--- Frase de Agora! ---
"A água é para os escolhidos
Mas como podemos esperar que sejamos nós..
... eu e você?"

Máquina do Tempo: Vaga Viva do Coletivo Ideia Nossa. A única vaga viva do lado de cá da ponte =) Vaga Viva do Ideia Nossa

Destaque da Semana: Onde está o sol que estava aqui?
Ladrões de sol, crise hídrica e êxodo rural

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Barack Obama: Em busca de compromissos

Hoje @apombalivre, uma twitterária de Portugal postou em seu blog (A Pomba Livre - blogue para desabafos sociais, com alguma arte, quanto mais não seja , da arte de viver) este excelente texto sobre Obama e me inspirou a vir aqui escrever o que há tempos tem mexido comigo.

Eu esperava muito mais de Obama e sempre fui contra a visão norte-americana do mundo ser um tabuleiro de war. Mas nada parece estar mudando significativamente por lá. Pelo contrário, foram enviadas mais tropas! Uma Guerra Perdida.

Suas promessas de campanha de tirar as tropas do Iraque ou de reformar o sistema de saúde estão longe de sair do plano das ideias. Uma pena.

Perseguimos tanto o Mr. Obama aqui no blog no período eleitoral, discutimos tanto suas falas e posições, eu até dissequei seu discurso de posse. Mas parece que as fichas foram uma aposta perdida. Suas ações já estavam estáticas e agora com a perda da maioria na câmara... Quem poderá nos ajudar? Chapolim Colorado? Afinal os países da américa-latina estão enfrentando estes anos de crise bem melhor.

Deixo então o texto para leitura e alguns links para quem quiser se aprofundar mais.

E o slogan continua o mesmo: "Change we need".

Dicas de leitura:

PSI: Compreende-se NOTA como OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte)
PSII: Já passou da hora de dissecar o discurso da Presidenta Dilma, não?
PSII: O Texto abaixo é de autoria da @VONE79 co-autora do blog da @apombalivre

@alvarodiogo "Compartilhe suas ideias"

-----

Barack Obama: Em busca de compromissos - Portugal - DN

A Democracia também se preserva nas Ruas por isso é necessária toda a segurança montada contra a fúria daqueles que defendem a violencia em vez da PAZ.
Eu sou pacifista defendo a paz em todo mundo, sou contra todas as guerras, venham elas da esquerda, da direita dos fascistas deste mundo odeio guerras Em todas as suas dimensões, a guerra é a política do Império para fora das suas fronteiras, sempre hostil, provocadora e extremamente violenta.
Mas a guerra do Império – ou o Império da Guerra – não seria completa sem um braço militar, que é a uma máquina de força bruta com uma enorme capacidade aniquiladora.
Com a intervenção no Iraque, inaugura-se o perigoso conceito de “legítima defesa preventiva”. Apesar da diplomacia, não foi possível desta vez gerar um consenso sobre mais esta guerra, que acabou por ser desencadeada por uma coligação formada por apenas alguns membros da NATO.
As guerras do Iraque e do Afeganistão foram provas da tese do imperialismo global, segundo a qual as guerras da era da globalização não são choques entre potências imperialistas nem meras excepções num processo de pacificação global, mas a guerra unida das potências contra os povos.
A invasão do Afeganistão numa suposta caça aos terroristas acabou por se transformar numa pedra no sapato dos EUA e da própria NATO. Tal como aconteceu na guerra do Iraque, os governos dos países participantes viram as suas opiniões públicas elevar os custos políticos da sua decisão. Sobretudo na Europa, revela-se difícil para as populações compreender porque razão estão os seus países, os seus recursos e os seus exércitos envolvidos em guerras longínquas, justificadas por um conceito de segurança ao qual não são próximas.

No entanto acredito no Presidente Obama e acredito que ele não tem nada a ver com o Bush. Barack Obama: Em busca de compromissos - Portugal - DN

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...