--- Frase de Agora! ---
"A água é para os escolhidos
Mas como podemos esperar que sejamos nós..
... eu e você?"

Máquina do Tempo: Vaga Viva do Coletivo Ideia Nossa. A única vaga viva do lado de cá da ponte =) Vaga Viva do Ideia Nossa

Destaque da Semana: Onde está o sol que estava aqui?
Ladrões de sol, crise hídrica e êxodo rural

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Reunião do Orçamento Participativo

A reunião do OP foi muito produtiva e bem parecida com que imaginava, achei que pudesse vir a me decepcionar, porém foi só o primeiro encontro, vamos prosseguir acompanhando e ver se o resultado é realmente o esperado.

Fiquei chateado com a pouca expressão dos moradores do bairro, um ato como esse devia ter no mínimo do mínimo meia duzia de pessoas de cada rua, para que todas as críticas, dúvidas e sugestões sejam colhidas homogeneamente e com um peso maior para que o poder público sinta realmente a necessidade a ser acatada e aja com mais agilidade. O evento pode ter sido falho em sua divulgação e não ter alcançado a todos, mas muita gente que sabia não compareceu.
O OP é uma forma exemplar de democracia, democracia que muitas vezes fica só no papel e no OP é colocada em prática e qualquer um pode dar seu ponto de vista e cobrar seus direitos à saúde, educação, transporte, segurança, enfim, cobrar por uma melhor qualidade de vida.
Todos reclamam daqui e reclamam dali mas poucos agem realmente em prol de um bairro melhor, as pequenas atitudes pessoais são o começo de tudo, reclamar dos problemas causados pelas enchentes parece mais fácil do que evitar jogar lixo no chão. Conscientização é a palavra chave para essa situação, então que o Ideia Nossa esse ano possa atuar um pouco nesse sentido e abrir os olhos e a mente de algumas pessoas.
A democracia não se faz sozinha nem com meia dúzia de vereadores, democracia é feita pelo povo, o poder é nosso, mas se quase ningúem tem ciência do poder que temos em mãos como cobrar ações e posições políticas? Aí entra de novo a questão de conscientizar, mas e para aqueles que sabem disso? Sim, nosso atual padrão de vida não ajuda muito. Na Grécia antiga as pessoas não acordavam de madrugada, pegavam ônibus lotado para trabalharem 8 horas por uma miséria e ainda depois passar a noite inteira estudando em um cursinho para passar em uma faculdade pública. E o discurso capitalista pequeno-burguês me confrontaria afirmando que na Grécia antiga as pessoas eram escravas e não tinham o direito de comprar o que bem entendessem e muito menos de conseguir uma promoção para subir na vida. Ok. Liberdade é viver em um sistema preconceituoso e poder fazer compras no shopping? Obrigado, vou muito bem.
Gostaria que todos que estiverem lendo estas humildes linhas, indiferentemente da postura ideólogica (anarquistas, comunistas e capitalistas são bem vindos a opinar) e da posição política (arqui-rivais sem brigas! Estão me ouvindo Petistas e Tucanos? Xi, dessa briga é capaz de nascer um Tucano Vermelho...). Bom brincadeiras a parte, gostaria que parassem e refletissem por um instante no que fizeram nos últimos anos à respeito do poder democrático que lhes é concedido. Ir as urnas é uma fração muita pequena do contexto então nem vale contar. Vamos iniciar uma revolução mental, nos informar, ler, localizar os problemas, pensar em soluções, e acima de tudo vamos agir!
Acho que hoje estou falando demais, mas já, já eu encerro.
Eu falei e falei que foi importante mas não falei como foi então lá vai:
Fui o primeiro a chegar e pude acompanhar os preparativos, conversar com algumas pessoas e ouvir um pouco das conversas alheias. Começou com um atraso tolerável e nossa vice-prefeita introduziu falando um pouco da história do OP na cidade e apresentando as receitas e despesas municipais, que em breve disponibilizarei aqui no blog, e logo após o coffee break dividimos as quase 50 pessoas em 6 grupos para relatar as necessidades do bairro. Fui para o grupo 5 como relator e orador, após confabularmos um pouco (se deixássemos estaríamos até agora lá...). Fomos o último grupo a terminar e quando apresentei o relatório para todos no microfone fui elogiado pelo relatório e pela oratória pela vice-prefeita (sim, sim eu fiquei feliz XD).
Após ouvirmos todos os relatórios ficou claro que o quesito mais aclamado pelos nossos vizinhos é a segurança, segurança que é obrigação do Estado e não da prefeitura, então não há muito o que se fazer. Já tinha essa informação, mas mesmo assim coloquei, ainda como ponto crítico e com um comentário pessoal das minhas experiências de quase ser assaltado, de negociar com o assaltante e ainda ter que lhe agradecer. Foi afirmado que haverá mais cobrança pela Prefeitura do Estado, e nós continuaremos a cobrar daqui, certo? E estou pesquisando qual o modo de cobrar diretamente do Estado.
Ao final elegemos os Agentes de Participação que serão responsáveis por definir as prioridades do bairro, analizar viabilidade, planejar os custos e manter os moradores informados do andamento das negociações.
Ninguém vai perguntar dos eleitos? Bom, na verdade nem precisou haver eleição. Eram necessários 17 então todos que se propuseram foram aceitos, dos quais os primeiros a se candidatar foram eu (é! Ideia Nossa presente no OP) e o neto do famoso Bochete, com quem no final do evento troquei telefones.
Bom, só gostaria de dizer que no final ao preencher o cadastro do agente eu coloquei no espaço "Participa de algum movimento social?" o nome Ideia Nossa e o defini como "grupo de amigos para estudo, discussão e proposição de ideias", tentei resumir o que fazemos, espero que estejam de acordo.
E, agora sim, por último, só passando algumas informações:

