estando apenas começando. Achei que a façanha do Cisne Negro, que assisti no começo de 2011, se repetiria sendo realmente o melhor filme do ano... mas outro filme merece esse lugar isoladamente e com muito mérito.

Abertura do filme com direito a Led Zeppelin na trilha sonora!

1° lugar: Intocáveis
"Nunca pare de lutar até que a luta termine."
Se o terceiro lugar da minha lista é a melhor história de fantasia de todos os tempos, e se a segunda, apesar de ser uma ficção, relata bem (principalmente no livro) a violência sofrida pelas mulheres diariamente em todos os cantos do mundo,  o nosso primeiro lugar é um filme francês baseado em fatos reais, o que o torna deveras mais emocionante.

Um filme que nunca esquecerei e que já marca presença na lista dos melhores filmes que já assisti na vida.

Com cenas hilariantes que o fazem se retorcer na poltrona de tantas risadas e ainda com cenas impressionantes que com certeza lhe emocionarão, esse filme é daqueles que vale a pena assistir diversas vezes, sem sombra de dúvidas.


Eu sou um spoiler de primeira categoria, mas não vou ficar contando o filme para vocês aqui, apenas recomendo fortemente que vocês precisam assisti-lo. Quando o filme é majestoso, como o nosso caso aqui, fica difícil falar que o filme é sobre isso ou aquilo, seria limitá-lo demais. Então assistam e tirem suas conclusões, dificilmente irão se arrepender.

Foi difícil encontrar imagens para ilustrar o post, queria postar todas que eu achava. Então fiz um compilado com algumas cenas interessantes. Sobre o vídeo, a mesma coisa. Queria postar o filme inteiro, na verdade! Mas deixo para vocês de presente uma das minhas cenas favoritas.

Espero que tenham gostado do Top 3 cinematográfico. Fico no aguardo de comentários com críticas, dúvidas ou sugestões para a lista ;)


PS: Sim, é uma pena não ter um filme nacional encabeçando o topo da lista, mas gostaria de deixar recomendado alguns que vi no cinema em 2012, como Dois CoelhosHistórias Que Só Existem Quando Lembradas e, principalmente, Gonzaga - De pai pra filho.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...