--- Frase de Agora! ---
"A água é para os escolhidos
Mas como podemos esperar que sejamos nós..
... eu e você?"

Máquina do Tempo: Vaga Viva do Coletivo Ideia Nossa. A única vaga viva do lado de cá da ponte =) Vaga Viva do Ideia Nossa

Destaque da Semana: Onde está o sol que estava aqui?
Ladrões de sol, crise hídrica e êxodo rural

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Pensando Pensador

Texto: George Ruchlejmer/ Fotos: Divulgação

Antes de mais nada, quero cumprimentar-vos novamente. A um tempo não tenho me aventurado aos mares das palavras para reunir aqui um pouquinho de cultura, estive mais trabalhando no background do coletivo nos ultimos tempos. Hoje o motivo de minha inspiração se figura em num retrato de minha cultura Hip Hop: O Pensador. Não, não é do homem representado por uma estatua lutando contra suas próprias forças a quem me refiro, e sim sobre outro cidadão que também luta, mas com todas as suas forças, pela comunidade a quem influencia.


É ao Gabriel O Pensador que dedico este post, um exemplo de mente e coração aberto. Nosso brasileiro representou o hip hop através de suas composições e influenciou um bocado de gente com seus textos. "Era muito dificil você encontrar alguém que conhece um rapper, você ia no cinema e encontrava um cidadão que reconhecia um artista de rapper e parecia ter encontrado alguém de outro planeta". Além dos seus ótimos trabalhos nesta área, invadiu o mundão do MPB com a:
"Festa da Música Tupiniquim
Que tá rolando aqui na rua Antônio Carlos Jobim
Todo mundo tá presente e não tem hora pra acabar
E muita gente ainda tá pra chegar



... e do Rock'n'Roll em que não deixou em nada a desejar como na "Se liga aí":
"Liberdade relativa não é liberdade.
Liberdade atrás da grade não é positiva.
Liberdade negativa é negar a verdade.
Liberdade de verdade é vida, viva, viva!"


Este solitário surfista que  "...passsei um tempo fora, eu passei um tempo longe, não importa quanto tempo, não importa onde, num lugar mais frio, ou mais quente de repente, onde a gente é esquisita, um lugar diferente..." passou um tempo vivendo de seus livros, de sua prosa. Além disto montou inumeros projetos com comunidades da rocinha, projetos em escolas, projetos no futebol. Este pai de dois filhos mudou muito depois de seu ultimo album Cavaleiro Andante e hoje, em 2013 volta a ativa musical com o novo album Sem Crise. Definitivamente mais maduro e conceitual, como tem representado sempre sua evolução musical desde seu primeiro album.

Este album novo não tive opórtunidade te ter em minhas mãos, mas um pouco de seu trabalho já está compartilhado (por ele mesmo) na internet, e entre estes a musica Linhas Tortas. Música mais pessoal de toda sua carreira, a maturidade revelada é impressionante. Gosto do jeito que o Pensador tem de contar de sua vida pelas suas musicas... é viver de musica/rimas e fazer de sua vida elas próprias, resgatando o "sorriso emocionado de um senhor experiente, em pé há duas horas debaixo do sol quente" e minha total adimiração.

- Ei... Ei... Parado você aí!
- Quem, eu?
- É você mesmo, vai pra onde?
- Vou trabalhar.
- O que é que é isso aí? É droga?
- Não, mas faz quem usa viajar.
- É o que? É arma?
- Não, mas faz quem usa ser mais forte.
- O que é que você vai fazer com isso?
- Eu vendo isso pra quem tem o poder de compra dos que não podem comprar e ajudo a aplicar no povo e explico o modo de usar. Eu vendo livros, cara.
- É um bom negócio?
- Honesto e bom, pode crer. E a melhor parte é poder entregar sabendo que alguém vai ler. Tem gente que escreve por ego ou só pra fazer firula; o meu texto é simples, sincero, é tinta que sai da medula, eu chuto as palavras pra fora e elas que vem me buscar num jogo de bola e gandula.



"Ninguém sabia bem o que era, mas eu estava viciado naquilo e viciei uma galera!"

Deixo este post finalizado com a música que retrata o diário desse Pensador que estava lá, fazendo parte de minha vida desde a 7ª série sendo utilizada pela minha professora de português, bom apetite!




Um comentário:

Gilson Motta disse...

Bacana o texto man. Sem palavras para o Pensador, sensacional.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...