--- Frase de Agora! ---
"A água é para os escolhidos
Mas como podemos esperar que sejamos nós..
... eu e você?"

Máquina do Tempo: Vaga Viva do Coletivo Ideia Nossa. A única vaga viva do lado de cá da ponte =) Vaga Viva do Ideia Nossa

Destaque da Semana: Onde está o sol que estava aqui?
Ladrões de sol, crise hídrica e êxodo rural

terça-feira, 16 de novembro de 2010

3G

Geração de Giringonças só servem pra te fazer Gastar mais. Ta, deixando de lado agora o massacre da 3G elétrica, nosso conterrâneo @GuilhermeBueno pediu um post falando a respeito. Vou tentar resumir o que acontece na maioria dos casos com minha humilde cota de conhecimentos a respeito.
Quem usa 3G sabe, é um saco ainda termos de discar conexão num mundo onde se abre a tela do notebook e tudo está conectado e compartilhado em todas redes sociais.

Históricos e Objetivos

A evolução da telecomunicação é algo extraordinário. (Essa é a parte que eu me empolgo) Imaginem a Marginal Tietê com 1 pista pra todo mundo, pois bem, essa era a Primeira Geração de telefonia móvel; Imensas filas de ligações, as vezes eram necessárias esperas para completar a ligação que iria ainda começar a chamar! (Sim, ja foi muito pior do que é hoje).

A Segunda geração veio para adicionarmos aí pistas infinitas na nossa marginal, mas algo ainda barrava nosso extinto de liberdade na comunicação, por mais que as pessoas tivessem agora diversos meios de comunicação (agora digitais e não mais analógicas) abrindo os horizontes para suas ativides acontecerem simultaneamente, eram de baixa capacidade lentas também.

A Terceira geração veio (em 2008) pra engajar velocidade na comunicação móvel. Nesta mesma época o wireless (ou WiFi ou WLan) vinha virando modinha e a comparação entre essas redes sem fio em relação a telefonia móvel era inevitável. Até hoje muitas pessoas comparam desta forma e isto é um erro; Enquanto a rede sem fio Wifi presa pela banda transferida, acaba comprometendo a distancia e qualidade de sinal em determinados locais, ao passo que a 3G aplica o inverso, a necessidade de englobar uma gama de usuários imensa e conecta-los à internet faz com que a banda oferecida não seja tão instantânea tampouco de porte para boas taxas de transferência de dados.

As freqüências de radio para as bandas 3G foram leiloadas e na seqüencia burocrática da nova tecnologia vieram as obrigações impostas pela Anatel nos primeiros 8 anos (caso tenha curiosidade clique aqui) o que justifica a preocupação das operadoras em disponibilizar para todos sem ter a qualidade necessária. Este é um dos principais motivos de não possuir prioridade na melhoria da qualidade da rede.

Experiências

Bem, sobre o pouco que utilizei e presenciei das redes 3G é o que posso dizer sobre o assunto é que figura literalmente a 'internet do momento'. Isso me lembra as aulas de telecomunicações no curso de Eletrônica em quem o professor comentava das questões atmosféricas que influenciam nas ondas de rádio. Todas as ondas de rádio são afetadas por chuvas, umidade relativa, campos magnéticos e até mesmo explosões solares! O que faz da nossa internet uma verdadeira ferramenta de meteorologia rsrs. Ok, brincadeiras a parte, considerando estes fatos vê-se a utilidade dessa internet à pessoas que passam muito pouco tempo em casa e tem a necessidade imprescindível de manter-se conectado. De qualquer outro modo, acredito que os preços demorarão a baixar até que a internet 3G sirva realmente só pra lazer.

Informações Adicionais

Adiciono agora textos do HowStuffWorks a respeito do assunto, que darão noções mais técnicas a respeito.

Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)declara as seguintes obrigações nos primeiros oito anos:
  • Em dois anos, todos os municípios brasileiros terão cobertura para serviços de telefonia celular. Para atender aos municípios menores, as operadoras poderão optar por utilizar rede particular - nesse caso, cada empresa terá obrigação de atender a 25% das cidades da região - ou por rede compartilhada, operada por terceiros - dessa forma, as autorizadas das quatro faixas deverão cobrir 100% dos municípios da região. É a chamada universalização do celular, com investimentos de R$ 2,5 bilhões até 2010.
  • Em dois anos, todas as capitais dos Estados, o Distrito Federal e as cidades com mais de 500 mil habitantes terão cobertura total (por definição, cobertura total corresponde a 80% da área urbana) para serviços de banda larga móvel.
  • Ao fim de quatro anos, todos os municípios com mais de 200 mil habitantes deverão estar cobertos pela banda larga sem fio. Passados cinco anos, 50% dos municípios com população entre 30 mil e 100 mil habitantes e 100% daqueles acima desta faixa estarão aptos a utilizar esses serviços.
  • Ao fim do oitavo ano, pelo menos 60% dos municípios com menos de 30 mil habitantes terão a tecnologia disponível. Ao todo, cerca de 3.800 municípios brasileiros serão atendidos com os serviços de banda larga sem fio.
Tecnologias 3G:
  • CDMA-2000 1x ou 1xRTT (1xRadio Tansmission Technology):tecnologia considerada de terceira geração por atingir taxas de transmissão superiores a 144 kbps e que preparou o terreno para as altas velocidades de dados hoje disponíveis. Permite total conexão sem fio.
  • UMTS (Universal Mobile Telecommunications Service):evolução da GSM, essa tecnologia baseada em IP (Protocolo de Internet) opera na faixa de 1900 MHz e atinge taxas de transmissão de até 2 Mbps, a velocidades médias de 220 a 320 kbps. Ela possibilita serviços de alto consumo de banda, como videoconferência, transmissão de TV, e streaming de áudio e vídeo. Como é compatível com a GPRS e a Edge, a UMTS pode operar em qualquer uma dessas redes com segurança.
  • HSPA (high Speed Packet Access): tecnologia que permite enviar e receber grandes arquivos, jogar online, enviar e receber vídeos e imagens em alta resolução, fazer download de música e permanecer conectado à Internet ou à rede IP do escritório. Pode transmitir dados a uma velocidade de até 5,7 Mbps, com taxas mínimas de transferência variando de 144 kbps a 384 bps. A sigla tem duas variações - HSDPA e HSUPA. A primeira, High Speed Downlink Packet Access, refere-se à velocidade com a qual a pessoas podem baixar arquivos de dados. A segunda, High Speed Uplink Packet Access, à velocidade para enviar pacotes de dados.
  • WCDMA (Wideband Code Division Multiple Access): protocolo de transmissão da terceira geração da telefonia celula r que utiliza o método de sinalização da tecnologia CDMA para alcançar velocidades mais altas e suportar mais usuários. A tecnologia foi desenvolvida pela NTT DoCoMo, operadora de telefonia japonesa como uma interface aérea da rede 3G da também japonesa Foma. O protocolo acabou virando parte do IMT-2000 (International Telecommunication Union), do padrão internacional da 3G. A WCDMA permite atingir velocidades de até 5,7 Mbps, dependendo do padrão adotado (HSDPA ou HSUPA).
TecnologiaTaxa de downloadTaxa de upload
GPRSde 60 kbps a 80 kbpsde 20 kbps a 40 kbps
EDGEde 177,6 kbps a 384 kbpsde 59,2 kbps a 118,4 kbps
WCDMAde 384 kbps a 5,7 Mbps
de 144 kbsp a 384 kbps






Espero ter ajudado nosso leitor Guilherme e estamos as ordens quando precisar só nos visitar.

George H. S. Ruchlejmer
@george_hsr
"Sua ideia é IdeiaNossa.blogspot.com"

6 comentários:

George Ruchlejmer disse...

O jeito é esperar chegar o Super Wifi, vejam que curioso !

http://www.baixaki.com.br/tecnologia/5608-o-que-e-super-wi-fi-.htm

Pedro Guilherme Bueno disse...

valeu George! Ajudou sim...
deu pra entender melhor meu 3G (que eu num recomendo a ninguem)
valeu mesmo...
excelente materia...

abçs

Fonda A!Z disse...

3G = Gaste, Gaste e Gaste seu dinheiro, seu tempo e nao viva!

Speedy = Seu povo esperto e desperdiçando "y"

Resumindo, enquanto a internet usada só para diversão, pra brincar...irao ficar ricos a nossa custa, isso em todos os setores (banda larga, 3G, Radio, Ar, espirro, satelite, e a risos...)

ALDOUS HUXLE"y" Estaria certo, viveremos em um "Admirável Mundo Novo" Pareçe ficção cientifica né,choque na minha memoria quero um mundo novo, mas nada de admiravel, sera que quero msm, kkkk e vc quer?

George Ruchlejmer disse...

A questão ideológica da utilização da internet é fato! Transformamos outros em pessoas mais ricas enquanto não fazemos acumulos de bens e nem de conhecimento (na maioria das vezes). Bem, como diria Chico Science "A cidade não para, a cidade só cresce, o de cima sobe e o de baixo desce". Bem vindo ao capetalismo.

Mas ser rico também não tem graça, viver sem se divertir não tem graça também! De tudo um pouco, a vida em equilíbrio é o que eu quero.

Obrigado pela participação, abraço

Álvaro Diogo disse...

Muito bom! Participação é tudo em um projeto como o Ideia Nossa!

Vejo a internet como uma revolução na forma de compartilhar informações. JN nunca mais!

Aliás, se não fosse a internet nem sei o que seria de mim hoje, culturalmente e intelectualmente falando.

Temos que lutar para que a internet não se faça para a alienação e acumulação de capital e sim para a busca por informação e para compartilhar conhecimento.

Temos que ter em vista uma utopia como em "A Terceira Onda" de Alvin Tofler e não a sociedade distópica de "Admirável Mundo Novo" de Aldous Huxley.

Vamos em frente e banda larga para todos!

Fonda A!Z disse...

É msm, verdade absoluta, fala sério, oque seria da infernet na minha vida loka também...

bem, estaria desenhando HQ, ou tocando mais guitarra. kkkkk

mas é assim msm...temos que ter tempo para tudo nessa nova geração dos "y" Ípsilon e deltas, com ajuda dos "buscadores" (google)ou livros já publicados nos anos 90 de ideias em ideias , nossa ideia vai longe, essa é a ideia nossa, ir além...

eu...

quero ir além e vc?

a ideia da banda A!Z é essa, deixar a realidades falar por si só...uma coisa de cada vez, porque nao da pra viver tudo ao msm tempo...a nao ser na musica porque ela é eterna e filhos dos nossos filhos irao toca-la e vive-la

resumindo:

Bora tocar a vida, bora tocar Álvaro?

deixaremoas a infernet em paz?
Vamos em frente e banda A!Z para todos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...