--- Frase de Agora! ---
"A água é para os escolhidos
Mas como podemos esperar que sejamos nós..
... eu e você?"

Máquina do Tempo: Vaga Viva do Coletivo Ideia Nossa. A única vaga viva do lado de cá da ponte =) Vaga Viva do Ideia Nossa

Destaque da Semana: Onde está o sol que estava aqui?
Ladrões de sol, crise hídrica e êxodo rural

sábado, 31 de maio de 2008

Revolução (e um pouco de filosofia)

Revolução. Armada ou mental. Revolução pode ser definida como a tomada do poder, do sistema, ou a quebra dele, seja político, econômico, social ou cultural. Porém a definição mais básica de revolução consiste em mudar, transformar, revolver aquilo que existe no momento.

Quando lemos um livro, escutamos uma música, passamos um final de semana com os amigos nos revolucionamos. Nos revolucionamos a cada instante, pois nunca somos os mesmos, assim como o rio que sempre é um rio diferente, pois suas águas nunca são as mesmas. Viva a revolução, a transformação. A vida, o tempo, são tão raros e não param. São extremamente raros apesar de se encontrarem em qualquer lugar, a toda a nossa volta.

A cada um compete o que fazer de sua própria vida. Cada um tem suas prórprias idéias e ideais. E tudo depende de pontos de vista. Presumindo-se que Deus não existe, e eu o presumo, o certo e o errado passam a ser criações humanas. Esses conceitos, assim como os de moral e ética, nos são passados pelos nossos pais, e posteriormente pela prórpia sociedade da qual fazemos parte. Isso mostra quão impiedosa é a natureza. Aqui cito natureza como tudo que existe, pois tudo faz parte da natureza. A lei do mais forte prevalece em tudo. Seja com os animais selvagens, ou conosco também. Pois todas as leis, religiões e sistemas morais que existem hoje, foram criados um dia por homens. Homens com poder, que atravéz dele pôde implantar seus ideais e estendê-los a um grande número de pessoas. Poder não se resume a força. Uso poder no sentido do verbo poder.

Esses são pensamentos aterradores, pois mostram nossa verdadeira animalidade. Mostra que apesar de toda nossa inteligência e raciocínio, não passamos de animais. Com certeza temos sentimentos bons, como amor, amizade, compaixão. Mas espera aí, quem definiu isso como coisas boas? Não vou negar que sou adepto de todas as coisas que consideramos boas, e nem vou dizer que são invenções exclusivas da humanidade. A própria natureza tem grande papel nesse sentido, pois muitos desses sentimentos nos fazem sentir bem, e isso a nível profundo, significa que nós nos sentimos seguros. A civilização provavelmente surgiu como uma forma de sobrevivência, unindo seres fracos para tornar o conjunto mais forte. Esse é o princípio básico do facismo. Então seguindo nessa direção, podemos afirmar que sentimentos bons devem realmente ser estimulados pois nos são naturais. Certo, mas a própria violência nos é natural também. Medo, raiva, ódio, todos também são instintos que estão entrelaçados com nosso instinto de sobrevivência.

Sei que já comentamos isso, sobre nossos instintos e sobre nossa animalidade. E creio que todos concordamos de certa forma que nossa humanidade está em controlar nossos instintos, e fazer sempre que possível, o que nos parece certo, o que condiz com nossos corações.

Revolução. Eu acho que não precisamos revolucionar o mundo, mas a nós mesmos. Essa é a verdadeira revolução. Quando todos forem sinceros, e realmente fizerem aquilo que os fazem se sentir bem. Afinal, não é isso que todos perseguimos, a felicidade?
Quando dizemos que queremos mudar, e para isso se é nescessário uma quebra do sistema vigente, isso acarreta dizer que é nescessária a mudança das pessoas que controlam o sistema. Temos o direito de fazer isso? Direito também depende de ponto de vista. Para quem controla o sistema, o que ele faz é certo, condiga isso com seu coração ou não.
Então se não temos o direito de fazer isso, como alegar motivo para fazê-lo? Aí que entra a questão. Não precisamos de motivos maiores que nossa vontade pura. Se formos mais fortes, controlaremos o poder, e quem não concorda com isso será oprimido. Não há bem sem o mal. Se há ricos, também há pobres. O muno gira, e as coisas mudam, mas sempre desiguais. O capitalismo apesar de ser o pior sistema de vários pontos de vista, é o mais forte e o que mais obteve sucesso.

Mas apesar de tudo, isso são meus pensamentos, minhas idéias de como são as coisas. As posto aqui como um desabafo, para que leiam e reflitam. E saibam que eu igualmente procuro a felicidade, pura e simples. E saibam que também estou fortemente ligado a todas as idéias de moral e ética que estão em vigor em nossa sociedade. E que apesar de todas as imaginações e pensamentos audaciosos, nõ são assim tão diferente de vocês.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...