--- Frase de Agora! ---
"A água é para os escolhidos
Mas como podemos esperar que sejamos nós..
... eu e você?"

Máquina do Tempo: Vaga Viva do Coletivo Ideia Nossa. A única vaga viva do lado de cá da ponte =) Vaga Viva do Ideia Nossa

Destaque da Semana: Onde está o sol que estava aqui?
Ladrões de sol, crise hídrica e êxodo rural

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

SP suspende vacina contra raiva após morte de animais

SP suspende vacina contra raiva após morte de animais

Desde segunda-feira, Centro de Controle de Zoonoses já contabiliza 823 reações adversas à imunização; Ministério da Saúde investiga o caso
Marici Capitelli - O Estado de S.Paulo

A Secretaria de Estado da Saúde suspendeu ontem a campanha de vacinação contra a raiva em todo o Estado após relatos de mortes e efeitos colaterais em animais que foram imunizados. Um técnico do Ministério da Saúde virá hoje à capital para investigar as reações provocadas pela vacina adotada pela Prefeitura.
Já se sabe que um gato morreu de choque anafilático em São Mateus, na zona leste, após ter sido vacinado. Outras cinco mortes de felinos na capital, uma em Guarulhos e quatro no interior são investigadas.
Desde segunda-feira, quando começou a vacinação na capital, até ontem, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) registrou 823 reações adversas. Quando o número estava em 567, a estimativa do órgão era de que 38% das ocorrências eram graves. Os animais, 85,3% gatos, apresentaram sintomas como convulsão, hemorragia, prostração, anorexia e dificuldades respiratórias.
"É um número alto", admitiu a médica veterinária Ana Claudia Furlan Mori, gerente do CCZ. Segundo ela, o sistema de vigilância do órgão vinha acompanhando os casos. "(A suspensão) é até uma medida para garantir a credibilidade da campanha." A Prefeitura pretendia imunizar 1,1 milhão de animais.
Fornecedor. As vacinas são fabricadas pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e foram compradas pelo Ministério da Saúde. A pasta pagou R$ 24,5 milhões por 30,9 milhões de doses. Por enquanto, só o Estado de São Paulo suspendeu a campanha. O governo estadual havia repassado 7,2 milhões de doses para os municípios paulistas. A Tecpar não se pronunciou ontem. Anteriormente, havia dito que a vacina é moderna e eficiente.
De acordo com Clélia Aranda, secretária estadual adjunta de Saúde, a pasta decidiu orientar os municípios a suspender a vacinação até que se entenda melhor o que está ocorrendo. Clélia afirma que a suspensão não coloca em risco a saúde da população. "De uma maneira imediata não existe esse risco", diz. O último caso de raiva de origem canina no Estado foi em 1998. Na capital não são registrados casos da doença desde 1983.
A orientação do CCZ para os proprietários que já vacinaram seus animais é a de que eles sejam observados por 36 horas após a aplicação. Se houver sintomas, devem procurar o órgão.
Ontem à noite, o comerciante Paulo Roberto Palmer, de 42 anos, acompanhava apreensivo o estado de saúde dos nove gatos da família, vacinados na quarta-feira. "Dois ainda estão muito prostrados. Os demais já começaram a se recuperar." Os felinos, com idade entre 1 e 15 anos, foram imunizados em um posto móvel. "O mais absurdo é que os técnicos não nos avisaram das reações."

Fonte: Estadão

5 comentários:

Pri disse...

Cada coisa que eu sou obrigada a aturar viu, isso que houve foi uma falha terrível! Como podem aprovar uma vacina que mata um animal? Para fazer uma vacina para serres humanos é necessário vários testes, agora para os pobres animais eu fico até na duvida se não testaram...

Anônimo disse...

Olá olha eu facinei minha cachorrinha laila na terça feira e ela esta apresentando hoje sexta feira sintomas desde tipo, vomitou o dia inteiro ate sair uma gosma amarela, depois vi um pouco de sangue,e esta evacuando que nem diarreia e muito pouco , pinguinhos praticamente e não quer comer, mais bebe agua, olha eu acho isso um absurdo viu, ela faz parte da nossa familia se acontecer alguma coisa com ela vou entrar com um processo em cima desse orgão, eu tenho o comprovante de vacinação, e sinceramente estou desapontada com isso de mais...e totalmente um absurdo completo matar os animais isso chega a me da raiva, mais cada um vai ter o que merecer,e como aquele ditado quem planta colhe não importa o dia e nem a hora mais vai colher...Ariana.

Ariana disse...

Olá olha eu vacinei minha cachorrinha laila na terça feira e ela esta apresentando hoje sexta feira sintomas desde tipo, vomitou o dia inteiro ate sair uma gosma amarela, depois vi um pouco de sangue,e esta evacuando que nem diarreia e muito pouco , pinguinhos praticamente e não quer comer, mais bebe agua, olha eu acho isso um absurdo viu, ela faz parte da nossa familia se acontecer alguma coisa com ela vou entrar com um processo em cima desse orgão, eu tenho o comprovante de vacinação ela nunca teve nada a 5 anos esta comigo e nunca teve nada , e sinceramente estou desapontada com isso de mais...e totalmente um absurdo completo matar os animais isso chega a me da raiva, mais cada um vai ter o que merecer,e como aquele ditado quem planta colhe não importa o dia e nem a hora mais vai colher...Ariana.se alguém poder me esplicar por favor por que isso acontece eu agradeço..

George Ruchlejmer disse...

Eu ouvi na BandNews várias noticias sobre esses sintomas. Por enquanto a CCZ não sabe o que acontece em relação a isso e orientou que durante a observação do seu animal, caso apresente alguma anomalia, procurar imediatamente um veteninário.

Eu tenho dó dos animais que acabam sendo obrigados a tomar a vacina pelos mais desinformados. Desde a segunda feira que iniciou as vacinas já bomba a informação em todos os noticiários e mesmo assim várias pessoas reclamando e dizendo que se soubessem não teriam nem dado a vacina.

Mas esperamos por novas noticias, boas de preferência.

Álvaro Diogo disse...

Em 3 semanas sai em SP laudo conclusivo sobre a vacina de raiva gratuita

http://www.anda.jor.br/?p=84849

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...