Reproduzo na íntegra texto do Boteco Sujo sobre uma das pérolas homéricas que a grande mídia e a elite conservadora do país tem feito durante os últimos tempos: estão censurando blogs, demitindo jornalistas, criando factóides, pregando o ódio... (!!!) É lamentável... É por esse e outros motivos que uma onda grande de pessoas cancelam a assinatura da Folha "Não dá mais pra ler" e boicotam a Rede Bobo.
E ainda os velhacos do Canal Livre na Band ficam discutindo liberdade de imprensa e liberdade de expressão... Faça-me o favor!
Estou farto! Querem liberdade de imprensa e de expressão para si e ao mesmo tempo calar a mídia alternativa e a blogosfera.
Sinto muito, mas somos muitos mais fortes. Censura eu, Folha!
@alvarodiogo "Seja a mídia"
PS: Pensando seriamente em reproduzir na íntegra os links citados acima, o que acham?
PS2: Em tempo: Globo esconde vaia de Serra
-----
Censura eu, Folha!
Na semana passada, uma forte crise nostálgica atingiu a família Frias. Podia ser saudade dos anos 80, época em que a Folha de S. Paulo era chamado de "jornal das Diretas" e tido como um legítimo aliado das lutas democráticas. Mas não. A Folha sentiu saudade foi dos bons e velhos anos 70. E não era vontade de usar costeletas, vestir calças boca-de-sino e dançar Staying Alive. Era a saudade da rigidez viril dos anos de ditadura, quando a Folha era uma maria-caserna tão próxima dos generais que emprestava seus carros para as ações de tortura e morte de "inimigos do regime" praticadas pelos paramilitares da Operação Bandeirantes.
— É chocante a hipocrisia da Folha. Se isso não é censura e um atentado inaceitável à liberdade de expressão, juro que não sabemos o que é. Chega a ser cômico: o mesmo jornal que faz dezenas de editoriais acusando o governo de censura e bradando indignado por ‘liberdade de expressão’ comete esse ato violento de censura — afirmava o site, no seu último comunicado. Que também teve de sair do ar, neste final de semana, porque ate o domínio falhadesaopaulo.com.br acabou congelado no Registro.br por conta da decisão judicial.
A Folha não teve a menor vergonha de apelar para a censura. A advogada do jornal,Taís Gasparian, alegou que a intenção não era censurar o site, mas impedir o uso indevido da marca Folha de S. Paulo. Para o Portal Imprensa, a advogada deu a entender que ainda foi boazinha, pois podia ter pedido multa diária de R$ 100 mil.
Taís Gasparian é a mesma advogada que defendeu o direito da Folha de S. Paulo de publicar fotos do Raí pelado no vestiário do São Paulo ou o direito do colunista José Simao de afirmar que Juliana Paes tinha a bunda grande e não era casta. Na época em que o Macaco Simão foi vítima de censura judicial por conta destas "afirmações polêmicas", Dona Taís disse na própria Folha que a decisão do juiz tratava
"o humor como ilícito e, no fim das
contas, é a mesma coisa que censura".
Mas a Folha vai ter muito trabalho se quiser censurar a internet. Sem consultar os responsáveis pela Falha de S. Paulo, o Boteco Sujo recorreu ao cache do Google e encheu esse post de imagens do site censurado. O Mundo Cane, do mano Gio Mendes, vai fazer a mesma coisa. E um outro site já fez um espelho de todos os posts proibidos do Falha.
Você tem blog, Tumbrl, Orkut, Facebook, o escambau? Vai lá, faça a mesma coisa. Vamos nos apropriar indevidamente da Folha e denunciar o "jornal das Diretas" que virou censor. Dona Taís vai ter muito trabalho para conseguir censurar a todos.
Censura pode vir de onde menos se espera. Por isso, todo cuidado é pouco. A dita é branda? É, mas trisca pra ver se não fica dura.
2 comentários:
Lamentável o nivel de hipocrisia em que a mídia brasileira se encontra . . . Finge não tomar partido mas consegue ser mais parcial que qualquer reacionário!
Censura eu, Folha!!!
e ainda querem falar alguma coisa sobre liberdade de expressão... democracia muitas vezes é uma farsa!
Postar um comentário