Ai Galera, não sei se vocês já estão sabendo, mas eu finalmente decidi o que vou fazer da minha vida hauhaua. Estou na minha segunda semana de aula e cada dia que passa fico mais alucinada com a idéia de estudar a fundo a biologia! Quem diria hem, eu? Estudando! Pois um dia a hora chega...enfim decide compartilhar com vocês a minha felicidade, até porque quem sabe um de vocês decidi seguir carreira também.
A biologia é uma área muito extensa e muito diversifica! Nem eu sabia! Mas da pra fazer muito dinheiro hauhaua
Biólogo
"Profissional da Ciência que estuda os seres vivos e suas relações, a fim de conhecer as leis peculiares à matéria viva"
Fonte: Dicionário Michaelis
O que é ser biólogo?
Biólogos estudam todos os organismos vivos. Investigam aspectos como origem dos seres, estruturas, funções, distribuição das espécies sobre a superfície terrestre, processos de reprodução e relação com o meio ambiente. Analisam seres nos seus vários níveis de organização: desde genes, células e órgãos, até as populações de plantas e animais e a estrutura dos ecossistemas. Os biólogos são profissionais que, através do estudo do meio ambiente, promovem o desenvolvimento sustentável, ou seja, a manutenção dos recursos naturais, mas que permite o crescimento da economia.
Quais as características necessárias para ser biólogo?
Pelo fato do profissional estar muito ligado a pesquisas é necessário ter memória apurada, capacidade de concentração, ser meticuloso, exatidão e perseverança.
Características desejáveis:
- capacidade de análise
- capacidade de concentração
- capacidade de observação
- capacidade de organização
- curiosidade
- espírito de investigação
- facilidade para matemática
- gosto pela pesquisa e pelos estudos
- habilidade para trabalhar em equipe
- interesse pelas ciências
- interesse pelo corpo humano
- interesse por animais e plantas
- interesse por novas técnicas e tecnologias
Qual a formação necessária para ser biólogo?
O aluno de ciências biológicas pode optar por três tipos de formação universitária:
- bacharelado - habilita a trabalhar em indústrias e pesquisar;
- licenciatura - habilita a dar aulas de ciências em escolas do ensino
fundamental e de biologia no ensino médio; - modalidade médica - habilita a trabalhar em laboratórios de análises clínicas e biológicas para diagnóstico de diversas patologias, ou na pesquisa médica em institutos de pesquisa e na indústria farmacêutica.
Profissionais com cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) têm chances de conseguir melhores colocações no mercado de trabalho. As universidades e institutos de pesquisa, por exemplo, exigem grau de mestre ou doutor para contratação de professores e pesquisadores. Profissionais que atuam na elaboração de estudos de impacto ambiental (EIA) e relatórios de impacto ambiental (RIMA) costumam possuir registro no IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
Principais atividades de um biólogo
Além das atividades de pesquisa - básica ou aplicada - e de ensino em instituições de ensino superior, médio e fundamental, cursos pré-vestibulares, institutos de pesquisa governamentais ou em departamentos de pesquisa e desenvolvimento de indústrias, os biólogos desenvolvem as seguintes atividades:
- educação ambiental: orientar o público sobre formas de preservação do meio ambiente em zoológicos, parques, jardins e escolas;
- indústria: realizar pesquisas para o desenvolvimento de novos produtos ou no controle de qualidade da produção nas indústrias alimentícia, farmacêutica, de extração vegetal e química;
- controle ambiental: trabalhar em projetos de controle de poluição, reflorestamento ou recuperação de florestas; prestar consultoria sobre impacto ambiental para empresas ou órgãos governamentais;
- biomédico: fazer diagnósticos de patologias em laboratórios privados de análise clínicas ou em hospitais da rede pública e particular; trabalhar na pesquisa médica para produção de remédios e vacinas em instituições governamentais ou na indústria farmacêutica.
