Achei este texto muito interessante e resolvi compartilhar e dedicar principalmente àqueles que ainda não pedalam para que, quem sabe, uma paixão surja deste post-cupido.
Além de valorizar a bicicleta como meio de transporte o texto aborda um assunto que também vale ser discutido, que é a promoção da bicicleta pelo marketing e mídia em geral. A cidade citada é Bruxelas, mas o mesmo vem ocorrendo, ainda que lentamente, em São Paulo. É cada vez mais comum encontrar com ciclistas nas ruas e o número vem aumentando. Algumas atitudes das grandes coorporações (com boas intenções ou não...) como implementar bicletários e alugar bicicletas talvez esteja colaborando; uma ação da Prefeitura de São Paulo em parceria com a SPTrans e o site CicloBR em educar motoristas de ônibus¹ também é um sinal positivo, isso mostra como a Bicicletada-SP tem causado efeito.
Bom, espero que gostem.
Saudações a todos os ciclistas e futuros ciclistas do blog!
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Amor ao Metal que Ama de Volta
Minha Bicicleta me Ama - www.velove.be
A bicicleta é um conceito que se busca promover, algo que está ali para ser consumido. Promover a bicicleta é algo que cabe dentro da lógica do marketing, a “mercadologia”. Mas aí reside a contradição, muitas vezes nem tudo é está dentro da lógica de compra e venda, do interesse em obter algum lucro através da comercialização de um conceito/idéia, serviço ou produto.
Pedalar pertence mais a esfera do “ser” do que do “ter” é estado de espírito e
uma atividade cotidiana, é tão essencial quanto respirar e tão simples quanto colocar um pé a frente do outro. No entanto a vida em simplicidade e a valorização de valores menos mercadológicos para as pessoas e as relações sociais é um conceito que tem sido amplamente promovido. A bicicleta, naturalmente cabe nesse conceito.
Dentro do intuito de promover a bicicleta e seus inúmeros benefícios para o indivíduo e a sociedade, o “Mobilidade Bruxelas” distribuiu sinetas de bicicleta em forma de coração para divulgar o site de incentivo ao uso das magrelas na cidade. Vale a visita
As razões para que o órgão de trânsito - ou “deslocamentos” como eles chamam - promova a bicicleta são as mais óbvias, diminuiu a pressão sobre todo o sistema de deslocamentos na cidade. Tanto o transporte público quanto o sistema de suporte para o transporte privado se beneficiam pelo maior uso da bicicleta. Nada mais natural portanto que os responsáveis por gerenciar o tráfego em Bruxelas tenha um amor declarado pela bicicleta e acreditem na reciprocidade desse amor.
Caso tivessem a possibilidade, as bicicletas amariam verdadeiramente nossas cidades. Como não pode haver amor entre o metal, a borracha e o asfalto e o concreto, resta ao ciclista ser o maestro e intermediador do cicloamor. Um amor que não se vende e não se compra, apenas ciclicamente, flui.
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3 comentários:
Olha que bunito post !
"Um amor que não se vende e não se compra, apenas ciclicamente, flui."
demais ! .... bela jazida pra nós... thanks Talaio !
cade a Pri pra postar aqui ? xD
Seria interessante também depois procurar essas formas de educação e conscientização dos motoristas e expor este lado aqui no blog também...
vlw!
bom demais né?
quem não pedalava agora vai pedalara né Bah?!
*preparando post de educação de trânsito
e acessem o mail do blog, encaminhei uma crítica do autor do blog que retirei este texto, é algo que devemos repensar.
Flws!
Ohnnn.. eu achei lindo, e quero um bagulho de coração daquele *--* não gosto de pedalar gente.. eu caiu e me ralo todinha i-i
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