--- Frase de Agora! ---
"A água é para os escolhidos
Mas como podemos esperar que sejamos nós..
... eu e você?"

Máquina do Tempo: Vaga Viva do Coletivo Ideia Nossa. A única vaga viva do lado de cá da ponte =) Vaga Viva do Ideia Nossa

Destaque da Semana: Onde está o sol que estava aqui?
Ladrões de sol, crise hídrica e êxodo rural

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Fim da ciclovia, fim da democracia Taboanense!

Texto: Rodrigo Martins / Fotos: Luiz Henrique Amaral

Os ciclistas de Taboão da Serra e da região foram surpreendidos nesta quinta-feira, quem disse que dias melhores viriam, pois é, chegaram. A notícia do fim da ciclovia que custou quase R$ 600 mil reais (seu, meu, nosso dinheiro) surpreendeu até os mais descrentes. 
A prefeitura retirou a sinalização existente ao longo da ciclovia
Retirou também suas tartarugas

Uma decisão unilateral e anti-democrática demonstra o quão na contra mão dos avanços que a sociedade conquista nossa cidade está. 

Não contente em ter uma das passagens mais caras do Brasil, quem dirá do mundo. Taboão da Serra que possui 22 km² e tem o valor de R$ 3, 00. Pior de tudo é o monopólio da única empresa que domina o único transporte público desta cidade. Cabe lembrar a extinção  forçada do transporte alternativo.

Agora acabar com a ÚNICA forma de chegar ao trabalho sem ser obrigado a pagar o altíssimo valor do transporte é no mínimo estranho. 
Carros estacionados na ciclovia
Enquanto o mundo clama por sustentabilidade e qualidade de vida, enquanto países de primeiro mundo aderem ao uso da bicicleta, cidades como São Paulo ampliam suas ciclovias, o prefeito de Taboão ao invés de ampliar, acaba com a ciclovia. 

O fato é triste, o conto é triste, o fim é triste e o sistema é mau! Mas nós não esqueceremos que a estrada vai além do que se vê. ..

"Você pode até dizer que eu estou por fora ou então que eu tô inventando, mas é você que fecha os olhos pra não ver, é você que fecha os olhos pra não vê que o novo sempre vêm"

Abaixo podemos conferir como a ciclovia é bem utilizada, mesmo após sua desativação. O Luiz Henrique cedeu essas fotos que foram tiradas dia 18 de fevereiro que relatam bem a situação.

Trabalhadores utilizando a ciclovia
Ciclovia sendo utilizada como pista de cooper
Pedestres caminhando pela ciclovia em uma rua que não possui passeio


Uma mãe e seus dois filhos utilizando a ciclovia sombreada à margem do Parque Linear do Córrego Poá
Aqui ao lado temos o final da ciclovia taboanense.  Deveria existir, desde 2010, uma continuação pela Av. Eliseu de Almeida, mas a prefeitura paulistana não executou. 

Amanhã faremos uma grande mobilização em prol da ciclovia na Eliseu e não há como deixar fora da pauta esse retrocesso que a prefeitura de Taboão está cometendo. A mobilidade em regiões metropolitanas como a nossa deve ser pensada em conjunto e nunca isoladamente.


Fica o convite para todos estarem conosco amanhã cobrando um passo adiante para SP e impedindo um passo atrás em Taboão.



Um comentário:

Gilson disse...

Achei muito bacana a iniciativa do movimento que ocorreu no farol da Eliseu no sábado... Quanto à ciclovia do taboão, também acho um retrocesso a retirada dessas vias de transporte alternativo aos carros, algo precisa ser feito!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...