As autoridades de Pequim estão preparando um plano de combate ao automóvel na cidade (via), incluindo:
- Cada família só pode ter um carro
- Pedágios urbanos
- Matrículas pares (ímpares) só entram na cidade nos dias pares (ímpares)
- É preciso provar que se tem um lugar para estacionar o carro, para o poder registar
- Combustíveis mais caros
Descontando a primeira, todas as medidas já existem em várias cidades mundiais. É bom lembrar ainda que a China tem um projeto muito forte de investimento na ferrovia.
Por aqui, tudo isto seria heresia.
Temos que levar em consideração as proporções do trânsito chinês. Mas, mesmo assim, o nosso trânsito cada vez mais caótico já merece transformações e medidas para vivermos em uma cidade e não em um engarrafamento.
Fonte: Menos Um Carro
2 comentários:
Ótimo alerta. Eu venho tentando usar meu carro cada vez menos. E olha que em Porto Alegre, a coisa ainda não está caótica. Mas, inevitável, vai pro mesmo caminho.
Recebi um e-mail inspirador do Luiz Lótus Letárgica sobre este post. Resolvi compartilhar:
"Álvaro...parabéns pelo seu trabalho e saiba que vc é parte importante nesse processo de despertarmos para a humanidade, novamente a era do conhecimento e da razão, sem as quais o planeta e os seres humanos correm grande perigo.
O trabalho de conscientização é importantíssimo, pois só a conscientização pode trazer o verdadeiro conhecimento.
Além das bicicletas, podemos chamar a atenção para um outro detalhe:
Uma cidade como S. Paulo, que só falta o ônibus te pegar "dentro de casa"...bilhete único, linhas de ônibus pra todo lado...etc. Pra que tanto carro?
Porquê a televisão manda?...Porque eu não posso ficar atrás do meu vizinho? Porque sou burro e tenho que ter um bem material pra ter status?
Pois eu vou andar a pé e sentir cada passo nessa vida maravilhosa!...nesse paraíso que é o planeta terra !...sem poluí-lo...quero olhar na cara de cada pessoa na rua, no ônibus..."A vida é muito curta pra ser pequena"
Abraço Álvaro e continue assim!"
Postar um comentário