--- Frase de Agora! ---
"A água é para os escolhidos
Mas como podemos esperar que sejamos nós..
... eu e você?"

Máquina do Tempo: Vaga Viva do Coletivo Ideia Nossa. A única vaga viva do lado de cá da ponte =) Vaga Viva do Ideia Nossa

Destaque da Semana: Onde está o sol que estava aqui?
Ladrões de sol, crise hídrica e êxodo rural

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Sobre Nihil Morari II

Mais ou menos como foi dito pelo Talaio, o primeiro parágrafo mostra um Deus suplicante querendo voltar ao seu contexto original.
E os próximos parágrafos mostram claramente uma crítica a humanidade. Pois essa só sabe destruir, usar e roubar. Afinal, destruir é muito mais fácil do que criar, não é mesmo?
A humanidade está crescendo em um ritmo assustador, e como não conseguimos nos adaptar, e como a única coisa que fazemos é usufruir sem retribuir, a terra não mais nos suportará. E toda a culpa é exclusivamente nossa.

"Você acha que nos desenvolvemos rapidamente; que somos civilizados e inteligentes
Te deixarei a par de um segredo: nós desenvolvemos Coisas!
O resto é só conhecimento passado em frente "
Isso mostra que ao longo de todos esses milênios, não evoluímos. Mesmo pq evolução, cientificamente, leva milhões de anos para ocorrer. E toda tecnologia e sociedade moderna da qual nos gabamos foram criadas em uma ínfima parcela de tempo. Relmente, tudo não passa de conhecimento passado em frente.

Critica também as guerras, travadas por pedaços de terra que tem valores inestimáveis, mas são disputados por causas banais. Existem inúmeras nações, que guerreiam entre si, mas o que deveria existir é uma nação global, empenhada em manter e servir de maneira sustentável toda a humanidade. Mas isso ainda esta a vários passos à frente. O primeiro ponto, básico e quase todas as culturas, é a família. Não há como criarmos uma sociedade utópica, em que todos trabalham para todos, e no qual não haja sentimentos egoistas. Depois da família, há diversas níveis. Um deles, o último que se mantém organizado (porém não tão eficaz) é o País.
Mas ainda temos esperança, pois a união européia, de certa forma, já está dando o próximo passo, em rumo a uma nação global. Mas como já disse, nós vivemos em uma ínfima parcela de tempo. Para alcançar algo de tamanha grandeza, seria nescessário muito tempo.

"Eu sinto muito!
Por todas as coisas que fizemos e não fizemos
Perdoe-nos; os tolos que avançaram apressadamente, ignorantes"
Ignorantes, pois se apressaram demais. Nós corremos, sem direção e sem controle. Com a inteligência e o raciocínio que nos foi dado, seria de esperar que fizessemos algo certo. Mas não fizemos. Em vez de correr, deveria ser dado passo por passo. Dando o próximo somente quando compreendêssemos completamente as causas e as consequências do passo anterior, e quando estivéssemos prontos para o seguinte.

"Por favor nos perdoe
Por essa humana falta de humanidade
Essa farsa evolucionária
Essa tragédia chamada "Homem"
...chamada "Homem"... "
Novamente nossa humanidade desumana. Nosso fingimento de que somos evoluídos, e que continumos evoluindo. Nossa tragédia, e a tragédia nesse planeta : nós mesmos.

Um comentário:

George Ruchlejmer disse...

Boa análise Hideo, gostei... como eu ja elogiei a do Talaio por msn mesmo XD.. estou aqui p/ dizer que de minha parte também se trata das mesmas opiniões, nada a acrescentar !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...