--- Frase de Agora! ---
"A água é para os escolhidos
Mas como podemos esperar que sejamos nós..
... eu e você?"

Máquina do Tempo: Vaga Viva do Coletivo Ideia Nossa. A única vaga viva do lado de cá da ponte =) Vaga Viva do Ideia Nossa

Destaque da Semana: Onde está o sol que estava aqui?
Ladrões de sol, crise hídrica e êxodo rural

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Cidade para todos: o modelo de São Paulo

Boa tarde pessoal!
Saudações à todos os leitores das antigas e também aos que estão chegando agora, boa leitura, comentem e opinem a vontade. Sejam muito bem vindos!

Um dos temas abordados frequentemente aqui no blog e entre nossas reuniões relâmpagos é a mobilidade urbana, seja pedalando, em transporte coletivo ou simplesmente caminhando.
A ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) realizará em parceria com a UNICSUL uma palestra com o arquiteto Gustavo Partezani sobre o assunto.
Sei que está muito em cima, mas vale a pena comparecer, ou ao menos ler um pouco sobre o assunto, deixarei uma descrição detalhada sobre o evento e o link de um blog que trabalhava muito bem o assunto e que merece uma visita, uma leitura e uns comentários.

Álvaro Diogo "Vá de bike!"
http://www.ideianossa.blogspot.com

-----

Nesta quinta (23), ANTP e Universidade Cruzeiro do Sul promovem palestra sobre mobilidade do pedestre na cidade

Com a palestra intitulada Cidade para todos: o modelo de São Paulo, a cargo do arquiteto Gustavo Partezani, da empresa URB2 Arquitetos Associados, a ANTP e a Universidade Cruzeiro do Sul darão continuidade nesta semana ao ciclo de palestras abertas, gratuitas, sobre temas relacionados com a mobilidade urbana. Trânsito foi o primeiro tema. A série de palestras foi inaugurada em junho, com o tema Problemas de trânsito em São Paulo, desenvolvido por Eduardo Alcântara Vasconcellos, um dos principais pesquisadores brasileiros sobre o tema. Reabertura de matrículas para pós-graduação. Esta segunda palestra marca a reabertura de matriculas para o curso de pós-graduação (lato senso) em Mobilidade Urbana promovido pela ANTP e pela Universidade Cruzeiro do Sul.

Local e data:
Esta segunda palestra acontecerá no dia 23 de julho de 2009, a partir das 19h30, na Unidade Liberdade da Universidade Cruzeiros do Sul (Rua Galvão Bueno, 868, Liberdade, São Paulo-SP, telefone (11)3385-3000; uma referência desse endereço é a Estação São Joaquim do Metrô-SP). O interessado não precisa se inscrever, bastando comparecer ao local do evento no horário. No subsolo do edifício há estacionamento particular cujo custo ficará cargo do participante.
O PALESTRANTE E O TEMA
Gustavo Partezani é arquiteto e urbanista formado pela Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo, e mestre em Arquitetura, pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, também da USP. “Atuo na área de desenvolvimento de projetos e desenho urbano, na requalificação de centros e vias públicas, do que é exemplo o caso recente da Avenida Paulista”, diz, acrescentando que, como consultor técnico de projetos e legislação sobre vias públicas, tem desenvolvido estudos e projetos voltados para o campo da mobilidade urbana e da acessibilidade nas cidades. Pedestres. Partezani afirma que a cidade de São Paulo, maior metrópole da América Latina, tem promovido uma série de iniciativas para a melhoria de seu sistema de mobilidade. Tal desafio vem sendo enfrentado por meio de uma série de iniciativas que combinam a infra-estrutura, o transporte e o desenho urbano. “Um dos objetivos desta ação é encorajar o deslocamento a pé como um dos principais integrantes do sistema de transporte, introduzindo a requalificação do desenho das ruas com grande prioridade para os pedestres, com segurança, acessibilidade e melhoramento de seus aspectos estéticos”. Modos seguros. Em sua exposição, o arquiteto vai explicar por que a cidade de São Paulo precisa encorajar modos seguros de transporte dentro de uma política em que o pedestre deve ter prioridade. E por que, em complementação a isso, é também necessário criar um ambiente urbano em que os diferentes modos de transporte possam co-existir, sendo a aplicação do desenho universal a principal ferramenta para alcançar estes objetivos. Desafios. Partezani frisa que, com grandes desafios em termos de escala e poucos recursos econômicos, algumas experiências tentam combinar tecnologia com uma visão de igualdade social, realizando notáveis progressos. “Em minha palestra, apresentarei um estudo de caso, mostrando que algumas medidas que podem ser adotadas para melhorar a mobilidade do pedestre na cidade, com o desenvolvimento de padrões de desenho urbano das ruas e redução do conflito entre pedestres e veículos”. Projetos. Entre os projetos mais recentes de Gustavo Partezani estão o Boulevard Vila Madalena (2008), Redesenho da Praça Osvaldo Cruz, em São Paulo (2008), a Diretriz técnica 'Pavimento de concreto moldado in loco para aplicação nas calçadas do município de São Paulo' (2008), Requalificação das calçadas da Avenida Paulista (2007) e Redesenho da infra-estrutura da Avenida Brigadeiro Faria Lima (2007).



-----
Para saber mais:



2 comentários:

Pri disse...

O pior de td é o quarterao da paulista que continua intacto...

Álvaro Diogo disse...

O melhor foi agente voltando de guarau tentando achar a calçada que não foi reformada...ehaiuehauih

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...