--- Frase de Agora! ---
"A água é para os escolhidos
Mas como podemos esperar que sejamos nós..
... eu e você?"

Máquina do Tempo: Vaga Viva do Coletivo Ideia Nossa. A única vaga viva do lado de cá da ponte =) Vaga Viva do Ideia Nossa

Destaque da Semana: Onde está o sol que estava aqui?
Ladrões de sol, crise hídrica e êxodo rural

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Um título em forma de verso


Texto: Luciana Bender/ Foto: Divulgação 

Sou jornalista por profissão e vendedora por profissão. Atualmente trabalho em uma livraria e, como era de se esperar, constantemente nós, vendedores, conversamos sobre lançamentos e best-sellers. O livro Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, já passou no cinema na Mostra Internacional de São Paulo em uma premiada adaptação que novamente aparece em algumas telinhas do país, e agora ocupa minhas horas vagas.

A princípio o que mais me atraiu foi o belo título dessa obra, que mais parece um verso daqueles poemas românticos. O texto de Marçal Aquino foi uma indicação de um colega de trabalho que teceu muitos elogios a narrativa. Cheguei a duvidar da beleza desse livro, mas a linguagem, com cara de jornalismo literário, conquistou-me, assim como Lavínia fez com Cauby, personagens principais dessa história.

A paixão pulsa em cada linha, o tesão pode ser sentido em cada carícia trocada pelo casal que vive um amor proibido. As múltiplas personalidades de Lavínia revelam a instabilidade da situação e a ambigüidade vivida pelos personagens.

A trama é narrada em uma pequena cidade do Pará que só serve para aumentar o clima de perigo que envolve esse casal clandestino.

O livro que me conquistou a cada página termina com a incerteza que permeou toda a história, mas também cheia da mesma esperança que os uniu.

Como de praxe, finalizo com um trecho da trama:

“Ela me abraçou e encostou a cabeça em meu peito, bem em cima do meu coração atropelado. E falou apertando as minhas costas:

Entra em mim.

Olhei para a porta do quarto: lá dentro nos esperavam os lençóis enrugados da cama arrumada com pressa e imperícia. Lavínia notou que eu olhava para o quarto e abriu meu cinto. Sussurrou:

Aqui.

Foi igual adentrar um território sabendo que ele tem dono: com curiosidade e medo. Uma invasão. Lavínia livrou-se das sandálias e deixou que eu a despisse. Depois, tirou as minhas roupas. E acabamos no chão, sobre o tapete. Ela por cima.

Antes de mais nada, porém, o inferno das nossas obsessões. Ela levantou-se e me olhou de um jeito estranho. Achei que tinha mordido seu lábio com furor excessivo. Não era isso: Lavínia tirou a aliança e jogou dentro da bolsa. Disse:

Um pouco de decência não faz mal a ninguém.” (p. 38) 


4 comentários:

George Ruchlejmer disse...

Ansioso para ler o livro.... belo texto da minha cara... ainda troucaremos muitas figurinhas ao desenrolar da historia que eu ler...

agora vamos ao filmw ne???

Álvaro Diogo disse...

Nossa, com uma resenha dessas não tem como não ficar com vontade de ler o livro.

Se vocês tiverem ele estou na fila para a leitura!

Vi o trailler do filme, parece ser fantástico também.

E não sei porque ler esse post me lembrou um filme nacional que assisti faz um tempo sobre uma cidade que ia ser alagada para a construção de uma barragem, mas essa ideia foi abandonada, aí as casas foram herdadas pelos parentes vivos dos antigos donos e aí uma moça e um rapaz se conhecem e começam a viver uma bela história, vocês já viram esse filme? Não consigo me lembrar do título.

Luciana Bender disse...

Esse livro é simplesmente apaixonante... Impossível não se empolgar para escrever algo sobre ele...
Quanto ao filme, é tão bom quanto, e a Camila Pitanga está simplesmente impecável... Só acho que algumas cenas ficaram "calientes" demais e o conteúdo e toda a poesia do livro foram deixados um pouco de lado... Ainda assim, recomendo a leitura e a visitinha ao cinema...
Obrigada pelos elogios!!

Leonardo Barbosa disse...

Luciana! =)

Parabéns pelo texto! Concordo plenamente com o romantismo do título, acredito que não só romântico, mas um tanto incomum. Valeu pela resenha!

Abraços!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...