--- Frase de Agora! ---
"A água é para os escolhidos
Mas como podemos esperar que sejamos nós..
... eu e você?"

Máquina do Tempo: Vaga Viva do Coletivo Ideia Nossa. A única vaga viva do lado de cá da ponte =) Vaga Viva do Ideia Nossa

Destaque da Semana: Onde está o sol que estava aqui?
Ladrões de sol, crise hídrica e êxodo rural

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Governo japonês oferece bolsas de estudo

Governo japonês oferece bolsas de estudo


O Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia do Japão está recebendo inscrições para o programa Monbukagakusho de bolsas de estudos para estudantes brasileiros que desejarem cursar graduação, cursos técnicos superiores ou profissionalizantes em instituições japonesas.

Para se candidatar a uma das três modalidades de bolsas, os interessados deverão ter concluído o ensino médio até dezembro deste ano, possuir entre 17 e 21 anos de idade, bom desempenho escolar, bons conhecimentos da língua inglesa ou japonesa e disposição em aprender japonês e assistir aulas neste idioma. Além disso, devem ter disponibilidade para embarcar na primeira semana de abril de 2009.

O programa inclui passagem aérea ida e volta, isenção de taxas escolares e curso preparatório de língua japonesa e outras disciplinas durante o 1o ano da bolsa. Nos dois primeiros anos, o governo japonês dará auxílio de cerca de 134.000 ienes (que atualmente equivalem a R$ 2.054). A partir do 3o ano, porém, o auxílio será de aproximadamente 126.000 (cerca de R$ 1.931).

As inscrições serão aceitas até 4 de julho. O exame de seleção será aplicado no dia 14 de julho, contendo as seguintes disciplinas: Matemática, Química, Física, Biologia e Inglês ou Japonês. Os aprovados passarão por entrevista no dia 30 do mesmo mês.

Para informações sobre as inscrições e documentação necessária, os interessados deverão acessar o site www.sp.br.emb-japan.go.jp/pt/cultura_bolsa1.htm.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...