--- Frase de Agora! ---
"A água é para os escolhidos
Mas como podemos esperar que sejamos nós..
... eu e você?"

Máquina do Tempo: Vaga Viva do Coletivo Ideia Nossa. A única vaga viva do lado de cá da ponte =) Vaga Viva do Ideia Nossa

Destaque da Semana: Onde está o sol que estava aqui?
Ladrões de sol, crise hídrica e êxodo rural

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Big Brother

por Felipe Cruz

Big Brother é muito Foda! Sério, é bom de mais. Não entendo como as pessoas podem deixar de conhecer tal sublime ideia. Prende-me de tal forma que não consigo parar de prestar atenção. Brigo até com o sono por ele.

A transformação da realidade é o tema principal de 1984. Uma história que se passa no "futuro", redigida por George Orwell. Uma narrativa brilhante que prende o leitor do começo ao fim.


O livro conta a história de Winston Smith. Um homem que trabalha para o Governo vigente, com a função de escrever e modificar dados de acordo com os interesses do partido. Porém, Smith questiona a forma de agir do atual governo (que pode ser comparado ao que conhecemos por ditadura). O governo possui a polícia do pensamento, que desaparece com opositores sem deixar vestígios. Por isso, Smith temia e agia com cautela ao blasfemar e se opor ao Grande Irmão.


Nada muito distante do que conhecemos e/ou presenciamos em nossa fatídica ditadura militar. Um livro escrito e lançado pós-guerra mundial no ano de 1948. Que, como dito antes, nos prende com sua riqueza de detalhes, narrativa admirável e extraordinário enredo.

6 comentários:

Unknown disse...

Parabéns Fê.... Adorei..... É bem isso mesmo.

Unknown disse...

Parabéns Fê.... Adorei..... É bem isso mesmo.

Anônimo disse...

o livro eh um marco de ficção cientifica, muito bom, já o programa da Globo é um lixo, uma porcaria cultural que deveria ser proibida.
Nada tem a ver com o livro, gente mesquinha, com cerebro atrofiado com roteiro Global e com fofoca, ridiculo! ass. Matt Paulista

Felipe Araújo disse...

O reality show foi criado na Holanda inspirado no Big Brother do livro... A primeira vez que o termo "Big Brother" foi utilizado foi no 1984. Refere-se a constante vigilância do regime totalitário do "Grande Irmão".
Atrai leitores procurando coisas sobre o Big Brother. Faz quem já leu o livro gostar ainda mais do Ideia Nossa. E ainda de quebra faz com que quem não esteja entendendo bulhufas, seja porque não manja do reality ou porque não manja do livro tente entender o post, pesquisando no google ou interrogando amigos... Tomo as palavras de meu amigo Talaio como minhas.

Não creio que todas as pessoas vão atrás. Principalmente aquelas que se dão ao luxo de se entreter com o big brodi da tv. Mas enfim, Minha intenção é instigar a curiosidade e trazer mais repercussão ao texto, com intuito de incentivar a leitura.

Mas de qualquer maneira agradeço sua opinião.

Tânia disse...

Falcão já dizia que corno é aquele que aceita o chifre. Penso que é assim a vítima da ditadura, só é oprimido quem aceita. Relevando minhas toscas comparações, ótimo texto, Fe! Adorei.
Isa

Thiago Shimada disse...

Se a indicação é do Felipe, só pode ser bom. Vou ler esse livro, discutimos depois.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...