--- Frase de Agora! ---
"A água é para os escolhidos
Mas como podemos esperar que sejamos nós..
... eu e você?"

Máquina do Tempo: Vaga Viva do Coletivo Ideia Nossa. A única vaga viva do lado de cá da ponte =) Vaga Viva do Ideia Nossa

Destaque da Semana: Onde está o sol que estava aqui?
Ladrões de sol, crise hídrica e êxodo rural

sábado, 17 de janeiro de 2009

Abecedário ExtraOrdinário: Cores

Falar de cores é antes de mais nada, falar de emoções.
“A cor tem vida em si mesma e sempre atraiu e causou no ser humano de todas as épocas, predileção por determinadas harmonias, de acordo com fatores de civilização, evolução do gosto e pelas influências da arte. Na Pintura, Escultura, Arquitetura, Moda, Cerâmica, Artes Gráficas, Fotografia, Cinema, Espetáculo etc, ela é geradora de emoções e sensações”.
“Na cultura ocidental, as cores podem ter alguns significados, alguns estudiosos afirmam que podem provocar lembranças e sensações às pessoas”.
* Cinza: elegância, humildade, respeito, reverência, sutileza;
* Vermelho: paixão, força, energia, amor, liderança, masculinidade, alegria (China), perigo, fogo, raiva, revolução, "pare";
* Azul: harmonia, confidência, conservadorismo, austeridade, monotonia, dependência, tecnologia, liberdade;
* Ciano: tranqüilidade, paz, sossego, limpeza, frescura;
* Verde: natureza, primavera, fertilidade, juventude, desenvolvimento, riqueza, dinheiro (Estados Unidos), boa sorte, ciúmes, ganância, esperança;
* Amarelo:velocidade, concentração, optimismo, alegria, felicidade, idealismo, riqueza (ouro), fraqueza, dinheiro;
* Magenta: luxúria, sofisticação, sensualidade, feminilidade, desejo;
* Violeta: espiritualidade, criatividade, realeza, sabedoria, resplandecência, dor;
* Alaranjado: energia, criatividade, equilíbrio, entusiasmo, ludismo;
* Branco: pureza, inocência, reverência, paz, simplicidade, esterilidade, rendição;
* Preto: poder, modernidade, sofisticação, formalidade, morte, medo, anonimato, raiva, mistério, azar;
* Castanho: sólido, seguro, calmo, natureza, rústico, estabilidade, estagnação, peso, aspereza.

“A cor é relacionada com os diferentes comprimento de onda do espectro eletromagnético. São percebidas pelas pessoas, em faixa específica (zona do visível), e por alguns animais através dos órgaos de visão, como uma sensação que nos permite diferenciar os objetos do espaço com maior precisão.
Considerando as cores como luz, a cor branca resulta da sobreposição de todas as cores, enquanto o preto é a ausência de luz. Uma luz branca pode ser decomposta em todas as cores (o espectro) por meio de um prisma. Na natureza, esta decomposição origina um arco-íris”.
Fonte, Chupado de: ” Wikipédia – Cor “.

O que são as cores?
São manifestações sintéticas do cérebro. A retina humana possui três grupos de células, chamadas cones especializados, cada um deles na detecção do verde, do vermelho e do azul. A partir dos sinais provenientes destes receptores, o cérebro sintetiza a percepção da cor. É um fenômeno bastante complexo.
Quando um corpo é iluminado pela luz solar, pode difundir do mesmo modo todas as radiações e sua superfície aparece “branca”. Pode absorver algumas radiações e difundir outras, aparecendo então “colorida” ou, finalmente, absorver todas as radiações da luz e sua superfície aparece “negra”.
A cor depende da forma como a substância iluminada reage sob a luz, ou seja, a cor nasce da interação das ondas luminosas com os elétrons da substância.
Além da difusão e da absorção, são conhecidos também outros mecanismos geradores de cores: a fluorescência, as interferências, a difração, descargas nos gases, etc.
Toda cor possui três características:
Matiz – É a característica que define e distingue uma cor. Vermelho, verde ou azul por exemplo são matizes. Para se mudar o matiz de uma cor, acrescenta-se a ela outro matiz.
Tom – Refere-se à maior ou menor quantidade de luz presente na cor. Os tons podem ser escurecidos adicionando-se preto a um matiz ou clareado acrescentando-se branco.
Intensidade – É brilho de uma cor. Que varia do vívido, de alta intensidade, ao apagado, pastel.
As cores estão classificadas do seguinte modo:
Primárias – São as que não podem ser obtidas a partir de outras. No caso da luz, temos o verde, azul e vermelho. No caso dos pigmentos ou tintas, o vermelho, o amarelo e o azul.
Secundárias – Obtidas pela mistura de cores primárias, por exemplo, o laranja resulta da mistura de vermelho e amarelo, o verde, do amarelo com azul, o violeta do vermelho e azul.
Complementares – Uma cor primária é sempre complementada por uma cor secundária. Verde e vermelho, azul e laranja, amarelo e violeta são complementares.
Terciárias – São obtidas pela mistura de uma cor primária e uma ou mais cores secundárias.
Cores análogas – São cores que tem uma mesma cor básica. Por exemplo amarelo-ouro e laranja-avermelhado, que têm em comum a cor laranja.
Temperatura da cor – É a capacidade das cores de parecerem quentes ou frias. O amarelo e o vermelho nos parecem quentes, o azul e o verde nos parecem frios.
Fonte: Eu mesmo huahuahua

