--- Frase de Agora! ---
"A água é para os escolhidos
Mas como podemos esperar que sejamos nós..
... eu e você?"

Máquina do Tempo: Vaga Viva do Coletivo Ideia Nossa. A única vaga viva do lado de cá da ponte =) Vaga Viva do Ideia Nossa

Destaque da Semana: Onde está o sol que estava aqui?
Ladrões de sol, crise hídrica e êxodo rural

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Abordagens Policiais







"Os governos passam, as sociedades morrem, a polícia é eterna."
Honoré de Balzac (Escritor Francês)

Alduém dúvida disso?
Bom, acho que todos já viram os dois vídeos e notaram a sutil diferença da polícia japonesa comparada à brasileira, que nem mereceu um vídeo grande pois já é nossa realidade e estamos acostumados com notícias de massacres, corrupção e de inaptidão de policiais em território nacional.
Os seres humanos têm um sério problema com leis, é necesário uma lei pra tudo até para questõs éticas e que já deviam estar inseridas em nossos comportamentos. Mas já que as leis foram criadas, foi necessário também alguém que mantesse a ordem e punisse o não cumprimento de tais.
Bom, um dos motivos da minha certa "fobia" por "polícia" é o fato deles só estarem presentes quando tem problema, rolo, encrenca, baderna, morte, tiro, sangue, etc. Eles não estão presentes em nossas vidas garantindo segurança, eles só aparecem quando as coisas já vão mal.
Talvez um dos motivos de serem pouco presentes e muito incapazes é o sálario, alguém que se expõe pra proteger um bairro ou uma cidade deveria ser bem melhor remunerado.
Pois bem, temos um caminho a trilhar em busca de um policiamento mais ativo, mais preparado e melhor remunerado, mas acho que se cada um fizesse sua parte já teríamos grande melhoria na sociedade em que vivemos, o que também é díficil de acontecer, mas não impossível, e que fique pra uma próxima discussão...


2 comentários:

George Ruchlejmer disse...

èh... Evilásio por exemplo só sabe dizer que a cidade ficou mais violenta e ele tem feito coisas pra diminuir a violência, mas alguém ja viu a diferença ? ... é.. existe diferença, pra pior ! ... cada vez mais vejo rondas e mais rondas todos os dias voltando do cursinho, e como o Talaio disse, os policiais só aparecem quando há desgraça.

Álvaro Diogo disse...

na verdade está impregnado já na sociedade esse método de policiamento errôneo, não há a confiança que deveríamos sentir em alguém fardado, há justamento o inverso, sentimos mais medo quando há policiais por perto pois eles viraram sinônimos de problemas e dispreparo.
alguns bairros estavam saindo do controle e a secretária de segurança resolveu acordar e colocar algumas rondas contínuas, até que é uma boa, se sempre fosse assim, mas daqui a pouco eles se cansam, afinal com o salário deles não vale à pena passar a noite vigiando as ruas, aí eles somem de novo e quem volta à cena? Os criminosos.
É realmente díficil segurar uma cidade de 250 mil habitantes, mas nada que não seja impossível.
Um dos maiores erros são as pessoas se trancarem em casa, assim as ruas ficam desertas e mais perigosas fora que muitos reclamam e reclamam, mas acabam não ajudando em nada, às vezes a pessoa é assltada e nem vai à delegacia, ou mesmo sabe quem roubou alguma coisa mas fica na dela, então sendo assim a população tem participação ativa no decorrer dos eventos da cidade, só temos que abrir um pouco os olhos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...