--- Frase de Agora! ---
"A água é para os escolhidos
Mas como podemos esperar que sejamos nós..
... eu e você?"

Máquina do Tempo: Vaga Viva do Coletivo Ideia Nossa. A única vaga viva do lado de cá da ponte =) Vaga Viva do Ideia Nossa

Destaque da Semana: Onde está o sol que estava aqui?
Ladrões de sol, crise hídrica e êxodo rural

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Plantas venenosas

Dezembro. É sempre um saco conseguir presente de Natal que agrade todo mundo. Quem tem família grande então, é uma dor de cabeça. Pior ainda é ter que se preocupar com os aniversariantes de dezembro. Eles normalmente ganham só um presente, ou de Natal, ou de aniversário.

Minha mãe é uma dessas pessoas. E minha tia é uma daquelas que tem um péssimo gosto pra presentes. Eu até considero minha mãe sortuda nesse aspecto, pois ela só tem que lidar com um presente ruim ao ano. Este ano, minha tia resolveu dar presente de aniversário, um dos piores possíveis. Uma planta.

Agora, você deve estar confuso. Plantas não são ruins. Plantas são bonitinhas, não dão trabalho e são um excelente item de decoração. Se der sorte até tem um perfume gostoso. O problema é que quem dá planta de presente apenas comprou porque estava no mercado e não sabia mais o que escolher. Esta pessoa não se pergunta se o aniversariante tem animais de estimação e/ou crianças pequenas. E qual é o problema? Há varias plantas venenosas no mercado. Você com certeza já notou que criança coloca tudo na boca. Animais são atraidos pelo olfato. Acredito que vocês entenderam agora onde quero chegar.

Trouxemos a planta para o apartamento e não deu nem 1 minuto que minhas gatas já estavam de olho na planta. Era uma dessas plantas de Natal, vermelhas, conhecidas como Flor do Natal/Bico de Papagaio/Poinsetia. Ela é toxica, causa alergia, diarreia, vomito, gastrite e estomatite animal. A sorte é que nós sabiamos que era venenosa, então deixamos a coitada de castigo do lado de fora. Eu liguei pra um amigo meu, que adora plantas, e perguntei se ele poderia ficar com ela. Ele aceitou e disse que quando tivesse tempo, passaria em casa para busca-la.

Acontece que aqui é inverno. A maxima hoje foi de 4 graus, minima de 1. Semana passada chegou a -3. Meu amigo não teve tempo de pegar a planta. Tres dias depois, eu olho pra planta e ela estava coberta de gelo. Eu sabia que tinha que trazer a planta pra dentro e ver se tinha algum jeito de mante-la viva. Liguei pro meu amigo e perguntei se elas resistem a condições infelizes como aquela. Ele falou que sim, elas duram bastante, só precisa estar fora do frio.

Passei o dia inteiro esperando ele vir, com a planta na minha frente. Ela conheceu minha sala, cozinha, quarto e meu banheiro. Não podia deixa-la um minuto fora do meu alcance. Até que eu tive que sair. Achei um livro que eu precisava muito por um preço muito bom. A livraria só tinha uma cópia. Mas e a planta?

Não tinha ninguém em casa. Não tinha quem vigiasse a planta ou minhas gatas. Deixei a planta no banheiro, fechei a porta e coloquei uma cadeira na frente, pra ter certeza de que elas não conseguissem entrar. Voltei correndo pra casa. Minha gata estava sentada em cima da cadeira, esperando pra entrar no banheiro. Tirei a planta do banheiro e deixei que elas entrassem. Esta foi a cara da Cacau depois de inspecionar o recinto.

Sim, ela é linda. Mas por favor, pense duas vezes antes de dar plantas pra alguém. Existem centenas de plantas venenosas no mercado, elas são mais comuns do que você imagina. Violetas, lírios, tulipas, azálea... podem ser fatais para os bichanos. Olhe bem para estes olhos esbugalhados.

Ela não gosta de veterinário, ela tem medo. Seja mais consciente. Pergunte na floricultura quais plantas são nocivas à saúde das crianças e animais. A planta que eu tive acabou morrendo, não pude dar a atenção necessária.

Segue aqui alguns links com listas de plantas toxicas e os sintomas de intoxicação.
http://www.becodosgatos.com.br/plantas.htm
http://aquisoentramgatos.blogspot.com/2009/04/plantas-venenosas-e-perigosas-para.html

2 comentários:

Álvaro Diogo disse...

Muito boa seu relato que chega a ser uma crônica!

PS: A Cacau é muito fotogênica!

IN revival mode on?

Beatriz Luiza disse...

Eu não fazia ideia disso. Muito bom :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...