--- Frase de Agora! ---
"A água é para os escolhidos
Mas como podemos esperar que sejamos nós..
... eu e você?"

Máquina do Tempo: Vaga Viva do Coletivo Ideia Nossa. A única vaga viva do lado de cá da ponte =) Vaga Viva do Ideia Nossa

Destaque da Semana: Onde está o sol que estava aqui?
Ladrões de sol, crise hídrica e êxodo rural

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Wicked - Maligna

Faz tempo eu precisava escrever sobre esse livro, abrange muitos temas polêmicos. Mas quando vi a peça, o musical da Broadway, tive a certeza de que Elphaba, a bruxa do Mágico de Oz, é a melhor heroína de todas. Nossa, você deve pensar, bruxa e heroína, uma seguida da outra... referindo-se a mesma pessoa. Estranho, huh?
Antes de começar a falar sobre o livro e a peça, é essencial saber a história (pelo menos o básico do básico) do Mágico de Oz. Aqui nos EUA é tradição, mas no Brasil acho (não tenho certeza porque eu ganhei o filme quando era muito pequena) que não fez tanto sucesso assim, porque com as pessoas que eu comentei, perguntaram 'mas sobre que é o Mágico de Oz?'. Então, vamos a um resumo.

Pequena Dorothy mora numa fazenda no Kansas junto com seus tios. No meio de uma tempestade, a menina sente a falta do seu cãozinho Totó e sai desesperadametne a sua procura. A tempestade piora e ela se esconde numa casa abandonada que é levada por um tufão, que a leva para uma terra desconhecida, o país de Oz. A casa onde ela estava cai em cima de uma bruxa, a Bruxa do Leste e os cidadãos ficam muito agradecidos. Dorothy quer voltar ao Kansas, ao perguntar quem poderia ajudá-la, os Muchkins dizem que ela tem que seguir a estrada dos tijolos amarelos, estes a guiarão à Cidade das Esmeraldas e encontrará o Mágico de Oz! Para protege-la durante o caminho, ela usa os sapatinhos de rubi da bruxa morta. Só que, a Bruxa do Este tinha uma irmã, a Bruxa do Oeste (eita criatividade!), que ao saber que tinham matado sua irmã e roubado seus sapatos de rubi, ficou louca da vida! Jurou matar a nossa pobre e pequena Dorothy. Enquanto isso, Dorothy seguia a estrada dos tijolos amarelos, conhecendo um Espantalho que sonha em ter um cérebro; um Homem de Lata que deseja ter um coração e um Leão covarde (óbvio o pedido dele). Ao encontrar o Maravilhoso Mágico de Oz, ele promete cumprir o pedido de todos, com uma condição. Matar a Bruxa do Oeste. Claro que numa história onde há bruxas malvadas e garotinhas inocentes, há também uma Fada Madrinha, que neste caso é a Bruxa Boa do Sul.

*De volta a Wicked*
A Bruxa do Este (Nessarose/Nessa), Oeste (Elphaba/Elphie), Bruxa Boa do Sul (Galinda/Glinda)... um dia foram pessoas normais (ou nem tanto). Como todo mundo, elas tiveram infancias. Elphie é a irmã mais velha de Nessa, e por algum motivo, ela nasceu verde. Para superar o preconceito que sempre esteve ao redor, ela sempre estudou MUITO, é extremamente sarcástica e chega a ser grossa. Nessa, segundo o livro, nasceu sem braços; na adaptação ela não consegue caminhar. Mas em ambos, ela é linda, sendo sempre o centro da atenção do pai... e Elphie tem que fazer de tudo para protege-la. Glinda é fácil descrever. Loira. \o/ (sem ofensas)
O país de Oz tem criaturas de todos os tipos... de elfos e duendes... até Animais e animais. Os Animais são animais que tem o dom de falar e pensar como humanos. Mas coisas muito estranhas estavam acontecendo em Oz. Animais estavam sumindo, outros perdiam seus direitos como cidadãos, e o pior... alguns desaprendiam a falar.
Glinda conhece as irmãs na universidade, Shiz, e se odeiam logo de princípio. Nossa Elphie, de tão inteligente que é, conseguiu uma oportunidade única! Conhecer o Maravilhoso Mágico de Oz e ajudá-lo em um assunto misterioso. Ele possui um livro de magia que não consegue ler, e Elphie tem o dom de entender os feitiços. Para testar, ver se o poder é verdadeiro, o Maravilhoso Mágico de Oz pede que ela aplique um determinado feitiço em seu macaco de estimação. Este se transforma em uma criatura horrorosa, com asas de morcego e dentes afiados; o Mágico fica satisfeito com o resultado, diz que pretendia usá-los como espiões. Elphie. como defensora dos direitos dos Animais e animais e se recusa a ajudá-lo... e se transforma na nova vítima do Mágico. Ele diz pro país inteiro que ela é uma bruxa terrível, tem que morrer!
E... a música mais linda da peça! (Só consegui c/ subs em espanhol, sry!)


Leiam o livro, assistam a peça! *-*
Wicked está lá no topo da minha lista de musicais! (Todo mundo a esta altura ja percebeu a minha fascinação por musicais, o 1o lugar sempre será do Fantasma da Ópera)
Malz se o resumo não faz muito sentido... mas é muita informação, detalhe e medo de estragar o livro pra vocês =x
Inteeh ^^
(uff, agora só faltam mais uns 2 posts... e eu fico em dia =D)

5 comentários:

Álvaro Diogo disse...

eu amo Mágico de Oz *.*
já vi o filme várias vezes, já fiz os esquemas com o Dark Side of the Moon algumas vezes também e amei o livro, aliás, que são vários, mas só encontrei o primeiro para ler, que é onde o filme foi baseado, e a história que todos conhecem.
Sobre Wicked, não entendi muito bem, mas vou procurar esse livro para ler, sabe o título que foi lançado no Brasil?
O vídeo vejo depois pois estou no trabalho..hehe
beijo valeu pela dica!

Maguita* disse...

Maligna - A Versão da Bruxa
Para os que amam ou odeiam o Mágico de Oz

Báh ~ disse...

eu amo Mágico de Oz *.* [2] Só que acho a Dorothy uma idiota!!

Eu vih o livro.. tava baratinho... mas depois não achei mais i-i vou lá na saraiva xD

Quero o musical i-i

Maguita* disse...

Acredita que nao tao vendendo o musical? T_T
Assim que assisti, cheguei em casa - pc - pesquisa: wicked! Minha irma baixou o cd, que eh mara, mas nao tao vendendo o dvd ainda =~~

Acho a Dorothy uma idiota [2]

[ps: Maligna eh meio dificil de achar... minha irma teve que encomendar e pedir pro amigo dela mandar pra ca]

Álvaro Diogo disse...

q foda o musical, só agora fui ouvir, pq qd abri estava no trabalho...mt bom! fiquei com vontade de assistir inteiro, agora vou procurar o livro para ler...está na minha lista de aquisições.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...