--- Frase de Agora! ---
"A água é para os escolhidos
Mas como podemos esperar que sejamos nós..
... eu e você?"

Máquina do Tempo: Vaga Viva do Coletivo Ideia Nossa. A única vaga viva do lado de cá da ponte =) Vaga Viva do Ideia Nossa

Destaque da Semana: Onde está o sol que estava aqui?
Ladrões de sol, crise hídrica e êxodo rural

domingo, 17 de agosto de 2008

Sobre - Gaia

Ainda voto pelos posts das músicas traduzidas, eu me sentiria mais a vontade com a música em inglês do que com ela em espanhol, ehaiuheauehuiae. Deixando de papo, vou introduzir com alguns conceitos de Gaia:

  • Na mitologia:

Gaia, Géia ou era a deusa da Terra, como elemento primordial e latente de uma potencialidade geradora quase absurda. Segundo Hesíodo, ela é a segunda divindade primordial, nascendo após Caos.

Tal como Caos, Gaia parece possuir uma natureza forte, pois gera sozinha, Urano, Pontos e as Montanhas. Hesíodo sugere que ela tenha gerado Urano com o desejo de se unir a alguém semelhante a si mesma em natureza. Isso porque Gaia personifica a base onde se sustentam todas as coisas, e Urano é então o abrigo dos deuses "bem-aventurados".

(...)

Gaia é a personificação do antigo poder matriarcal das antigas cultura Indo-Européias. É a Grande Mãe que dá e tira, que nutre e depois devora os próprios filhos após sua morte. É a força elementar que dá sustento e possibilita a ordem do mundo.

  • Na ciência:
A Hipótese de Gaia, também denominada como Teoria de Gaia, é uma tese que sustenta ser o planeta Terra um ser vivo. A hipótese foi apresentada em 1969 pelo investigador britânico James E. Lovecock, afirmando que a biosfera do planeta é capaz de gerar, manter e regular as suas próprias condições de meio-ambiente. Para chegar a essas conclusões, o cientista britânico, juntamente com a bióloga estadunidense Lynn Margulis analisaram pesquisas que comparavam a atmosfera da Terra com a de outros planetas, vindo a propor que é a vida da Terra que cria as condições para a sua própria sobrevivência, e não o contrário, como as teorias tradicionais sugerem. O nome Gaia é uma homenagem à deusa grega da terra. Vista com descrédito pela comunidade científica internacional, a Teoria de Gaia encontra simpatizantes entre grupos ecológicos, místicos e alguns pesquisadores. Com o fenômeno do aquecimento global e a crise climática no mundo, a hipótese tem ganhado credibilidade entre cientistas.

  • Na filosofia:
Gaia é um conceito filosófico cujo nome vem de Gaia, deusa grega da Terra. É um termo inclusivo para conceitos relativos à natureza da Terra, que é constantemente agredida pela ação humana.

Para quem se interessar em ler na íntegra e ver outras utilizações referentes a Gaia o link é este: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gaia.

Começando a dissecação da música... Ótima introdução feita no piano, e nos primeiros versos péssima noção de espanhol de minha parte.
"Se você vive você morre" Já dizia Tony Kakko. E durantes alguns milênios de existência a humanidade nunca soube se dar bem com esse fato. Procurando algumas soluções o homem já jogou a culpa em Deus e também no próprio planeta, o que não deixaria de ser Deus afinal Gaia é mais unipresente que Deus.
Mas por que morremos? Até o sol vai morrer um dia. O que fizemos de mal para morrer? Será que ao morrermos compreenderemos todos os grandes mistérios da humanidade? O eu-lírico da canção parace angustiado perante a eternas dúvidas, como se estivesse solitário entre mais de 6 bilhões de pessoas, como se nosso meio de vida tivesse esquecido da compaixão e do amor, e nos leva a pensar que consigueremos coisas tão boas de formas tão rudes, comprando e traficando.

"El hombre nunca fue dueño de Gaia
Es justamente al revés."

Essa frase já nos refresca a dúvida de que Gaia o álbum vem a tratar. O homem não tem direito nenhum sobre Gaia, com seu modo de vida mesquinho, Gaia tem o poder sobre a Terra e à ela cabe manter o equilíbrio, castigar e apresentar-nos o desfecho final.
Vale lembrar que Mago de Oz é uma banda espanhola, país de maioria católica, e que com certeza abomina teorias como essa.

"Ouço passos, minha voz se quebra
Sei que vêm atrás de mim
E um padre em nome de deus
Pergunta: Quer confessar?

Confesso que amei e acreditei em um Deus
Dos pobres, justo e moral
Confesso que na cadeira onde hei de morrer
Minha alma renascerá"

Nesses dois versos seguintes vemos como o álbum vem bater de frente com a religião dominate no seu país. Lá provalvemente são vistos como satanistas pela maioria, e com certeza padres devem ver nisso um pecado, pecado que se confessado será perdoado, mas me respondam se por não nos rendermos a suas manipulações somos pecadores? Se acreditarmos em um Deus dos pobres, justo e moral e não no Deus que eles nos impõe, que vive sempre individado pedindo dinheiro aos fiéis, um Deus "capetalista" que contribui para a opulência de poucos e miséria de muitos, se isso for pecado, prefiro continuar um pecador com ações boas e consciência limpa de que fiz o de melhor pelo mundo que vivi ao invés acreditar que poderei ir ao inferno se não aceitar a nova inquisição, que vem maquiada e de porta em porta.

Não encontrei a tradução das vozes no final da música, e acho que elas surgem no final da música pra apimentar um pouquinho mais. A primeira refere-se ao Salmo 23, a segunda voz reza o pai nosso e a terceira é uma confissão.

3 comentários:

Álvaro Diogo disse...

Alguns links:

http://www.orkut.com.br/CommMsgs.aspx?cmm=205987&tid=2491787021224736562&na=3&nst=31&nid=205987-2491787021224736562-2572595353430695630

http://www.magodeoz.kit.net/home.htm

http://www.petitiononline.com/mdobrfan/petition.html

George Ruchlejmer disse...

belo post...

Álvaro Diogo disse...

na verdade eu gostaria de ver os seus posts sobre a música... mas vlw pelo coments....se ninguém for postar era bom já colocar a proxima...heheh

flws!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...