--- Frase de Agora! ---
"A água é para os escolhidos
Mas como podemos esperar que sejamos nós..
... eu e você?"

Máquina do Tempo: Vaga Viva do Coletivo Ideia Nossa. A única vaga viva do lado de cá da ponte =) Vaga Viva do Ideia Nossa

Destaque da Semana: Onde está o sol que estava aqui?
Ladrões de sol, crise hídrica e êxodo rural

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Abecedário ExtraOrdinário - Escola

Escola:1.Estabelecimento público ou privado onde se ministra ensino coletivo.2.Alunos, professores e pessoas duma escola.
Fonte: Mini Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, Editora Nova Fronteira
Dados: No exame da rede estadual, apenas 3,7% dos alunos no último ano do Ensino Médio tiveram desempenho adequado e matemática.Em português, este indice foi de 21%, ou seja, a maioria sai sem aprender.
Fonte: Jornal Diário de São Paulo.
O Ge me passou uma música que fala praticamente tudo que eu to mandando o link.Vlw Ge!


Mas então, hoje o maior problema das escolas é a alta taxa de formandos analfabeta, mas não há somente isso, como a música diz, um dos grandes problemas também é a falta de professores que lecionam bem, bem que eu diga seria professores que ensinem de uma forma que eles entendam para que serve e onde devo usar, e não passar um texto e dizer que a prova vai ser sobre isso e aquilo, tentar fazer com que os alunos criem uma forma de raciocinar e usar esse raciocínio pra chegar a resposta.Pois muitos dos alunos saem da escola sem lembrar do que tinham aprendido à 4 dias, naquela prova que ele tirou um 10.Pois decorar é fácil, difícil é entender, aprender e não esquecer.
Não vou comentar muito pois o Ge queria fazer um post sobre essa música.

Fonte:Meu comentário.

As lições da escola de Obama
Durante a campanha, Barack Obama se comprometeu a ajudar as escolas a premiar os bons professores, colocando mais dinheiro em seu bolso condicionado ao desempenho dos alunos. Serão premiados também aqueles que ajudarem, compartilhando suas experiências, professores mais novos. Haveria também mais recursos para atrair talentos para dar aulas nas regiões mais pobres. Isso significa que a gestão de Obama, nesse aspecto, pode ser útil ao Brasil.
Por ser identificado com a causa negra, Obama sabe que, entre as inúmeras ações que podem ser feitas nas escolas, uma delas é não aceitar o corporativismo, lutando para que os medíocres e relapsos não sejam igualados aos talentosos e esforçados. Por isso, ele também apoiou, em sua campanha, a disseminação de escolas públicas geridas pela comunidade --ou seja, o colégio continua sendo público, mas comandado por instituições sociais, comprometidas com metas.
Pela força dos Estados Unidos e pela capacidade que Obama vai ter de disseminar ideias, essas propostas de inclusão podem ajudar, e muito, os brasileiros que defendem mais transparência e rigor com os gastos educacionais, deixando a educação mais próximas da sociedade e das famílias do que dos governos e dos sindicatos.
Obama só venceu a eleição porque teve uma excelente educação, ao cursar universidades como Columbia e Harvard - ele sabe que a emancipação do pobre em geral e do negro e particular depende que se coloque a educação (e, portanto, o professor) em primeiro lugar.
Fonte: Folha Online

3 comentários:

Álvaro Diogo disse...

Escola = Prisão

Aprisiona o raciocínio lógico e induz a decoreba, e também aprisiona literalmente ao ponto de você não se sentir bem e não poder ir pra casa.

Com certeza a escola ideal está longe dos padrões que atualmente possuímos.

~ βaHh ' * disse...

Tá, pará de fala mal da escola pôh!

Tá que tudo que vocês disseram é verdade, mais ninguém falo que o tempo que você passa nela é um dos melhores da sua vida (pra mim, por enquanto). Tá que o ela é horrível, mais ela se torna boa pelas pessoas que conhecemos lá, e por tudo que aprendemos com elas (as pessoas) se não fosse por essa prisão não conheceríamos nem metade das pessoas que conhecemos. (Eu ainda tô inconformada com o fim da escola T^T)

George Ruchlejmer disse...

Bem... como eu disse, vou fazer um post depois a respeito de tudo isso, ja tenho em minha cabeça argumentos do lado do Talaio e da Bah... que complementam o post da brincadeira...

Mas bem lega seu post também Yuzo, várias fontes e a sua opinião, não faltou nada.
vlw

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...