--- Frase de Agora! ---
"A água é para os escolhidos
Mas como podemos esperar que sejamos nós..
... eu e você?"

Máquina do Tempo: Vaga Viva do Coletivo Ideia Nossa. A única vaga viva do lado de cá da ponte =) Vaga Viva do Ideia Nossa

Destaque da Semana: Onde está o sol que estava aqui?
Ladrões de sol, crise hídrica e êxodo rural

domingo, 14 de junho de 2009

Amor ao Metal que Ama de Volta



Neste domingo de feriado prolongado resolvi me dar folga dos afazeres da faculdade, do trabalho, do namoro e dedicar-me um pouquinho ao blog, então deixo mais um post para vocês.
Achei este texto muito interessante e resolvi compartilhar e dedicar principalmente àqueles que ainda não pedalam para que, quem sabe, uma paixão surja deste post-cupido.
Além de valorizar a bicicleta como meio de transporte o texto aborda um assunto que também vale ser discutido, que é a promoção da bicicleta pelo marketing e mídia em geral. A cidade citada é Bruxelas, mas o mesmo vem ocorrendo, ainda que lentamente, em São Paulo. É cada vez mais comum encontrar com ciclistas nas ruas e o número vem aumentando. Algumas atitudes das grandes coorporações (com boas intenções ou não...) como implementar bicletários e alugar bicicletas talvez esteja colaborando; uma ação da Prefeitura de São Paulo em parceria com a SPTrans e o site CicloBR em educar motoristas de ônibus¹ também é um sinal positivo, isso mostra como a Bicicletada-SP tem causado efeito.
Bom, espero que gostem.
Saudações a todos os ciclistas e futuros ciclistas do blog!

-----
Amor ao Metal que Ama de Volta


Minha Bicicleta me Ama - www.velove.be

A bicicleta é um conceito que se busca promover, algo que está ali para ser consumido. Promover a bicicleta é algo que cabe dentro da lógica do marketing, a “mercadologia”. Mas aí reside a contradição, muitas vezes nem tudo é está dentro da lógica de compra e venda, do interesse em obter algum lucro através da comercialização de um conceito/idéia, serviço ou produto.
Pedalar pertence mais a esfera do “ser” do que do “ter” é estado de espírito e
uma atividade cotidiana, é tão essencial quanto respirar e tão simples quanto colocar um pé a frente do outro. No entanto a vida em simplicidade e a valorização de valores menos mercadológicos para as pessoas e as relações sociais é um conceito que tem sido amplamente promovido. A bicicleta, naturalmente cabe nesse conceito.
Dentro do intuito de promover a bicicleta e seus inúmeros benefícios para o indivíduo e a sociedade, o “Mobilidade Bruxelas” distribuiu sinetas de bicicleta em forma de coração para divulgar o site de incentivo ao uso das magrelas na cidade. Vale a visita
As razões para que o órgão de trânsito - ou “deslocamentos” como eles chamam - promova a bicicleta são as mais óbvias, diminuiu a pressão sobre todo o sistema de deslocamentos na cidade. Tanto o transporte público quanto o sistema de suporte para o transporte privado se beneficiam pelo maior uso da bicicleta. Nada mais natural portanto que os responsáveis por gerenciar o tráfego em Bruxelas tenha um amor declarado pela bicicleta e acreditem na reciprocidade desse amor.


Caso tivessem a possibilidade, as bicicletas amariam verdadeiramente nossas cidades. Como não pode haver amor entre o metal, a borracha e o asfalto e o concreto, resta ao ciclista ser o maestro e intermediador do cicloamor. Um amor que não se vende e não se compra, apenas ciclicamente, flui.


-----

3 comentários:

George Ruchlejmer disse...

Olha que bunito post !
"Um amor que não se vende e não se compra, apenas ciclicamente, flui."

demais ! .... bela jazida pra nós... thanks Talaio !

cade a Pri pra postar aqui ? xD

Seria interessante também depois procurar essas formas de educação e conscientização dos motoristas e expor este lado aqui no blog também...

vlw!

Álvaro Diogo disse...

bom demais né?
quem não pedalava agora vai pedalara né Bah?!

*preparando post de educação de trânsito

e acessem o mail do blog, encaminhei uma crítica do autor do blog que retirei este texto, é algo que devemos repensar.
Flws!

Báh ~ disse...

Ohnnn.. eu achei lindo, e quero um bagulho de coração daquele *--* não gosto de pedalar gente.. eu caiu e me ralo todinha i-i

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...