--- Frase de Agora! ---
"A água é para os escolhidos
Mas como podemos esperar que sejamos nós..
... eu e você?"

Máquina do Tempo: Vaga Viva do Coletivo Ideia Nossa. A única vaga viva do lado de cá da ponte =) Vaga Viva do Ideia Nossa

Destaque da Semana: Onde está o sol que estava aqui?
Ladrões de sol, crise hídrica e êxodo rural

domingo, 6 de setembro de 2009

"Abalando as estruturas"

O texto abaixo foi retirado do blog do Mello, ficam aqui os devidos créditos e uma ótima observação já antes divulgada via Twitter do Álvaro. Gostaria de fazer um link com o assunto, então confiram:

"Senado quer censurar internet; STF diz não

Ultimamente, quando o Senado resolve se reunir, não sai boa coisa. Ontem não foi diferente. Juntaram-se as comissões de Constituição e Justiça e de Ciência e Tecnologia e decidiram que valeria para a internet as mesmas regras que valem para rádios e TVs na cobertura das campanhas eleitorais.

Esquecem-se os nobres senadores que rádios e TVs são concessões do Estado. A internet, não. Além do mais, o STF, em abril deste ano, já decidiu que a internet é livre. Registro o que ficou decidido, para que os senadores arrumem coisa melhor para fazer.

Decisão do Supremo Tribunal Federal:

"... Silenciando a Constituição quanto ao regime jurídico da internet, não há como se lhe recusar a qualificação de território virtual livremente veiculador de ideias, debate, notícia e tudo o mais que se contenha no conceito essencial da plenitude de informação jornalística no nosso país.”

Em resumo, senadores: Censura não!"


O 'link' a que me refiro é com a música do Gabriel Pensador chamada Abalando. A música engloba principalmente a censura de maneira geral, a censura na panela do desabrigado, a censura na vida desigual neste país, a censura à liberdade de expressão. O motivo desta música ser criada, foi ter em seu primeiro álbum uma música censurada (posteriormente liberada - To Feliz Matei o Presidente) e alimentando ainda mais a 'revolta' daquela época em que Gabriel demonstra em sua carreira.
Na música tem trexos de outros artistas e profissionais no mesmo ramo que ele, Chico Buarque com Cálice e Geraldo Vandré quando dizia das flores em plena ditadura militar, Paralamas, Bob Marley entre outros.



Gabriel Pensador - Abalando

Gabriel o Pensador o homem que eles amam odiar
Agora voltou para Hm Hm tentar falar
Isso é se ninguém quiser me censurar me calar
(Manera rapaz
Da última vez eles te tiraram do ar)
Não eu não consegui acreditar nisso
Mas não vâmo esquecer e nem permanecer omissos num caso que diz respeito ao direito de um cidadão
De carregar no peito a sua liberdade de expressão
Liberdade de expressão aqui? Ha
Não existe
Eu fiz "Hoje eu tô feliz" e fiquei triste
Pois já não posso mais nem sair em paz
Os fdp confundem artistas com marginais
Mas eu não sou um marginal
Isso é um grande erro
Sou apenas um artista como todo brasileiro
E o meu erro foi dizer o que não devia
Acreditei que existia o quê: Democracia...
Então eu disse simplesmente o que o povo sente
Mas fui covardemente censurado pelo "Minha gente"
E a vontade que me dá não me venha perguntar
Eu vou falar
A vontade que me dá é de matar
É uma loucura ninguém cura esse país se num acabarmos com a censura que me lembra a ditadura militar
"Cale-se!"Cuidado"Como é dificil acordar calado"
Eles não censuram só o artista
Eles censuram o povão
Pior do que acordar calado é acordar sem o pão
"Paiê cadê o pão?" Foi censurado "Paiê cadê o leite?" Foi censurado "Paiê o quê que é carne hein?"
Essa é a censura na panela de um descamisado
"Paiê cadê o ovo?" Foi censurado "Paiê cadê o arroz?" Foi censurado porra "Pai tem feijão?" - Não
Toma essa água suja com farinha e num reclama pra num ser processado
E a diversão era um futebol inocente
"Quero perder de vez sua cabeça"
(Então eu vi um pessoal numa pelada diferente
Jogando futebol com a cabeça do Presidente)
"Cale-se" O povo unido outra vez foi vencido
Pediu pra ouvir meu rap mas não foi atendido
"Ué mas não existe mais censura no Brasil"
Amigo vai nessa que tu tá é fudido
E foi só uma cabeça que caiu
Nem demos a primeira então não vâmo sair de cima ouviu?

