--- Frase de Agora! ---
"A água é para os escolhidos
Mas como podemos esperar que sejamos nós..
... eu e você?"

Máquina do Tempo: Vaga Viva do Coletivo Ideia Nossa. A única vaga viva do lado de cá da ponte =) Vaga Viva do Ideia Nossa

Destaque da Semana: Onde está o sol que estava aqui?
Ladrões de sol, crise hídrica e êxodo rural

quarta-feira, 2 de março de 2011

Ideia Nossa em Ação! Plantio de árvores nativas em Taboão da Serra.


No último domingo (27) o Ideia Nossa realizou um plantio comunitário em parceria com a prefeitura, conselheiros do CMDU (Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano) e moradores do Pazzini e região. Deixo aqui um extenso relato do ocorrido e aguardo comentários.

Faixa de divulgação no EMEFEM Rui Barbosa.
Histórico

Para quem ainda não sabe o Ideia Nossa está alçando novos voos e para o próximo biênio estamos tentando criar a ONG Ideia Nossa.

O que começou com um blog de troca de ideias entre três amigos (Eu, Ge e Hideo), passou a ser um ponto de encontro virtual para as mais diversas discussões entre um público tão diverso quanto. Depois como Coletivo realizamos algumas ações isoladas e agora estamos nos organizando para tornar periódica nossas atividades e mobilizações até a efetiva criação na ONG Ideia Nossa.

Coletivo Ideia Nossa e a primeira muda plantada no dia (da esq. p/ dir.) : George Henrique, Álvaro Diogo, Pri e Toninho.

Para o ano de 2011 estamos nos encontrando semanalmente e definindo nossa linha de atuação para a elaboração do estatuto, tal como reorganizando alguns detalhes aqui na página do blog e também organizando o calendário de eventos que conta com no mínimo um evento por bimestre.

Por quê?

O Ideia Nossa sempre teve o meio ambiente pautado nas discussões e plantar árvores era um objetivo antigo.

Criamos mudas em nossas casas, mas ainda estão pequenas para o plantio nas ruas e a prefeitura colocou a disposição mudas com mais de 2 metros de altura de 3 espécies nativas: pau-fava, babosa branca e canela pimenta.

No calendário ambiental do estado a lei 13.120 (de autoria da Deputada Estadual Rita Passos) contempla o dia 27 de fevereiro como o Dia Estadual do Plantio de Árvores Nativas. A data tem como objetivo estimular os municípios a recuperar áreas desmatadas e ampliar sua arborização urbana.

Onde?

O quarteirão da escola Rui Barbosa foi escolhido pelo fato de inúmeros moradores utilizarem para a realização de exercícios físicos, portanto, o plantio sombreará a área estimulando a prática dos exercícios e de lazer, valorizando a paisagem, regulando o clima e equilibrando o ecossistema e enriquecendo a fauna e flora local.

Rua dos Jasmins: antes e depois

Com quem?

A ideia partiu de nós, mas todos os atores envolvidos foram essenciais para a realização do evento, em especial a prefeitura que através do departamento de meio ambiente abriu as portas para a participação popular organizando o evento lado a lado conosco.

Equipe da prefeitura: Sérgio, Ana Paula, José carlos, Cícero, Daniela e Antônio

Os conselheiros do CMDU eleitos ano passado para representarem a região 2, também estavam presentes e atuantes mesmo antes de tomarem posse. Agradecimento especial para a Telma que conseguiu com a direção do Rui Barbosa (Daniel e Maria Eliza) apoio e suporte para que o evento ocorresse.

Conselheiros do CMDU, região 2: Álvaro Diogo, Telma e Toninho

Todos os colaboradores do dia.

O Plantio

Para ilustrar um pouco do dia selecionamos algumas fotos ao invés de relatar por escrito:

Agradecimentos

Deixo aqui o agradecimento ao grande amigo e fotógrafo Alex Josias que cobriu o evento e trouxe essas fotos de ótima qualidade ao nosso post. Para quem deseja conhecer mais sobre o trabalho dele pode conferir neste link: http://www.flickr.com/photos/alexjosias . E para quem ficou com gostinho de quero mais fotos do evento, fica aqui o download de todas as fotos: Download.
Ao biólogo Reinaldo Amaral da ONG Repisa pela participação, críticas e dicas na hora do plantio.
À prefeitura por abrir espaço e incentivar a participação popular.
Aos moradores presentes e também àqueles que, mesmo de longe, estavam emitindo boas vibrações.
E por último, mas não menos importante: aos jornalistas Eduardo Toledo e Allan dos Reis pela cobertura e divulgação do evento.

Repercussão

Interessante como o plantio de 13 mudas mexeu tanto com a cidade. Percebe-se claramente a carência de áreas verdes e uma notável aptidão à participação popular. Torcemos para que ações como essa sejam repetidas inúmeras vezes ao redor da cidade.

Depois do evento houveram algumas repercussões bacanas que agradaram aos idealizadores da iniciativa, acessem e comentem:

Saímos na página incial do Portal O Taboanense e no artigo: Coletivo em defesa do meio ambiente planta mudas de árvores no Pq. Assunção


E não foi só na mídia não. No twitter muitos perfis também deixaram seus comentários sobre nossa ação:













































@alvarodiogo e @george_hsr "Vamos trocar ideias?"

3 comentários:

Daniela Lima disse...

A prefeitura fez o plantio da melhor forma possível, ao dar oportunidade a população de plantar árvores, gerou cidadãos responsável que cuidarão das mudas, evitando a depredação e vandalismo!!
Parabéns para todos envolvidos!!

Luciana disse...

Olá...

Estou realizando um trabalho de compensação no município de Taboão da Serra e precisava de dados sobre as espécies nativas que ocorrem na região...
Alguma dica??

Obrigada,

Luciana Kolm

meu email: lrlk16@gmail.com

Álvaro Diogo disse...

Daniela muito obrigado pelo comentário!

Luciana acabo de enviar um e-mail que pode te ajudar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...