--- Frase de Agora! ---
"A água é para os escolhidos
Mas como podemos esperar que sejamos nós..
... eu e você?"

Máquina do Tempo: Vaga Viva do Coletivo Ideia Nossa. A única vaga viva do lado de cá da ponte =) Vaga Viva do Ideia Nossa

Destaque da Semana: Onde está o sol que estava aqui?
Ladrões de sol, crise hídrica e êxodo rural

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Abecedário ExtraOrdinário: Açaí

Bem... Açaí, ta aí uma coisa que todo mundo aqui sentiria prazer em comentar, hahaha. Já foi minha base alimentar em algumas semanas de minha vida esta mistura roxa e gelada gostozinha. Sempre me disseram que açaí é como um prato de comida, e alimenta da mesma forma. Bem de certa forma tem razão, aqui umas informações sobre a composição:

O açaí é considerado alimento de alto valor calórico, com elevado percentual de lipídeos, e nutricional, pois é rico em proteínas e minerais. Nas áreas de exploração extrativa, o açaí representa a principal base alimentar da população, notadamente dos ribeirinhos da região do estuário do Rio Amazonas


Outros me dizem que isso de açaí é modinha, agora todo mundo quer tomar, o que também é mentira ! haha... afinal o sonsumo de açaí vem desde os tempos pré-coloniais, com os indios. E mesmo que se referissem ao comércio da fruta, esse já ocorre desde os anos 80.

Mas mais estranho de tudo isso, é a maneira como comem esta fruta protéica, vejam mais informações do wikipédia:

A forma tradicional na Amazônia de tomar o açaí é gelado com farinha de mandioca ou tapioca. Há quem prefira fazer um pirão com farinha e comer com peixe assado ou camarão e mesmo os que preferem o suco com açúcar (ainda assim, bem mais grosso que qualquer suco servido no sudeste).

As sementes limpas são muito utilizadas para o artesanato. Quando descartadas, servem como adubo orgânico para plantas.

Nas demais regiões do Brasil, o açaí é preparado da polpa congelada batida com xarope de guaraná, gerando uma pasta parecida com um sorvete, ocasionalmente adicionando frutas e cereais, o que não é bem visto pelos habitantes da região Norte, que encaram a mistura como um desperdício de açaí. Conhecido como açaí na tigela, é um alimento muito apreciado por frequentadores de academias e desportistas.

No final do texto se indentificaram mais com nosso bonitinho açaí de todo mês (pra nem todos..).!

Agora há também outro Açaí que não tem nada a ver com a fruta, haha, pelo menos não que eu tenha notado. Se trada da música Açaí do Djavan, quem tiver entendido o sentido de Açaí na música me explica, porque eu não entendi nada, e pra mim... é só mais uma musica romanticaZINHA como a maioria dele.

http://www.youtube.com/watch?v=oSXAMRJvUO8

Um comentário:

Álvaro Diogo disse...

me deu uma vontade de tomar açaí! ehiuaheiaue

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...