Áreas de atuação e especialidades
As ciências biológicas dividem-se em várias especialidades:
- Agricultura: supervisionar criações de animais e organismos aquáticos;
- Bacteriologia: pesquisar as bactérias e como elas atuam;
- Biofísica: estuda as propriedades físicas dos humanos;
- Biologia celular: investigar a estrutura e o funcionamento das células;
- Biologia marinha: estudar os organismos marinhos, suas relações e seu possível aproveitamento econômico;
- Biologia molecular: pesquisar estruturas moleculares para desenvolver substâncias de uso médico e ecológico para a produção industrial ou farmacêutico;
- Bioquímico: estuda as reações químicas nos organismos vivos;
- Botânica: pesquisa as características e comportamento das plantas;
- Ecologia: cuidar das reservas naturais. Estudar os impactos ambientais, combater a extinção de animais e plantas, preservando as espécies;
- Evolução: investigar o desenvolvimento das espécies no decorrer dos tempos;
- Fisiologia, histologia e morfologia: estudar a composição, a forma, a estrutura e o funcionamento dos seres vivos;
- Genética: estuda as leis de hereditariedade e as anomalias genéticas;
- Microbiologia e imunológica: investigar como microorganismos atuam sobre os seres vivos e os processos internos de defesa do organismo;
- Paleontologia: localizar, identificar e analisar fósseis animais ou vegetais;
- Parasitologia: estuda parasitas causadores de doenças nos animais e plantas;
- Zoologia: estudar a forma de organização e o comportamento de animais;
- Biotecnologia: pesquisa a manipulação genética e processos biológicos.
A biotecnologia é um dos campos mais avançados da área de ciências biológicas e pode dar origem a novas espécies de vegetais mais resistentes a pragas ou ajudar na cura de doenças como o câncer.
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho para biólogos é bastante amplo. Há perspectiva de crescimento com o surgimento de pesquisas em áreas relativamente novas como a biotecnologia e a genética. Os concursos públicos não são muito comuns. As melhores oportunidades de emprego estão no setor privado, na indústria farmacêutica, em hospitais e na área de meio ambiente. Com a crescente preocupação dos governos e da população com a ecologia, muitos profissionais de ciências biológicas estão sendo chamados para trabalhar em projetos de recuperação de áreas devastadas ou na elaboração de relatórios de impacto ambiental (RIMA) e estudos de impacto ambiental (EIA), obrigatórios antes da realização de obras de grande porte como construção de estradas e hidrelétricas. A pesquisa médica também ganhou grande impulso nas últimas décadas, principalmente na área de imunologia e genética. A biotecnologia é a atual vedete da profissão, e vem recebendo investimento tanto de empresas do setor privado como do setor público.
Curiosidades
História:
Datam da época pré-histórica os primeiros relatos biológicos sem bases científicas, porém foi na Grécia Antiga que surgiu o primeiro biólogo da humanidade, Aristóteles.
A observação do homem caçador e coletor foi imprescindível na descoberta do comportamento de animais e plantas. Achados mostram que por volta de 1800aC. Os babilônios e os egípcios já dominavam conhecimentos de plantas e da produção de óleos vegetais.
No séc VI a C. com a cultura grega se expandindo cada vez mais começaram a surgir as teorias evolucionistas, que partiam do preceito de que os seres vivos descendiam de seres inanimados.
Que criou o primeiro sistema de classificação dos animais foi criado por Aristóteles, no séc IV a C., depois do fim da civilização romana os povos árabes continuaram a divulgar os estudos.
Nos séculos XII e XIII, na Europa, surgiram as primeiras escolas e universidades, mas foi só no séc XVI, com o êxodo dos sábios Bizantinos para o Ocidente e com o desenvolvimento da imprensa que os estudos ligados à biologia ganhara força, com a montagem de herbários e jardins botânicos e pesquisas sobre a flora e a fauna.
No séc XVII a biologia se consolidou como ciência, e inúmeras inovações como o advento do microscópio, e de um sistema de classificação das espécies.
O pesquisador alemão Gottfried Reviratuns criou o termo "biologia".
Nos séculos que se seguiram, uma série de pesquisas foram feitas, e a invenção do microscópio eletrônico, no séc XX, permitiu que os biólogos alcançassem impressionantes níveis de compreensão da matéria.
Convencionou-se dividir a biologia em diferentes partes, como a zoologia, a botânica, a fisiologia, a bioquímica, a genética e a biotecnologia.
Hoje, existem cerca de 70 mil biólogos no país, embora 30 mil estejam registrados.
Um comentário:
Ô minha pequena, que post interessante!
Precisa dar mais as caras por aqui ^^
Quase prestei biologia na FUVEST, mas na última hora acabei escolhendo Gestão Ambiental. E por um bom tempo pensei em fazer biologia durante o meu ano de pré-vestibular onde dezenas de carreiras passaram pela minha cabeça...
Hoje em dia prefiro continuar seguindo minha carreira de livre-pensador mesmo! ehauiehiuaea
Valeu pelo post e vê se entra mais no blog e deixa de jogar PvsZ por uns minutos! Bjão!
Postar um comentário