A pop-art. Assim como a maior parte da arte, surge em um contexto histórico de tribulações ou de crítica aprofundada dos conceitos de um movimento ou método de expressão. A pop-art, não escapa disso.
O que seria o Pop? Se levar em conta a simples expressão de POP por popular, será de grande brilhantismo de minha parte dizer que não é, a fim de elucidar pormenores básicos direcionado a engrandecer o meu ótimo senso artístico. Pois bem leitor, não farei isso, é simplesmente isso que se diz. Popular.
- O que seria da vida sem conclusões óbvias, escondidas em um mar teórico? -
Junte POP com ART. ("Art", em sentido de "arte") Então senhores, tenho agora a POP-ART, a arte popular.
Antes que pense ser uma base arcaica dos jargões propagandísticos do governo lula como "Um país de todos" ou "Casa para todos", aí que está o mistério. Ela é e não o é ao mesmo tempo!
Veja só que interessante leitor, lembra-se que comentei que a maior parte da arte se baseia em um período de tribulações? Pois bem, em sua primeira menção na década de 50, ela se referia a toda bugiganga cultural proveniente dos costumes ocidentais, principalmente dos EUA.
O que ocorria na década de 50? Um momento de pós-guerra, onde Macarthismo e divulgação do "American Way of Life" estavam em clímax. O expressionismo não concreto dominava os meios artísticos, e a pop-art surge em protesto e oposição.
Agora, creio que se pergunta, "Tudo bem, mas como deu-se essa oposição? Será que era xingando muito no Twitter, ou ficando em frente a um sistema capitalista com uma plaquinha "Soy Chê"?
Claro que não! Além da internet naquela época ser uma tecnologia militar, se fizesse alguma manifestação pró-comunismo, certamente sumiria por uns dias, quem diria anos.
Os precursores como Andy Warhol (1927-1987), tiveram a brilhante idéia de transformar os símbolos populares de expressão abstrata, em algo concreto.

Ao comentar anteriormente que é e não é popular ao mesmo tempo, é pelo fato que se utilizando formas tão marcantes culturalmente com foco a um expressionismo concreto, ele ao passar do tempo se torna abstrato por simplesmente ser aos poucos transformado em cultura de massa! Quem nunca teve uma camisa ao estilo pop-art, que depois se tornou símbolo abstrato de massa?
Então meus senhores, a pop-art é pop enquanto ninguém mais teve a idéia de fazer um trabalho baseado nela, se já o fez, virou abstrata.
Pelo menos a quem não conhece seu contexto histórico, é claro! Desse ponto, pergunto "A cultura de massa o sabe”?
Para quem o sabe, é pop-art. Irônico não?
Texto escrito pelo nosso mais novo leitor e autor do Idéia Nossa: Willian Safra.
3 comentários:
Gostei do post do Safra, confesso que não conhecia nada da parte história da pop-art e não entendo muito disso ainda, mas espero que as noções abstratas que hoje rondam minha cabeça referente a esse assunto se tornem cultura em massa para meus neurônios ^^.
Adorei, super interessante! :)
Escolhi justamente pq eu tambem nao conhecia direito a historia do pop art.
Agora é só escolher a proxima palavra pro nosso Abecedário Extraordinário!
Alguém cobra o Safra da próxima palavra? rsrs
Postar um comentário