--- Frase de Agora! ---
"A água é para os escolhidos
Mas como podemos esperar que sejamos nós..
... eu e você?"

Máquina do Tempo: Vaga Viva do Coletivo Ideia Nossa. A única vaga viva do lado de cá da ponte =) Vaga Viva do Ideia Nossa

Destaque da Semana: Onde está o sol que estava aqui?
Ladrões de sol, crise hídrica e êxodo rural

terça-feira, 20 de maio de 2008

Duas mostras unidas pela tecnologia

NANO - Em Quantum Tunnel visitante interage com plataforma à sua frente formando um rosto abstrato

Uma contempla o passado ao falar da vasta e sempre intrigante obra do gênio Leonardo da Vinci. A outra olha para o futuro ao jogar um pouco de luz sobre a muito debatida e pouco compreendida nanotecnologia.

O que as duas mostras em cartaz em São Paulo, aparentemente tão distintas, têm em comum? Resposta: a tecnologia.

A primeira, Os Segredos dos Códigos de Leonardo da Vinci, foi criada pelo Centro de Estudo e Pesquisas Leornado3 (www.leonardo3.net), de Milão, especializado na vida e obra do gênio italiano.

A segunda, Nano – Poética de um Mundo Novo, foi desenvolvida pela artista Victoria Vesna com base nas pesquisas do nanocientista James Gimzewski, ambos da Universidade da Califórnia (Ucla), nos Estados Unidos.

Segundo seus idealizadores, as mostras buscam traduzir para o grande público, através de ferramentas interativas, conceitos tecnológicos de diferentes momentos históricos. E como isso se relaciona com as artes.

A nanotecnologia promete mudar nossas vidas para sempre – como Leonardo, de certa forma, o fez. Mas e se o artista estivesse vivo, ele se interessaria pela nanotecnologia?

“Nunca teremos um novo Leonardo”, afirma Victoria. “O mundo hoje é tão complexo que Da Vinci não seria uma única pessoa, e sim um grupo. Mas quero acreditar que uma delas se interessaria, sim."

Bruno Galo


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...