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quarta-feira, 23 de março de 2011

Zoológico: impróprio para crianças e animais.

Durante nossa última reunião deliberamos sobre a criação de alguns grupos de trabalho para aumentarmos a eficiência das ações do IN e também para nos descentralizarmos um pouco.

Os GT's ainda precisam ser formados e as discussões iniciadas, mas uma das ideias antigas do Coletivo diz respeito ao zoológico Pq. das Hortências em Taboão da Serra e para iniciarmos esta abordagem e a criação efetiva do grupo de trabalho deixo esse texto para introdução ao tema.

Boa leitura!

Aguardo comentários, possíveis ideias e interessados.

Abraços!

@alvarodiogo "Compartilhe suas ideias"

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Zoológico: impróprio para crianças e animais.
via Rede Social Vista-se por Ellen Augusta

A Vanguarda Abolicionista e ONGS da coalizão Lugar de Animal , tem feito manifestações em frente ao Mini-zôo da Redenção, em Porto Alegre.O objetivo do ato é dar apoio à iniciativa da Prefeitura em fechar o local, cujas condições foram reprovadas pelo Ibama. Um dos argumentos mais cansados que vemos por aí, é que a existência desses parques zoológicos é importante para a educação das crianças. Elas precisam ver os animais “estranhos” e a isso chamam de educar.

A realidade dos zoológicos está longe de ser educacional. São depósitos de animais, e quando abrem as portas à visitação, as cenas são tudo, menos educacionais.

Professores que sob o pretexto de “atividades extra classe” levam as turmas para fazerem baderna em torno dos animais. Nenhuma atividade é mais deplorável, tanto para o animal humano quanto para o não humano. Os atuais zoológicos precisam de reformulações sérias. Não podem continuar sendo palco para troca de figurinhas, digo, animais exóticos, nativos. Nem podem estocar animais e expô-los ao ridículo e à visitação permanente. Temos sim que lutar por santuários de preservação, onde a visitação se não rara pode ser inexistente. Lugares sérios são assim.

Hoje temos imensos recursos educacionais como vídeos, materiais diversos e não precisamos usar o animal como objeto de admiração que sinceramente não educa de forma alguma.

Essas visitas servem apenas para mostrar as condições indignas em que os animais vivem. E boa parte das crianças não aprende nada nestes lugares. Sou professora há mais de 10 anos e pela minha experiência, levar alunos para ambientes assim, é uma forma anti-prática de educar. Aulas dirigidas em locais próprios, sem a exposição dos animais são bem vindas, mas excursões não.

O caso do mini zôo em Porto Alegre é um exemplo. As pessoas passeiam ali. É um ítem a mais do parque. Não há nenhuma conscientização quanto á situação dos animais. E quando foi tomada a decisão de acabar com aquilo, que nem mesmo o Ibama aprovou, ainda teve gente que experneou.

Ou seja, quando algo pode melhorar, mudar, as pessoas lutam pelo conservadorismo. Querem ter o ítem do parque, os macacos, as figurinhas. Mesmo que tenham ido ali apenas uma única vez, ou nunca! Não podemos pensar nos animais? Levá-los para locais apropriados? Alguns escrevem grosserias afirmando que o que queremos na verdade é soltá-los na via pública.

Isso é coisa de pessoas sem noção, que não respeitam os animais. Gritam liberdade segurando correntes. Lutamos pela liberdade dos animais sim! Mas até o momento da readaptação ao ambiente natural (que é obrigação humana, já que fomos nós que os trouxemos ao nosso convívio egoísta) eles precisam de lugares adequados. E podem ter certeza há verbas e locais para isso. Falta apoio popular. Até mesmo apoio político nós temos neste caso.

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