--- Frase de Agora! ---
"A água é para os escolhidos
Mas como podemos esperar que sejamos nós..
... eu e você?"

Máquina do Tempo: Vaga Viva do Coletivo Ideia Nossa. A única vaga viva do lado de cá da ponte =) Vaga Viva do Ideia Nossa

Destaque da Semana: Onde está o sol que estava aqui?
Ladrões de sol, crise hídrica e êxodo rural

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Ensaio sobre o Orgulho

Posto hoje um 'artigo' do Safra (ex-funcionário da Prepara que trabalhou comigo e se interessou pelas idéias do blog!) sobre o Orgulho também. Ele havia escrito antes da Maga e deixou comigo para avaliar e postar (como era seuprimeiro post e coisa e tal...). Apesar da Maga ter feito um ótimo trabalho, coloco aqui as opiniões do nosso mais novo membro William Safra!

Seja bem vindo meu caro.

--------------------------------------------------

Utilizando o abecedário extraordinário, vi um tema que pouco se tem conceito hoje em dia, que é o orgulho.
O que é orgulho? Basta o orgulho ao dizer que está orgulhoso de alguém ou algo? Não, isso não é orgulho, é felicidade. Quando dizemos que estamos com orgulho, é chamativo de inveja, já felizes, é por termos comprazido com nosso semelhante da vida em mérito.
Temos de dissociar o orgulho de algo a se buscar ou trazer consigo, e sim, a minimizar.
O melhor exemplo do verdadeiro significado do orgulho, não é em provas, vitórias ou eventos de probabilidades ínfimas, e sim, aquele que você constrói em sua personalidade para se sentir vivo a margem de bases supérfluas de bugigangas materiais ou imateriais, ou seja, é a gambiarra da alma, quando não pode ter uma visão ampla de mundo, o faz!
Se eu escrever este texto e ficar muito ansioso por o lerem, serei orgulhoso, pois, prefiro o sustentáculo de meu mundo ao invés de perceber que um texto não se faz pelo autor, nem leitores, e sim, por sua construção e efeitos que ele manifesta, independente de seu tempo de reação.
Poucos percebem este verdadeiro significado de orgulho, já que o fazem de sua maneira, não querem saber que ele existe! O escondem como um garotinho esconde sujeira debaixo do tapete. Quem o dera!
Se não aprende, é teimoso e merece - como diz nosso bom português- se “ferrar”. As próprias características da vida exercem uma enorme pressão real ao invés da liberdade prisioneira que muitos criam, e logo quando percebem o estrago que fazem e continuam fazendo por orgulho, a dor dessa percepção é mais cara que muitos atos maléficos em si.
Pior ainda são aqueles que constroem um orgulho de dizer que não são orgulhosos e sim portadores da verdade, estes, tomemos muito cuidado. Em hora oportuna, lançarão garras hipnóticas de culto a própria imagem, Hitler é um dos exemplos.
Em meras palavras, o orgulho é todo ou qual meio que acumula peso ou comprometimento supérfluo aos desafios da vida, sejam eles intelectuais ou morais, e que impede a conciliação e condolescência entre as espécies, desde uma flor a um elefante, se atrapalha, é orgulho!

Artigo: William Safra

2 comentários:

George Ruchlejmer disse...

Esse texto do Safra me lembrou o filme Gran Torino, trabalha bastante com as idéias dele sobre orgulho. Fica a dica pra quem quiser:

Filme completo pra assistir online ou para baixar, dublado.

http://www.megavideo.com/?v=V2AQFX43

Álvaro Diogo disse...

Ainda não consegui baixar...

Só pode com conta premium? Como conseguiu baixar?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...