--- Frase de Agora! ---
"A água é para os escolhidos
Mas como podemos esperar que sejamos nós..
... eu e você?"

Máquina do Tempo: Vaga Viva do Coletivo Ideia Nossa. A única vaga viva do lado de cá da ponte =) Vaga Viva do Ideia Nossa

Destaque da Semana: Onde está o sol que estava aqui?
Ladrões de sol, crise hídrica e êxodo rural

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento

O Blog Ideia Nossa foi convidado para realizar uma conversa com os alunos do Movimento dos Sem Universidade para tratar de um tema bem usual aqui por estas páginas: Meio Ambiente.

Resolvi então contaminar o George com a ideia e com auxílio da Érica, professora e coordenadora do projeto, preparamos um roteiro para abordar com os alunos que estarão divididos em duas turmas, sendo que com uma delas teremos a honra de aplicar a aula inaugural.

A proposta de amanhã se resume em apresentar um documentário que trata dos problemas recorrentes na Bacia do Pirajuçara, córrego que nasce em Embu das Artes, corta Taboão da Serra e vai desaguar no Rio Pinheiros em São Paulo. "Bacia do Concreto" apresenta a problemática enfrentada na região nos últimos 15 anos e conta com a visão de diversos atores sociais, desde moradores castigados com as enchentes à professores especialistas da Universidade de São Paulo.


Em seguida seguimos para uma conversa guiada por uma apresentação em slides onde assuntos que norteiam a questão ambiental como economia, política e sociedade serão discutidas. Não deixando de lado a maneira de ser "IN", estando presente nossas convicções e fazendo sempre um paralelo com cultura e arte.
Lembrando que contaremos com o auxílio de um membro das antigas que agora entrou no curso de biologia e está se engajando mais em assuntos ambientias, e além da Pri, um membro novo - se ele me permitir essa colocação - André, fatecano, cursando Tecnologia da Informação e também presidente do grupo de jovens da Igreja Santa Terezinha estará presente dando um suporte em nossa fala e principalmente no decorrer da atividade de encerramento como vê a seguir.
No encerramento para não perder o foco das aulas tradicionais do cursinho preparamos um material com questões de vestibulares onde o tema central das questões é o meio ambiente.
Dessa forma esperamos poder plantar a semente do bem que o Ideia Nossa sempre carregou, conscientizando e criando multiplicadores e ainda contribuir para a formação de uma nova geração de profissionais que carrega desde de o pré-vestibular a vocação social e que agora agreguem também a vocação ambiental.
Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento - Colocando em pauta os problemas locais
Data: 17.07.2010
Horário: das 13h às 17h
Local: EMEF Paulo Freire (Pq. Pinheiros)
Uma parceria MSU e Ideia Nossa Blog.
Álvaro Diogo "Compartilhe suas ideias"

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...