--- Frase de Agora! ---
"A água é para os escolhidos
Mas como podemos esperar que sejamos nós..
... eu e você?"

Máquina do Tempo: Vaga Viva do Coletivo Ideia Nossa. A única vaga viva do lado de cá da ponte =) Vaga Viva do Ideia Nossa

Destaque da Semana: Onde está o sol que estava aqui?
Ladrões de sol, crise hídrica e êxodo rural

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Tecnologia a serviço do homem ou dominando-o?

O chamado lixo high-tech - no qual se incluem pilhas, baterias de celulares e resíduos de computadores – já se tornou um problema ambiental grave, a demandar legislações específicas para seu destino adequado e a atenção da população em prol de um descarte menos maléfico aos recursos naturais.

O espantoso, porém, é o crescimento da dependência de muita gente a esse tipo de equipamento, um sintoma de que a raça humana anda encantada com a relação via máquinas. E deixa de vivenciar o único, belo e caloroso papo de olho-no-olho.

Exagero? Um amigo da coluna estava num bar, sentado à mesa com quatro amigos. Em determinado momento, sentiu-se sozinho – cada um dos quatro falava com alguém ao celular, ignorando-o por completo e aos outros. Não precisa ser nenhuma Glorinha Kalil para classificar tal comportamento como falta de educação – uma deselegância, no mínimo. Mas o fato é que cenas assim são cada vez mais freqüentes.

Com o computador, o quadro se repete. Existem hoje imensas turmas virtuais, cujos membros nunca se abraçaram, nunca sequer tiveram a oportunidade de se encontrar pessoalmente – ou desejaram fazê-lo.

Ninguém questiona o quanto essas tecnologias facilitaram a rotina contemporânea. São extremamente úteis e bem vindas. Mas há quanto tempo o leitor não dá uma caminhada no parque ou na praia, conversando com um amigo e admirando belezas que não foram criadas pelos seres humanos? A existência não se resume a um teclado; nosso habitat nunca foi shopping center; nascemos com pernas e não com rodas.

Enquanto a sociedade se acostuma a isso, a vida real, a que pulsa na gente, na fauna e na flora, continuará em segundo plano – estando em primeiro a lógica do lucro a qualquer custo.

Energia renovável

A Câmara instalou ontem a Comissão Especial de Fontes Renováveis de Energia, que analisará uma série de projetos sobre o tema. Entre eles, está o PL 630/03, do ex-deputado Roberto Gouveia, que prevê incentivos ao uso de energia renovável. Segundo a proposta, pelo menos 15% da energia elétrica consumida no País a partir de 2020 teriam de vir de fontes alternativas, como a eólica e a de biomassa.

Segundo a Agência Câmara, a comissão também deverá avaliar o potencial de expansão das matrizes alternativas. De acordo com o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), uma das áreas mais promissoras é a de geração de energia a partir do bagaço de cana. "Hoje, 3% de toda a energia gerada no Brasil já vêm dessa fonte, mas podemos chegar a 10%, dado o potencial das usinas de álcool", afirmou à Agência.

Aliás...

A Prefeitura de São José dos Campos (SP) decidiu dotar com aquecimento solar todas as casas populares do programa habitacional do Município que forem licitadas. A inovação irá permitir uma redução de 60% na conta de luz dos moradores, informa a iniciativa Cidades Solares.

Conscientização pela Amazônia

O Ibama lança hoje às 19h, com show gratuito de Saulo Laranjeira e do grupo Sons do Cerrado, a campanha Guardiões da Amazônia, que foca o combate ao desmatamento por meio da conscientização ambiental da população.

Com o tema "Desmatamento ilegal é crime, e você pode estar sendo cúmplice mesmo sem querer", vídeo e cartazes com a temática tentarão plantar essa boa semente.

O evento acontece no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, que fica no Setor Cultural Sul, lote 2, em Brasília (DF).

Fonte: http://www.ambientebrasil.com.br/

3 comentários:

Gilson Motta disse...

Tudo o que o autor deste texto diz é verdade!

é muito chato isso, apesar de ser quase inevitável, devido ao crescimento do setor tecnológico.

Ontem eu vi uma matéria sobre doentes que se utilizariam de computadores com webcam e microfone para falar com os parentes/amigos mais facilmente. Fiquei me perguntando: por que eles não vão visitar o doente que está lá? seria muito mais útil!

Mas, é assim que caminha a humanidade... =/

George Ruchlejmer disse...

Pois é Gil ... e desde pequenos fomos doutrinados ah isso, desde pequenos brncamos entre carrinhos e computadores ao invés de rolarmos em gramas...

somos induzidos desde pequeno ao vício material, o que torna ainda mais difícil largar esse mal...

Álvaro Diogo disse...

o problema não é utilizar-se de tecnologias pra facilitar a vida, o problema é tornar-se dependente delas, sem procurar outrs rotas e fontes para executar tal trabalho...
tecnologia é tudo de bom, só tem que saber ser ponderada e bem aplicada
^^

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...