--- Frase de Agora! ---
"A água é para os escolhidos
Mas como podemos esperar que sejamos nós..
... eu e você?"

Máquina do Tempo: Vaga Viva do Coletivo Ideia Nossa. A única vaga viva do lado de cá da ponte =) Vaga Viva do Ideia Nossa

Destaque da Semana: Onde está o sol que estava aqui?
Ladrões de sol, crise hídrica e êxodo rural

domingo, 6 de março de 2011

8° Protesto Contra o Aumento da Tarifa

"Vem! Vem! Vem, pra rua vem, contra o aumento!"

"Dança, Kassab, dança até o chão. Aqui é o povo unido contra o aumento do busão!"

"Quem não pula quer tarifa! Quem não pula quer tarifa!"

"Se você paga, não deveria, porque transporte não é mercadoria!"

"Ooô, Dilma! Eu quero ver o Passe Livre nacional acontecer!"

"Mãos para o alto R$3,00 é um assalto!"

"Estudo, trabalho, dou duro o dia inteiro. Kassab anda de carro e ainda rouba o meu dinheiro!"

Estes foram só alguns dos cânticos entoados na última quinta-feira (03 de março) no 8° protesto contra o aumento da tarifa este ano.

Desde o começo do ano estava afim de ir e neste dia quando vi os manifestantes reunidos na nossa íntima Praça do Ciclista não resisti e, acompanhado do Xuxu, descemos do ônibus que nos levava para a FATEC e resolvemos colocar um tijolinho neste muro de resistência pacífica.

O Movimento Passe Livre estava em peso, mas interessante mesmo foi ver os diversos movimentos sociais engajados na mesma luta.

Havia militantes de diversos partidos políticos (PT, PSTU, PCO, PSOL e PV), havia também anarquistas, ambientalistas, feministas, estudantes, trabalhadores e por onde passávamos víamos a aceitação generalizada da população pelo caminho. Ninguém está satisfeito com o transporte público nesta cidade, isto está mais que evidente!

O número de pessoas do sexo feminino me surpreendeu. Diversos grupos feministas estavam presentes e é isso aí: "lugar de mulher é na revolução!".

Havia muitos estudantes de diversos cursos e variados Centros Acadêmicos da USP, o que me chateou um pouco, pois para esse tipo de coisa o CA da minha faculdade é um zero à esquerda.

Percorremos um treco da Av. Paulista, depois retornamos e descemos a Consolação até chegarmos em frente a sede da prefeitura municipal. O número de protestantes ia aumentando conforme caminhávamos e há estimativas que chegamos a reunir 2.000 pessoas.

Os policias nos acompanharam o trajeto inteiro para (des)organizar a passeata, pois nós mesmos nos organizarmos inclusive criando um cordão de isolamento que ia abrindo caminho a frente da massa, cordão animado do qual pude fazer parte dançando e cantando.

O ritmo era contagiante, comemorávamos o carnaval protestando!

No final do protesto, onde normalmente a tensão aumenta e há confronto com os policias ocorreu tudo bem. O número de pessoas ao final do protesto diminuiu chegando a cerca de 700 pessoas, mas poucas protestavam.

Grupos conversavam separadamente, outros insistiam no protesto e uma parcela de "mascarados" pareciam estar ali apenas para provocar a polícia. Destes últimos pretendo falar em um post separado, para este relato acho que já basta.

O próximo protesto está marcado para a próxima quinta-feira em frente a casa do Prefeito Gilberto Kasab.

Para mais informações acessem: Movimento Passe Livre e Tarifa Zero

PS: Quando reuniremos pessoas para o Movimento Passe Livre Taboão da Serra?
PSII: Não acredita em uma vida sem catracas? Clique no tópico "Mobilidade Urbana" indicado abaixo e saiba mais sobre o MPL.

Dica de leitura:

@alvarodiogo "Contra a ideia da força, a força das ideias"

Um comentário:

Anônimo disse...

Entre no Blog :
http://atelierlaurabueno.blogspot.com/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...