--- Frase de Agora! ---
"A água é para os escolhidos
Mas como podemos esperar que sejamos nós..
... eu e você?"

Máquina do Tempo: Vaga Viva do Coletivo Ideia Nossa. A única vaga viva do lado de cá da ponte =) Vaga Viva do Ideia Nossa

Destaque da Semana: Onde está o sol que estava aqui?
Ladrões de sol, crise hídrica e êxodo rural

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Governo paulista rompe com aulas de Humanas e Ciências. Aprender pra quê?

Por Felipe Cruz inspirado em Carol Silva

Já vi os defensores dessa medida dizendo que isso servirá apenas para melhorar a alfabetização das crianças. Afinal muitas chegam nos níveis superiores com muita defasagem. E que por serem só nas séries inicias não influenciará no trabalho dos professores do ramo.

Que nossos jovens tem chegado com defasagens absurdas até à faculdade é verdade... A questão é: Será mesmo essa uma medida coerente? 

Mas o que é triste, e que mais incomoda é o descaso com essas disciplinas de humanas que cada vez mais são tratadas como irrelevantes. 


Implicitamente essas disciplinas que já são tidas muitas vezes como desnecessárias ou de pouca serventia, como brandam por aí, até pelo fato de haver menos aulas de história e geografia e nenhuma de filosofia e sociologia no chamado segundo ciclo ou fundamental II, na grade de horários, perdendo para o número de aulas de matemática e português. Agora simplesmente serão tidas como algo supérfluo. 


Imagina a cabeça dos jovens? 

Como se poderá mostrar que os mecanismos que podem o fazer pensar, comparar, desenvolver e criar suas ideologias estão sendo deletados da máquina do estado? 

Que a cada dia se demonstra mais que somente as exatas importam para se desenvolver o combustível pra quem já está no poder continuar a andar? 

Então, de fato! A vida é feita de "putarias"! E cabe a nós regurgitar nessa orgia.

2 comentários:

Álvaro Diogo disse...

É cara, as "pessoas de humanas que fazem coisas que não dão dinheiro" são cada vez menos valorizadas nesse país :(

Bea Luiza disse...

Esses jovens estão muito rebeldes, e produziando pouco. [/ironia]
Quanto menos o jovem pensar e souber se organizar, menos problemas. Quanto mais produzir, melhor (pra quem?).
Só que esqueceram as raízes da ciência, as raízes da metodologia científica... Eu acredito que mesmo que essa proposta ridícula vigore, ALGUM DIA essas pessoas "abençoadas'' pela iluminação das Exatas vão questionar essa debilidade vigente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...