--- Frase de Agora! ---
"A água é para os escolhidos
Mas como podemos esperar que sejamos nós..
... eu e você?"

Máquina do Tempo: Vaga Viva do Coletivo Ideia Nossa. A única vaga viva do lado de cá da ponte =) Vaga Viva do Ideia Nossa

Destaque da Semana: Onde está o sol que estava aqui?
Ladrões de sol, crise hídrica e êxodo rural

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Abecedário Extraordinário: Jazz

Era uma noite chuvosa recheada de sentimento e sensações.
O computador trabalhava incessantemente acrescentando ao HD diversos álbuns baixados da (falecida) comunidade Discografias. Diversos ritmos, estilos e nacionalidades preenchiam minha noite, quando ao lembrar-me de checar mais uma vez a lista de bandas para baixar, me deparo com alguns nomes importantes do piano no Jazz, retirados de uma revista do ícone Mocidade, dentre eles: Thelonius Monk, Bud Powell, McCoy Tyner e Bill Evans. Nessa mesma época estava cursando Contra-Baixo Elétrico na Escola de Música Municipal e um dos ritmos que estava estudando era justamente o jazz. Tudo conspirava para brotar um amor eterno.
Sempre ouvia muito bem do jazz, e eu mesmo falava muito bem do bendito mesmo sem conhecê-lo afundo, pois bem, começei a conhecê-lo e o amor crescia dia após dia.
Outro importante fator no meu aprofundamento jazzistíco foi os quadrinhos do V de Vingança. No filme dá-se pouca ênfase as músicas que ele escuta no juke box, porém nos quadrinhos há diversos diálogos que defendem e elogiam o trabalho de alguns músicos, entre estes uma das maiores cantoras do gênero: Billie Holiday.
O circo estava montado! Agora era download atrás de download e conheci diversas vertentes do jazz, ultimamente ouço muito os cantores mais modernos que possuem influências do soul, do rock e até da MPB - fica a dica para conferirem um álbum que disponibilizei aqui no blog uns tempos atrás e deixo o link para quem ainda não baixou no final do post.
Mas naquela noite ouvi diversos discos e transbordava de inspiração, todos aqueles ícones do jazz no meu computador, as melodias perfeitas, os ritmos ora regulares ora tão quebrados, músicas com solos de piano, solos de sax, solos de guitarra, solos vocais...aaaah! Era tudo tão encantador que essa noite ficou marcada!
Não podia deixar passar, abri o bloco de notas e com uma ligeira digitação fui anotando tudo que me rodeava e transbordava de dentro pra fora através dos meus dedos e logo, logo estava lá, mais uma letra ao meu repertório, na verdade mais um singelo poema que me atrevi a musicar mais pra frente, já na era Geração Distinta. Acredito que alguns já o leram aqui mesmo no blog, ou já ouviram-me tocando em algum sarau por aí, mas deixo o vídeo gravado aqui no meu quarto com a câmera do Ge para que vocês possam conhecer, o áudio está fora do vídeo, mas acredito estar audível.
-----


Chuva de Jazz

Ao som da chuva de jazz
Não sei se saio cantarolando
Ou me tranco para calcular uns problemas

Me anestesio com algumas canções
E não sei se devo sonhar
Ou esquecer da vida

Descendo ou subindo
É só uma questão de ponto de vista

Ao som do jazz sem a chuva
Não sei se devo apagar tudo que escrevi
Ou se devo salvar para reler quando a chuva voltar

Me animo agora com algum rock and roll
E não sei se devo gritar
Ou deixar tudo como está

Descer ou subir
É só uma questão de ponto de vista...
-----

Espero que tenham gostado, aguardo críticas.
Continuando meu post, que fiz aos moldes "Bah´s Post", com o intuito de contar minha entrada no mundo do Jazz e de inspirá-los a conhecer mais este estilo tão fascinante, criativo, improvisado, perfeccionista que é o jazz.
Deixo os nomes de alguns gigantes retirados de uma cartilha da Livraria Saraiva para servir de apoio para quem quiser se aprofundar:
Miles Davis - Kind of Blue: O álbum mais vendido da história do jazz!
Herbie Hancock - Head Hunters: Pianista e compositor norte-americano, considerado um dos mestres do jazz.
Wayne Shorter - Native Dancer: Um dos grandes saxofonistas e compositores da história do jazz.
Stan Gets - The Best of Two Worlds: Saxofonista, gravou com João Gilberto e Tom Jobim, ajudando a difundir a bossa nova pelo mundo.
Sarah Vaughan - Brazilian Romance: Interpréte do bepop. Uma das mais importantes e influentes vozes femininas do jazz.
Charles Mingus - Mingus Dynasty: "The Angry Man of Jazz", grande baixista, pianista e compositor da história do jazz.
Louis Armstrong - Louis Armstrong and His Friends: O cornetista e trompetista tornou-se um ícone ao redor do mundo. Como cantor gravou hits como "Stardust" e "What a Wonderful World".
Stanley Clarke - Original Album Classics: Um dos baixistas mais influentes e importantes do jazz.
Sonny Rolins - Original Album Classics: Um dos saxofonistas mais atuantes e influentes do jazz.
-----

Bom, pelo jeito a APCM (¬¬³) está atuando até nos sites de armazenamento. Então só resta deixar o link do post e o procurar o download em outros servidores.
http://ideianossa.blogspot.com/2009/01/esperanza-spalding-revelao-do-jazz.html

Próxima palavra: Kosovo

Álvaro Diogo
www.ideianossa.blogspot.com

3 comentários:

~ βaHh ' * disse...

*publico feminino enlouquecido grita* Alvinho lindooooo... ahhhhhhh!! *uma desmaia* hauhaua xD)

Bom.... eu curti muuuuitooo... agora sim tá do jeito que eu imaginei quando você me falou da brincadeira n.n

Nooossaa... você no YouTube *--* o melhor é a olhadinha pro lado que você dá no começo da música... você faz isso todas as vezes que toca xD olha que eu já vi você toca-lá umas 4 vezes 8D show Talaio.. sou sua fã i/

O que ser um "Bah's post"?

Álvaro Diogo disse...

heiauehhaeauueaieahaiu.. é, a cada dia que passa o blog fica melhor, mas acho que a brincadeira ficou do jeito que deve ser quando você criou o modelo "Bah´s Post", sem definições, sem histórico, sem Ctrl C + Ctrl V, algo realmente extraordinário, que é o que a brincadeira pede. o/

Sobre a olhadinha... que olhadinha? O.o

Ah! em breve, talvez, quem sabe, estarei com uma voz menos pior...ehiauehuiae me inscrevi para canto no Liceu, aliás, quem se interessar em fazer algum instrumento as inscrições estão abertas até dia 6, só comparecer com xerox de rg, cpf e comprovante de residência.
Abraços!

~ βaHh ' * disse...

Presta a atenção no vídeo... no começo da música você olha umas 2 ou 3 vezes pra direita!! Toda vez que você toca essa música faz a mesma coisa!!

Ahhhh... modelo Bah's post soa tão bem 8D hauhaua mais que bom que ficou legal n.n

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...