--- Frase de Agora! ---
"A água é para os escolhidos
Mas como podemos esperar que sejamos nós..
... eu e você?"

Máquina do Tempo: Vaga Viva do Coletivo Ideia Nossa. A única vaga viva do lado de cá da ponte =) Vaga Viva do Ideia Nossa

Destaque da Semana: Onde está o sol que estava aqui?
Ladrões de sol, crise hídrica e êxodo rural

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Camila e a cadelinha espoleta

Camila e a cadelinha espoleta
Por Rafaela Drielli Bueno Bucieri*

Camila nasceu e construiu sua vida aos poucos. Cresceu, formou-se na faculdade, casou e teve filhos.

Espoleta, uma yorkishire, nasceu em um criadouro e recebeu esse nome pois era de uma doçura peculiar e animação incontrolável.

Camila entediada da vida monótona de casamento e filhos resolveu comprar um animal.

Espoleta ao ver pessoas logo se animou, e foi a escolhida pois era a mais animada da turma.

Espoleta cresceu, engordou, e logo ficou muito espoleta.

Camila trabalhou, criou os filhos, e percebeu que cuidar de Espoleta depois de crescida dava muito trabalho.

Espoleta era feliz e mansa com a família e as crianças.

Camila ficava irritada com as brincadeiras barulhentas e bagunceiras de Espoleta.

Os anos se passaram e Espoleta não mudava, continuava uma serelepe.

Camila, muito centrada, um dia perdeu a calma, e espancou Espoleta na frente da filha até a morte.

Agora eu me pergunto, onde começa o erro nessa história? A partir do momento que aquela mulher comprou esse animal em um pet shop, Espoleta foi condenada a ser COISA. Porque são coisas aquilo que podemos comprar e vender, e depois de fazer o uso que queremos, descartar. A postura está errada desde o principio, e sim, eu sinto nas entranhas que o meu animal não é coisa, é vida! São vidas inocentes, que precisam de amor e cuidados. Não podemos mais coisificar os nossos animais de companhia!

Quando sentimos nas entranhas que algo está errado, quando dói, corrói, e nos trás um grande sentimento de indignação, simplesmente não pode estar certo, e passar batido. No caso da enfermeira que espancou até a morte um ser completamente inocente e indefeso em GO, eu digo que sinto em minhas entranhas o quanto isso é errado em vários níveis, e o quanto não deve passar despercebido pela justiça. Sim, o povo está clamando por justiça, pois está doendo em cada um que viu aquelas imagens, saber que esse alguém está indo “dormir feliz, pois não dá em nada” (palavras da autora do crime).

Precisamos de leis mais duras quanto aos crimes de maus-tratos aos animais que, aliás, é amplamente cometido em nosso país. Porém a ética antropocêntrica na qual estamos inseridos limita seriamente uma relação harmoniosa entre nós e a vida animal.

Agora no calor do momento, com tantos casos terríveis vindo á tona, como o do Lobo que foi arrastado por um carro, ou do Titã que foi enterrado vivo pelo seu responsável, devemos nos levantar, e dar voz aqueles que não podem falar! Vamos falar pelo Lobo, Titã, e Espoleta (como foi apelidada a pequena York). Devemos controlar nossa revolta e converte-la em resultados para que esses seres que dependem de nós possam ser ouvidos.

‎"Aprendi através da experiência amarga a suprema lição: controlar minha ira e torná-la como o calor que é convertido em energia. Nossa ira controlada pode ser convertida numa força capaz de mover o mundo."
- Mahatma Gandhi




*Rafaela Drielli Bueno Bucieri tem 20 anos, é estudante de medicina veterinária na FMU, formada no curso técnico de gestão ambiental pela ETESP e engajada atualmente na luta pelos direitos animais

2 comentários:

Íris disse...

Muito sem noção essa mulher... descontar as frustrações do dia-a-dia em um animal indefeso, na frente de uma criança? Tenso! Atitudes como essa me fazem duvidar da capacidade racional de alguns seres humanos...

vidacuriosa disse...

Infelizmente há pessoas que compram ou adotam animais não para exercitar seu poder de amar, mas para resolver um problema pessoal. Vejo muita gente que tem cães e gatos porque se decepciona com alguns humanos. Acredito que, se o cão falasse, expusesse ideias proprias e o tivesse o poder de contestar, não seria o melhor amigo do homem. Outras pessoas querem resolver seus problemas de solidão. Crianças querem animais para brincar apenas e, quando se cansam, descartam assim como um brinquedo velho. E, para piorar, pessoas que parecem adorar animais chegam ao cúmulo de espancá-los. Alguns seres não podem ser chamados de humanos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...