Vem! A gente abala quando quer
A gente abala se quiser

Porque o Pensador veio falar do que passou
Eu te digo
Não se lembre do passado e o teu futuro será escuro
Não se esqueça o que passamos há tantos anos
Procure a luz
Mete o dedo na ferida vive a vida
Limpa o pus
E conduz o pensamento para o tempo que quiser
Fique atento não se esqueça a gente abala quando quer
"Agora que lembramos um passado recente
Vamos falar do presente"
(E daqui pra frente?)
Não vamos nos intimidar
Chega de ser prego
É melhor ser o martelo rapá
Mas também não pense que o Brasil já foi pra frente pois como sempre ele está no mesmo lugar
E sempre estará
Se a gente não se julga inteligente o suficiente pra mudar
Seria melhor se suicidar
Mas na verdade esse momento é de nascimento
(É a hora H) Não vamos nos alienar
Olhe pro seu lado e veja como o povo está
"A arte é de viver da fé
Só não se sabe fé em quê"
E que fé será se não for a fé em nós mesmos
(Isso aí Pensador)
"Get up Stand up" Você não veio ao mundo á toa
E se veio fazer algo faça alguma coisa boa
O que tá errado (tudo)
Deve ser mudado
Abalando as estruturas com o Pensador
(Tô ligado!)
Eu tô falando de uma reformulação
Que começa na cabeça e vai passando pelo coração
Se voçê tem cabeça e coração
Não seja um vegetal
Seja um cidadão
É "geração cara pintada"?
Não. Jovens em geral
Caras pretas, coroas, pessoas, malucos e caretas
(Entrem nessa união)
Não seja um imbecil meu irmão
Põe a mão na cabeça
Pára pra pensar
Nós Temos o poder de abalar...

Por fim, o que pensar destes senadores, o que ganham eles com isto? Apenas o mercado ganha com isso; e mercado este que cada mês diminui drasticamente. Artistas como o próprio Gabriel Pensador, Ed Motta, Oswaldo Montenegro disponibilizam alguns de seus trabalhos totalmente gratuitos na internet. Os dedos que enchem o bolso dos senadores estão diminuindo enquanto grandes compositores desbancam a ordem do lucro.

"Mas não vamos nos permanecer omissos" né? ... "Vem, a gente abala quando quer!"

Fonte: Senado quer censurar internet

George H. S. Ruchlejmer
"Sua ideia é IdeiaNossa.blogspot.com"

2 comentários:

Álvaro Diogo disse...

Curti o post! Principalmente a música do grandioso Pensador.

"Se a gente não se julga inteligente o suficiente pra mudar
Seria melhor se suicidar
Mas na verdade esse momento é de nascimento
(É a hora H) Não vamos nos alienar"

Vamos renascer e trazer uma mudança à tona! Sugiro que todos não tenham medo de saciar a sede de conhecimento que adormece e tentem encontrar respostas para todas as dúvidas, e se não possuem dúvidas comecem a observar melhor o mundo que os rodeia que logo elas aparecerão. ;)

Alguém aqui sabe o por que do Senado? Tenho lido bastante e um dia desses um panfleto do PSTU chegou nas minhas mãos com essa indagação e a proposta de finalizar as atividades por lá e unificar com a câmara dos deputados federais.
Ainda não tive tempo de pesquisar melhor e ver o quão isso pode ser bom ou não.
Mas algo que tenho certeza que não é bom é a estrutura do senado, dividindo as cadeiras de maneira que cada estado fique com 3 senadores. Não acho que o Acre tenha que ter o mesmo número de parlamentares de São Paulo, e vocês?
Se mudasse ao menos isso com certeza figurinhas como Fernando Collor não se elegeriam. ¬¬

Resumos das aulas do 1º exatas B disse...

Temos que começar a perceber que o mundo não é tão perfeito mas nem tão imperfeito, o poder está simplesmente em nossas mãos, temos que lutar para conseguir sempre o melhor sobre o que queremos. Refletir e aprender a sobreviver, como seres racionais que somos. Juliane Souza

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...