Mas isso todo mundo sabe. O que não sei por que razão não se encontra nos livros é a relação direta entre o número de vibrações, com as cores e os sons.
Uma pintura, seja de uma obra de arte ou a decoração de um ambiente, pode ser harmonizada seguindo essa relação, da mesma forma, uma apresentação musical pode ser valorizada com uma iluminação que utilize as propriedades de transmitir emoções das cores.
Baixo:
Sol- Vermelho-escuro, Sol# - Vermelho, La- Laranja-avermelhado, La#- Alaranjado, Si- Amarelo
1.a oitava (central do teclado):
Do- Verde-amarelado, Do#- Verde, Re- azul-esverdeado, Re#- Azul, Mi- Violeta azulado
Fa- Violeta, Fa#- Vermelho-violáceo,Sol- Vermelho-escuro, Sol#- Vermelho
La-Laranja-avermelhado, La#- Alaranjado, Si- Amarelo
2.a oitava:
Do - Verde-amarelado
Do# - Verde
As cores se repetem pelas outras oitavas (agudos)

Curiosidades: No Brasil, as cores rosa e azul, são usadas para representar o feminino e o masculino, no Japão, o vermelho e o azul cumprem a mesma função.
Ainda no Japão, o branco é a cor do luto, o preto da alegria. E os homens costumam usar muito o rosa, inclusive nos carros, para atrair as mulheres... Funciona rsrs

Com "D"... Dança !

6 comentários:

Álvaro Diogo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Álvaro Diogo disse...

*.*
mt bom!!!

só umas dúvidas...

"A retina humana possui três grupos de células, chamadas cones especializados, cada um deles na detecção do verde, do vermelho e do azul."

eu achava que eram as cores verde, vermelho e amarelo. Porém mais a frente foi dito:

"Primárias – São as que não podem ser obtidas a partir de outras. No caso da luz, temos o verde, azul e vermelho. No caso dos pigmentos ou tintas, o vermelho, o amarelo e o azul."

Existe uma diferena para combinações de cores no caso de luzes e tintas?

eu lembreo de ter lido uma reportagem sobre cores na coleção da super que tenho aqui, se achar vou postá-la.

Abraço! Ótimo post!

ah outra coisa... essa relação de cores e notas musicais eu já vi no caderno de um amigo meu, ex-vocal do Altered Beast..ele havia me explicado mas não tinha entendido mt bem...hahah

Maguita* disse...

Tem diferença sim nas combinações das cores entre luzes e tintas sim! Lembro até que eu ficava brigando com um amigo meu xD

Segundo a física, se você misturar (as luzes) azul, amarelo e vermelho, você consegue branco... e se você misturar tinta azul, amarelo e vermelho, você consegue preto (teoricamente, pq bem difícil acertar a quantidade de cada cor, >_>')

Muito muito interessante o post! Não sabia dessa relação das cores e notas musicais! Tive um trabalho semana passada que era sobre arte e música, mas não entramos em detalhes... apenas colocamos a mão na massa xD

Álvaro Diogo disse...

-Tony G-
Lembrei depois...
No passado estudei um pouco sobre as cores. Descobri que a diferença na formação das cores se deve ao fato de que a luz tem comportamento de onda e de partícula. A cada comprimento de onda numa certa frequência vibratória temos uma cor distinta. Quanto aos pigmentos, são partículas não emissoras de luz. Mais uma diferença:
O azul da luz corresponde ao ciano dos pigmentos, o vermelho da luz, ao magenta.

Álvaro Diogo disse...

já fiz o teste e rolou bacana...uma experiencia nova... peguei um quadro da maga e musikei...num foi tão facil achar os acordes pra'kelas cores tds misturadas no quadro mas consegui o/

George Ruchlejmer disse...

haha, e eu ja vi em primeirra mão a experiencia, em que achei muito boa a idéia, e gostei da musica...

nossa, pra quem não entendia nada de cores, essa brincadeira ja ajudou muito.. haha, agora eu entendo porque dos 6 quadros na opção "Mais Cores" para plano de fundo do windows ! hehe

Obrigado... belo post !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...