--- Frase de Agora! ---
"A água é para os escolhidos
Mas como podemos esperar que sejamos nós..
... eu e você?"

Máquina do Tempo: Vaga Viva do Coletivo Ideia Nossa. A única vaga viva do lado de cá da ponte =) Vaga Viva do Ideia Nossa

Destaque da Semana: Onde está o sol que estava aqui?
Ladrões de sol, crise hídrica e êxodo rural

domingo, 13 de julho de 2014

Vandalismo x Protesto

Por Felipe Cruz

Pessoas que gritam aos sete ventos que foram nas manifestações do ano passado. Pergunto, em qual delas você foi??? Na segunda-feira mágica, em que houve uma mobilização social enorme, com pessoas gritando "sem partido", ou "sem violência"? Pessoas que nunca sofreram as reais mazelas de manifestações passadas? Pessoas que claramente, não tinham um saber político, por ser a primeira vez que se rebelaram contra um sistema? (Não que elas não possam ter aprendido, afinal, credito a ida às ruas para desenvolver esse saber, desde que não se conforme com apenas esse evento mágico).

Ou você esteve nas anteriores que contou com a máquina de opressão, chamada PM? Falo daquelas manifestações que desencadearam essa segunda feira mágica, que muitos irão contar para os netos que já participaram de uma "manifestação" e que NEM usaram máscaras. Nossa que pessoas incríveis (ironia mode on).



É preciso entender a diferença entre vandalismo e um protesto, um grito de uma ação direta contra o capital. (Ainda que possa vir a não concordar).

Enquanto houverem mascarados que protegem pessoas dos danos físicos contra a polícia que legitima o aparelho do estado, e que concomitantemente atacam os símbolos do grande capital, por "n" motivos que não vou lhes cansar, mas por exemplo, o que simbolicamente mostra às pessoas que elas não precisam ser dominadas por nada, e que grandes prédios e etc... não representam nada. Estarei do lado deles.

Mais vale um banco quebrado, ainda que assuste essa ingênua parcela da população, do que o sumiço do Amarildo dentre outros que nem ouvimos falar, e que a mesma população que se amedronta com o banco, não dá a mínima pra mais um pobre favelado morto.


E quando for ofender o movimento, sugiro que evite a palavra "marginal". Como você sabe que essas pessoas estão às margens??? E se realmente estão, é válido o argumento "cadeia neles"? Então a resposta é que continue a excluí-los da sociedade?

Parabéns, com mais muros e grades que pretende construir um Brasil melhor?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...