* 24 de Maio: II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, na EMI Hugo Arduini, Rua Carlos Fernandes, 135 - Vila Carmelina - Taboão da Serra, Praça Luiz Gonzaga. Temas: Educação, Saúde, Trabalho, Cultura, Esporte e Religião. Diversas atividades com ínicio às 8h e término às 17h.

* 28 de Maio: 1° Diretoria do CONSEG - Conselho Comunitário de Segurança de Taboão da Serra - Monte Alegre, na escola Professora Julieta Caldas Ferraz, Rua Avelina Nogueira do Prado, 527. Às 20h.

* 13 de Junho: Movimento Pró-Ampliação do Hospital Geral do Pirajussara, no Sindicato dos Metalúrgicos, Rua Ribeirão Preto, 397 - Vila Iase - Taboão da Serra. Informações ou solicitações de abaixo-assinados: 3417-0378/7214-7747

É isso aí, quem quiser participar estão aí as informações. Eu gostaria muito de ir à reunião do conselho de segurança, mas tenho duas provas nesse dia, se alguém estiver interessado e disponível para ir e repassar as informações aqui eu agradeço.
Abraços

Álvaro Diogo
Paz & Amor
Ideia Nossa
www.ideianossa.blogspot.com

5 comentários:

- YuH disse...

Nice! =]



Valeu Sr. Talaio!
Aos poucos nosso Blog vem se expandindo...E quem sabe a prefeitura não se interesse no nosso Blog ?

Mas então...50 pessoas pra representar quantas regiões ?
Isso é muito ou pouco ?

E em relação a ir a CONSEG, bem que eu gostaria, mas tenho aula e estamos em época de provas semestrais =/
Não consegueria ir também ;/

Mas obrigado por nos representar ! =]
Se precisar que eu vá também nessas reuniões estarei a disposição ;)

~ βaHh ' * disse...

Bom... depois de uma década eu acabei de ler!!
Sério... a coisa foi na minha rua e eu fiquei sabendo um dia antes pelo Ge... que divulgação foi essa?? Sem contar o péssimo horário... o povo chega cansado do trabalho, morrendo de dor de cabeça, quem vai querer trocar o conforto da cama por uma palestra?

*--* que lindo, o "Alvinho" foi elogiado pela vice-prefeia

Isso ai... faça propaganda do IN... nessas palestrar sempre tem gente interessada e com um intelecto legal... coisa legais pra dividir, só não sabem como... e ai entra o IN :D

Álvaro Diogo disse...

respondendo a pergunta do Yuzo... achei pouco pra representar a região 2 que tem mais de 10 bairros interessados.

é... também acho que a divulgação tem sido meio infeliz.

George Ruchlejmer disse...

em breve post a respeito, com meus comentários ! =]

Álvaro Diogo disse...

bom como foi discutido nas reuniões via e-mail fazer uma cartilha informativa, pensei em criar o "Ideia Nossa Informa" que visa transmitir, informar e desalienar um pouco.
E pensei no OP como projeto piloto nas férias, ligaríamos na coordenadoria, marcariamos uma reunião, explicariamos nossas intenções, pediriamos material e iriamos conversar com o pessoal do nosso bairro, divulgando o OP, o blog e agregando novos membros e novas ideias, que acham?

Aproveito a oportunidade para pedir que mais membros participem das reuniões on-line, já que reuniões pessoais são quase impossiveis, e por ora a reuniçao tem sido um bate-papo entre eu e a Bah com pequenas intervenções de outros membros.

flws!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...