--- Frase de Agora! ---
"A água é para os escolhidos
Mas como podemos esperar que sejamos nós..
... eu e você?"

Máquina do Tempo: Vaga Viva do Coletivo Ideia Nossa. A única vaga viva do lado de cá da ponte =) Vaga Viva do Ideia Nossa

Destaque da Semana: Onde está o sol que estava aqui?
Ladrões de sol, crise hídrica e êxodo rural

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Abecedário ExtraOrdinário: Barack Hussein Obama II

Putz, o Ge me pegou xD

De noite fiquei pensando em milhões de possibilidades, mas nuuuunca que ia lembrar que o primeiro nome do Obama começa com B. Não que eu seja (tão) desligada assim, mas é que aqui ninguém fala o primeiro nome por sinal de respeito/não criar intimidade... então é sempre Obama isso, Obama aquilo... (se você perguntar o primeiro nome dos meus professores, eu saberei responder da minha prof de artes, que tem o mesmo nome que minha irmã =D)
Enfim, chega de enrolação!

Tenho que admitir que não sabia muito do assunto, as eleições estavam me irritando... pois o McCain só atacava o Obama, e este apenas se defendia. Assisti metade de um dos debates... e num aguentei não, "Porque quando você era senador, aconteceu isso e aquilo","Mas você também fez isso", etc. Sinceramente, eu acredito que ele só ganhou as eleições por 3 motivos:
* É do partido democrático;
* McCain foi muito baixo;
* Seria o 1o presidente negro da história do país

Não que eu não goste dele, quero distância dos republicanos, mas acho que não são motivos convincentes o suficiente pra determinar a eleição. As unicas coisas que eu sabia até uns dias atrás sobre ele, é que ele era contra a guerra no Iraque; que não comentou nada sobre o Protocolo de Kyoto nem sobre saúde pública e pretende reduzir as taxas para os que não tem condições financeiras.

Logo, fui dar uma olhada no site dele! Chocada ao ver a página inicial.

Make a donation of $30 or more now to help the DNC recover the resources it took to win, and we'll send you a 2008 Victory T-shirt.

Faça uma doação de $30 ou mais pra ajudar o DNC cobrir os gastos que tiveram pra ganhar e nós te enviaremos uma camiseta "2008 Victory"
[https://donate.barackobama.com/page/contribute/dnc08victoryshirt1?source=feature]

Horário Político não é gratuito, você que paga ;D

Uma coisa engraçada que eu vi na TV foi que fizeram essas moedas de um dólar edição de colecionador... c/ a cara do Obama. São até coloridinhas e não servem pra nada. 5 moedas de 1 dólar por apenas $19,95 + envio! Não é exagero não!
https://www.obamacoincollection.com/

Agora voltando ao site dele... dei um 'skip' na doação e fui ver os planos dele pra esta 'grande' nação [--'] e a primeira coisa que eu procurei foi 'Política Externa' já que estou estudando isso na aula de US History. Lá dizia:

"Barack Obama vai continuar a longa tradição americana da diplomacia inteligente para manter o país seguro, melhorando simultaneamente a posição da América no mundo".

Qual é a longa tradição americana de diplomacia inteligente? Pelo que eu estudei de setembro até agora, a tradição americana é esmagar outros países, manipulando-os a seu gosto.
Como eu sou muito curiosa, -Ver mais- *click*
Vários tópicos... mas minha atenção se voltou no penúltimo, que dizia "América Latina e o Caribe", afinal, o que será que ele pensa de nós, reles mortais?

Problema: nada de super-uau. Critica o governo do Bush, que foi ineficiente, negligente com os 'amigos', etc etc.

Novo capítulo nas relações com a nossa América Latina:
"Obama e Biden irão reconstruir relações diplomáticas em todo o hemisfério através de uma diplomacia agressiva, com princípios e equilibrado nas Américas desde o primeiro dia. Ele vai reforçar os interesses americanos na região, prosseguindo políticas para avançar a democracia, as oportunidades e a segurança, tratando nossos parceiros e vizinhos com dignidade e respeito"

Diplomacia agressiva? Isso soa tão... agressivo! E reforçar os interesses americanos na região... será explorar-nos mais ainda?

Promover Democracia em Cuba e em todo Hemisfério
Ahn?

"Usando diplomacia agressiva ele também envia uma mensagem importante: se um governo pós-Fidel der passos significativos para democracia, (...) os EUA estarão dispostos a normalizar relações entre nossos países..."

Sinto cheiro de mais uma guerra. Porque se ele seguir a looooonga tradição americana de querer implantar democracia onde não é chamado (Filipinas, Colômbia/Panamá, Iraque, Hawaii, Caribe, Porto Rico, México, Cuba... etc etc)... não me lembro de bons resultados.

"Não há uma América liberal e uma América conservadora — há os Estados Unidos da América. Não há uma América negra e uma América branca e América de latinos e América de asiáticos — há os Estados Unidos da América"
- Barack Obama

Duplo sentido... ou só eu pensei assim?

E uma ultima coisa... só pra deixar claro. Eu não odeio Obama, antes ele que o McCain. Apenas acho impossível que ele seja tão perfeito quanto dizem. Afinal, ninguém é perfeito.

Só eu, claro ;D

6 comentários:

Tony G disse...

Muito interessante tudo isso que vc pôde acompanhar de perto aí, especialmente essa curiosa forma de democracia indireta. Quanto a Mr. Obama, parece à nós brazucas que ele se furtou totalmente à questão racial, espero que o povo norte-americano tbm o faça, pois por maiores que sejam as diferenças culturais e as cores da pele, os povos do mundo são antes de mais nada, humanos!
Onde vc viu duplo sentido??? Parece que ele está sendo direto! (rsrs bem irônico).

Álvaro Diogo disse...

muito bom, o Ge não podia ter escolhido palavra melhor XD

Maguita* disse...

Só porque eu critiquei Mr. Obama, ontem na escola tivemos uma palestra sobre Martin Luther King Jr., e falaram que finalmente o sonho dele foi realizado, o país conseguiu mostrar que é possível ter um presidente negro... Obama é o nosso herói! Com direito a uma apresentação de slides \o/ (do Obama, Martin Luther King foi completamente esquecido).

V - luaR disse...

não entendi como conseguem adicionar as expressões: "diplomacia agressiva" e mais a frente "dignidade e respeito"

Onde vc viu duplo sentido??? Parece que ele está sendo direto! [2]
Será que sou só eu que sinto uma profunda raiva ao ler estes absurdos ? .... preciso de mais Horas do Planeta.

O Obama é o foco dos holofotes, Luther King é só a sujeira da unha do negro criado por brancos. Pra mim, mais parece que ele se aproveita da raça, para inspirar mudanças drásticas, e resoluçõs concretas... Espero que faça mais do que inspirar.

V - luaR disse...

os absurdos a que me referi são os contidos na fala do Obama ok, .... só queria expressar o mesmo que Tony repetindo a frase.

Álvaro Diogo disse...

ia fazer um post novo, mas achei melhor só deixar o link aqui pra quem quiser conferir....

http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2009/05/447563.shtml

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...