--- Frase de Agora! ---
"A água é para os escolhidos
Mas como podemos esperar que sejamos nós..
... eu e você?"

Máquina do Tempo: Vaga Viva do Coletivo Ideia Nossa. A única vaga viva do lado de cá da ponte =) Vaga Viva do Ideia Nossa

Destaque da Semana: Onde está o sol que estava aqui?
Ladrões de sol, crise hídrica e êxodo rural

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

O questionador Jostein Gaarder




Texto: Luciana Bender/ Foto: Reprodução

Já faz algum tempo que compro livros do Jostein Gaarder, no entanto, depois de muito sacrifício, e com o benefício de trabalhar em uma livraria, consegui completar minha coleção. Para quem não conhece esse escritor vou clarear as ideias: foi ele quem escreveu o clássico O Mundo de Sofia, onde explica a filosofia de uma forma clara e divertida, fazendo o que ele mais gosta de fazer: questionar.

Seus títulos, com exceção do já mencionado O Mundo de Sofia, não são muito comuns nas grandes redes, tive que encomendar os que faltavam nas filiais de outros estados. O último que li foi o infantil Ei! Tem alguém aí? E vou usá-lo como pano de fundo para criar o post de hoje e estimular a leitura desse norueguês.

Essa narrativa conta a história do pequeno Joakim que está prestes a ganhar um irmãozinho. No meio da noite seu pai o acorda e conta que levará a mãe ao hospital, já sem sono ele começa a brincar em seu quarto quando, da janela, vê um clarão no céu: uma estrela cadente acaba de cair no seu quintal. Joakim sai correndo e encontra um jovem pendurado de ponta cabeça, preso em um dos galhos de sua macieira.

Esse ser de outro planeta chama-se Mika e tem o estranho hábito de fazer uma reverência para cada pergunta inteligente que lhe é direcionado. A história é narrada através de questionamentos feitos por ambos os personagens que nos fazem refletir sobre temas que podem parecer óbvios a primeira vista, mas que possuem vertentes muito diferentes e que, quase sempre, deixamos de lado.

Desde questões simples como o que é em cima e embaixo, eles discorrem também sobre a criação de vida em nosso planeta. O nascimento do irmãozinho de Joakim serve como pretexto para explicar a uma criança como se cria uma vida. Mika aparece como um prenúncio dessa nova realidade e a forma como Joakim deverá lidar com ela.

Mesmo com uma temática infantil, a genialidade e o conhecimento de Jostein Gaarder facilitam o entendimento. Sempre didático, ele explica o que quer dizer, mas sempre deixando um ponto de interrogação em nossas mentes ao fim de cada capítulo.

Finalizo com uma frase dita pelo pequeno Mika: “A resposta é sempre um trecho de um caminho que está atrás de você. Só uma pergunta pode apontar o caminho para frente.”

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...