--- Frase de Agora! ---
"A água é para os escolhidos
Mas como podemos esperar que sejamos nós..
... eu e você?"

Máquina do Tempo: Vaga Viva do Coletivo Ideia Nossa. A única vaga viva do lado de cá da ponte =) Vaga Viva do Ideia Nossa

Destaque da Semana: Onde está o sol que estava aqui?
Ladrões de sol, crise hídrica e êxodo rural

quinta-feira, 22 de julho de 2010

A Força de Um País Sem Armas

Resolvi fazer uma busca e compartilhar um texto sobre a Costa Rica, um país que aboliu seu exército e dessa forma tem conseguido alcançar a paz, tema que sempre foi alvo de nossas discussões aqui no blog.

Outro fato interessante é que o país elegeu neste ano a primeira presidente mulher, algo que pode ocorrer aqui no Brasil com Dilma Rousseff (PT) que lidera as atuais pesquisas ou Marina Silva (PV).

Deixo fragmentos de um texto que encontrei em um site português chamado Fátima Missionária "Outra Visão do Mundo" e o link para acessar o texto em .pdf na íntegra.

Boa leitura.

@alvarodiogo "Paz & Amor"


-----

A Força de Um País Sem Armas

A Costa Rica desistiu de ter exército há 60 anos e a opção foi feliz numa região habituada aos conflitos. A paz trouxe prosperidade e a população vive relativamente bem num país onde a natureza é estimada como grande riquezado futuro. Depois de ter sido liderada nos últimos quatro anos por um Nobel da Paz, Óscar Arias, a pequena nação de língua espanhola vai ter agora uma mulher na presidência, Laura Chinchilla. Um bom exemplo vindo da América Latina.

Costa Rica é o número um do Índice Planeta Feliz, que estabelece uma relação directa entre felicidade e meio ambiente. Mas se a sua natureza é magnífica, com uma fauna e flora exuberantes, a sua população humana tem tido o mérito de saber tirar partido das condições naturais e fazer com que a Costa Rica, nome dado por Cristóvão Colombo há 500 anos, faça hoje em dia todo o sentido. E, de facto, o pequeno país é um oásis de paz e prosperidade numa conturbada América Central, tendo mesmo em 1949 extinto as suas forças armadas e passado a contar apenas com polícia. Tratou-se de um acto de coragem numa região onde os conflitos armados são comuns, seja entre Estados, como a guerra que houve um dia entre El Salvador e Honduras, seja dentro das fronteiras dos países, com rebeldes e governos a oporem-se.

(...)

Para ler o texto na íntegra basta clicar aqui.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...