--- Frase de Agora! ---
"A água é para os escolhidos
Mas como podemos esperar que sejamos nós..
... eu e você?"

Máquina do Tempo: Vaga Viva do Coletivo Ideia Nossa. A única vaga viva do lado de cá da ponte =) Vaga Viva do Ideia Nossa

Destaque da Semana: Onde está o sol que estava aqui?
Ladrões de sol, crise hídrica e êxodo rural

quinta-feira, 19 de março de 2009

Trânsito bate novo recorde na cidade de São Paulo: motoristas protestam

A cidade de São Paulo registrou dia 18 o recorde de lentidão do ano no período da noite: 201 km por volta das 18h55, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Com a ajuda da chuva, os motoristas disseram ter alcançado os objetivo do protesto e demonstrado sua força à sociedade.
A paralisação, que envolveu diversos setores da sociedade, contou com carreatas de motoristas com destino a diferentes pontos da capital. No dia de amanhã, mais e mais motoristas prometem aderir a paralisação.
Os manifestantes buzinam porém, negam o tí tulo de baderneiros: "Estamos criando empregos e fomentando a economia. Além disso, somos apoiados por grandes empresas e temos incentivos ficais" - disse um manifestante à nossa reportagem.
A manifestação, que ocorre todos os dias, é a única atitude que os motoristas dizem poder tomar diante da crise do petróleo e da sociedade do automóvel.
Questionados sobre os problemas ambientais da manifestação, os motoristas disseram não se preocupar com a quantidade de combustível queimado, nem com a natureza ou com a saúde: "Estamos apenas devolvendo, de forma natural, gases que pertenciam à natureza sob outra forma".
"Temos nosso direito privado!"
A esta grande carreata somam-se fileiras e fileiras de carros e outros veí culos motorizados protestando pelo direito privado de se locomover. A proposta deste ato particular é tornar diariamente inviável a locomoção de todas as pessoas - motorizadas ou não.
"Nós queremos mostrar à população que a mobilidade urbana deve ser um direito de poucos" - disse um manifestante. Outro motorista, que a princí pio se recusou a abaixar o vidro, exclamou: 'Se eu não posso, ninguém pode!'.
Para ampliar a "mobilização", o movimento organizado faz diariamente intervenções midiáticas em diferentes jornais, revistas e canais de televisão, além de possuírem seus próprios dedicados meios de comunicação. Além disso, o governo e a prefeitura estão abertos as reivindicações e firmaram um acordo que garantirá aos manifestantes a estrutura para que as manifestações sejam cada vez maiores, garantindo as condições democráticas do direito a livre manifestação pela imobilidade urbana.
Uma importante liderança do movimento disse que a manifestação cotidiana é o único meio efetivo de afetar toda a população: "É somente através da imobilidade que alcançaremos novas soluções".
A investigação de nossa reportagem teve acesso a diversos de seus panfletos, onde pode verificar que tais soluções variam entre a venda de carros maiores e mais confortáveis ou menores e mais ágeis. Um perito em mobilidade urbana escreve que "para os manifestantes mais conscientes(sic), a solução mais correta seria a compra de carros blindados ou a utilização de helicópteros."

da reportagem local. Quarta-feira, 18 de Março de 2009

Um comentário:

George Ruchlejmer disse...

Um verdadeiro absurdo da hipocresia humana ! Que tornem seus direitos privados de transformar o meio ambiente em lixo, e renasçam depois em forma de petróleo, afinal... seriam "apenas uma forma natural de humanos sob outra forma!"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...