O óleo de cozinha utilizado em frituras contribui para a situação descrita acima. Apesar de todo mundo saber que não pode ser jogado no lixo ou pelo ralo, muita gente não sabe o que fazer com ele, mesmo após separá-lo em garrafas pet. Sabe-se que apenas 1 litro de óleo pode contaminar mais de 25 mil litros de água. Mesmo em pet no lixo comum, a chance de acontecer um vazamento é imensa.
O óleo e a gordura não se misturam com a água. Quando em contato com ela forma uma camada na parte superior, aglomerando todo tipo de entulho e lixo. Esta camada dificulta a passagem da luz e evita a oxigenação e evaporação da água. A conseqüência imediata é a morte da vida no rio por falta de oxigênio. As populações humanas vizinhas são afetadas por doenças são trazidas pela proliferação de bactérias e outros microorganismos.
Quando o óleo ou gordura são despejados no solo, o resultado é a impermeabilização da terra dificultando a passagem da água pela infiltração, ocorrendo morte de pequenos seres vivos e enchentes.
O óleo usado é utilizado para fabricar massa de vidro, biodiesel, desmoldantes, fertilizantes, sabão em pedra etc. Com o advento do biodiesel, criou-se uma alternativa de grande consumo para o óleo e gordura de fritura - 1 litro de óleo descartado transforma-se em 850 mililitros de biodiesel. A reciclagem do óleo e gordura reduzirá gastos com tratamento de doenças e será uma fonte de recursos para política de medicina preventiva.
Contribua com a coleta e alimente o Meio Ambiente com hábitos saudáveis. Procure os ECOPONTOS espalhados por todas as regiões da cidade, acesse www.ecoleo.org.br
Sites interessantes
www.trevo.org.br
www.triangulo.org.br
Fonte: Sabesp e Ecóleo
_____________________________________________________________________________________

Um comentário:
Ótima dica!
Não esperava que este lhe faria tão bem, que que está gostando biolinda!
Poste mais vezes!
Beijocas!
Postar um comentário