--- Frase de Agora! ---
"A água é para os escolhidos
Mas como podemos esperar que sejamos nós..
... eu e você?"

Máquina do Tempo: Vaga Viva do Coletivo Ideia Nossa. A única vaga viva do lado de cá da ponte =) Vaga Viva do Ideia Nossa

Destaque da Semana: Onde está o sol que estava aqui?
Ladrões de sol, crise hídrica e êxodo rural

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Sua pressa vale uma vida?

Aproveitando o post da Pri deixo esse texto emocionante para reflexão. Por favor ajudem a divulgar, passem principalmente para motoristas. Boa leitura!

-----

Desabafo de uma ciclista que quase perdeu a vida:

"Caro senhor,nos encontramos esta tarde na Avenida Bedford. Eu era a pequena garota morena de roupa branca, pedalando uma bicicleta vermelha debaixo da chuva. Você era o senhor que dirigia um SUV azul, que chegou buzinando e encostou na minha roda traseira e que tentou me jogar para fora da ciclofaixa antes de me dar uma fechada e me empurrar para a calçada.
Você se recusou a abrir o vidro depois deste incidente e me deixou gritando “Isto é contra a lei” antes de continuar o seu caminho para casa. E ainda que isso seja mesmo contra a lei – tanto as leis que valem na cidade de Nova Iorque, quanto as que governam a convivência humana – o que eu realmente queria dizer a você era, ao mesmo tempo, menos acusatório e mais importante.
Eu sei que ciclofaixas não são uma maravilha. Você provavelmente não acredita nisso, mas os ciclistas não gostam de pedalar perto de você, da mesma forma que você não gosta de compartilhar a rua conosco. Se eu pudesse escolher entre inalar a poluição do seu carro ou pedalar em uma ciclovia cercada de árvores, eu certamente escolheria a segunda opção.
Eu também sei que a presença de ciclistas em ruas congestionadas faz com que seja ainda mais desesperador que o normal dirigir na cidade, e que alguns de nós ridicularizam vocês, desobedecendo leis de trânsito ou agindo como se nós fossemos os donos da rua (eu não sou uma dessas, mas esse não é o ponto). E eu entendo perfeitamente que, nesse momento, o sangue de vocês sobe ao avistar uma bicicleta com a qual serão obrigados a compartilhar a rua. Eu enfatizo: eu tenho um carro. É uma merda. Eu sei.
Ainda assim, não podemos todos nos mudar para Amsterdã, e as frustrações sobre o compartilhamento da rua não mudam os fatos: você está em um carro, e eu não. Você está protegido por airbags, para-choques e uma gaiola de aço; eu não estou. Você está pilotando uma tonelada de aço; eu estou pilotando algo que pesa tanto quanto um cachorro pequeno.
Se as suas frustrações de compartilhar a rua te levarem a brigar comigo, senhor, não tenha dúvidas de que você vencerá.
Você vencerá…. E eu estarei morta.
Era isso que eu queria dizer: você pode não gostar de ciclistas, e tudo bem. Mas você tem uma responsabilidade com a raça humana, e eu não deixo de existir quando subo em minha bicicleta. Eu sou a esposa de alguém, a irmã de alguém, a filha de alguém.
E se você tem uma dessas pessoas – uma esposa, uma irmã, uma filha – faça-me esse favor: pense nelas. Pense em quando você encontra a sua esposa para o almoço; imagine você esperando a sua filha voltar para casa da escola.
Agora imagine receber uma ligação, escutando uma voz do outro lado dizendo que essa pessoa – a pessoa que você ama – está morta, porque um idiota qualquer em um Audi pensou que a vida dela era menos importante do que esperar cinco segundos a mais."

Este foi um anúncio público do Departamento de Por Favor Não Mate Outros Seres Humanos.
(tradução livre de carta publicada aqui)
Fonte: Apocalipse Motorizado

-----

Compartilhe as ruas! Respeite o ciclista.

Economize, se exercite e não polua. Vá de bike!

Bicicleta faz bem aos bolsos, à saúde, ao meio ambiente e ainda contribui por uma maior mobilidade urbana.

Ônibus lotado? Culpe o automóvel! Clique aqui e saiba mais.

Ambientalista de verdade vai de bike e não come carne ;)

Um vegetariano em um utilitário polui menos que um onívoro em um carro elétrico.
*Mas um vegetariano em uma bike é mil vezes melhor :]

Ética saúde e meio ambiente. Pelas pessoas, pelos animais e pelo planeta. Seja Vegetariano. Clique aqui e saiba mais.


Alguns artigos do CTB (Código de Trânsito Brasileiro):

- Art. 58. Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.

Parágrafo único. A autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via poderá autorizar a circulação de bicicletas no sentido contrário ao fluxo dos veículos automotores, desde que dotado o trecho com ciclofaixa.

- Art. 201. Deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinqüenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicletas:
Infração - média;Penalidade - multa.

- Art. 255. Conduzir bicicletas em passeios onde não seja permitida a circulação desta, ou de forma agressiva, em desacordo com o disposto no parágrafo único do art. 59:
Infração - média;
Penalidade - multa;
Medida administrativa - remoção da bicicleta, mediante recibo para o pagamento da multa.

*** Para mais informações sobre bicicletas e cicloativismo entre no site da bicicletada. ***

Álvaro Diogo "Compartilhe suas ideias"
http://www.ideianossa.blogspot.com/ / http://www.twitter.com/alvarodiogo

Um comentário:

Pri disse...

Choquei o.O

Que absurdo viu...
é realmente bem complicado enfiar na cabeça de um motorista que a rua é de todos iclusive as leis de transito eu msm jah fui quase atropelada variaaaaasssssss vezes!

>.<

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...