--- Frase de Agora! ---
"A água é para os escolhidos
Mas como podemos esperar que sejamos nós..
... eu e você?"

Máquina do Tempo: Vaga Viva do Coletivo Ideia Nossa. A única vaga viva do lado de cá da ponte =) Vaga Viva do Ideia Nossa

Destaque da Semana: Onde está o sol que estava aqui?
Ladrões de sol, crise hídrica e êxodo rural

sábado, 27 de março de 2010

Enfim só

Máquina do tempo: Já falamos sobre isso!

Fica aqui um assunto que me identifiquei muito. Sinto falta de ficar sozinho e reorganizar as ideias, pensamento e costumes. Quanto mais a gente se afoga na rotina, menos temos tempo para isso, sendo que deveria ser o contrário =X. Fica um texto para adicionarem às suas prioridades.

Algumas pessoas têm horror de ficar sozinhas. E esse temor é reforçado o tempo inteiro, cada vez mais. Vivemos num mundo totalmente projetado para fora, para os outros, para as relações. Há uma profusão de redes sociais, twitter, blogs e todo o tipo de incentivo para nos mantermos conectados, nos comunicando, interagindo, compartilhando, nos fazendo presentes.

Não há o que questionar quanto ao aspecto saudável e fundamental das amizades, das celebrações, das interações sociais e dos relacionamentos amorosos. O problema começa quando passamos a depender dos outros para construirmos nossa própria identidade, ou sofremos por carência, necessidade de atenção e falta de companhia. Outro risco que corremos também é sermos tragados pela infinidade de informações, tarefas e compromissos a que somos submetidos diariamente, as posturas que temos que assumir e os papeis que precisamos representar.

Então, chega um momento em que precisamos de uma pausa para podermos nos reencontrar no meio disso tudo. Para relembrar quem somos e o que desejamos realmente, quais os nossos anseios mais profundos, onde queremos chegar, o que esperamos dos outros e de nós mesmos. E para isso precisamos ficar à sós, fazer silêncio, nos recolher um pouco.

Conquistar intimidade consigo mesmo é uma das coisas mais preciosas que se pode desenvolver ao longo da vida. Trocar a sensação de ausência do outro pela presença de si mesmo. E isso não tem nada a ver com fobias sociais, reclusão dentro de casa ou isolamento nas montanhas, como os antigos eremitas, pelo contrário. Podemos fazê-lo até em doses homeopáticas, um pouquinho a cada dia, minutos que sejam, até que o desconforto desapareça e o silêncio se torne uma verdadeira fonte de autoconhecimento, nos proporcionando um incrível bem estar.

Silenciar nos permite ouvir nossos pensamentos, dialogar com eles, identificar o que são desejos genuínos de simples condicionamentos impostos a nós, tomar decisões, buscar soluções, cultivar idéias, confrontar dúvidas e medos, descobrir certezas, descartar o que já não nos serve mais, tentar saber, bem lá no fundo, do que é que precisamos fazer para satisfazer nossa alma.

Depois de um dia ou um período agitados, a necessidade de falar compulsivamente, trocar idéias, desabafar, pode até fornecer um alívio momentâneo, mas o estado de inquietação permanece e exaure a mente e as emoções. Portanto, nada como recolher-se um pouco e permitir que os últimos acontecimentos sejam processados cuidadosamente, para que os aborrecimentos e experiências difíceis possam simplesmente ser liberados, curados e descartados e as lições plenamente compreendidas e internalizadas.

Com o tempo, a mágica acontece: à medida em que nos permitimos, vez ou outra, nos recolher em nossa concha, mais nos conectamos com nosso próprio centro, nossa essência e, conseqüentemente, adquirimos uma visão mais abrangente do nosso mundo interior e, ao mesmo tempo, de nossa conexão com tudo o que é externo a nós. E essa consciência de estarmos interligados a tudo e a todos, joga fora de uma vez por todas qualquer carência de atenção e necessidade de companhia. A partir disso, nosso relacionamento com os outros e com a vida só tem a ganhar, pois se torna mais verdadeiro e maduro. Quanto mais preenchidos nos sentimos, mais temos a oferecer. E quanto mais oferecemos, mais recebemos em troca.

Fonte do texto: Yahoo

George H. S. Ruchlejmer
"Sua ideia é IdeiaNossa.blogspot.com"

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...