--- Frase de Agora! ---
"A água é para os escolhidos
Mas como podemos esperar que sejamos nós..
... eu e você?"

Máquina do Tempo: Vaga Viva do Coletivo Ideia Nossa. A única vaga viva do lado de cá da ponte =) Vaga Viva do Ideia Nossa

Destaque da Semana: Onde está o sol que estava aqui?
Ladrões de sol, crise hídrica e êxodo rural

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Álvaro Diogo - Nota Política

Nossa cidade vem crescendo vertiginosamente, e já espera-se que daqui 4 anos - nas eleições que serão tão complicadas e cheias de reviravoltas como as que acabamos de presenciar - já teremos 200 mil eleitores e um possível segundo turno.
A briga pela cadeira da prefeitura estava centrada em dois candidatos que já tiveram a oportunidade de sentar na mesma. Um ficou durante 8 anos, tucano, eletizado, sua mulher é deputada estadual e carrega alguns processos nas costas, o outro está atualmente no comando, de um partido socialista com sua vice petista, tem uma preocupação maior com a parte pobre da cidade, já foi deputado federal, e na última semana de campanha seus processos explodem na mídia local.
Bom, tudo indicava uma briga disputadíssima, quem acompanhava os jornais e as campanhas na rua tinha a mesma impressão, mas nas urnas o resultado foi bem diferente do que o esperado e o vencedor foi eleito com pouco mais de 50% dos votos, com uma larga vantagem do segundo colocado com 36%. Os outros 3 candidatos não tiveram tanta expressão de votos, um era tido como o "ladrão de votos", e os outros 2, esquerdistas, não tinham nem a ciência de suas candidaturas da população.
Dr. Evilásio foi reeleito, e todos esperamos que faça bem mais proveito desses 8 anos que a cidade lhe deu de governar do que seu antecessor.
Vamos falar agora da câmara de vereadores, que passou por uma bela renovação.
Primeiro vamos falar daqueles que saíram. Olympio Savazzi Jr. (PSDB) deixa a câmara após 2 mandatos consecutivos, Queiroz (PV) que tem entrado e saído da câmara, esse foi o ano de sair, Engenheiro Nei, apesar de ter sido o mais votado do PTB, seu partido não alcançou o coeficiente elitoral, Dr. Mauricio André (DEM) saiu como vice do Fernando e perdeu sua cadeira, Professor Moreira (PT) foi bem votado mas seu partido fez apenas duas cadeiras e ele ficou como 1° suplente.
Agora seguimos com os 13 vereadores que estarão nos próximos anos conosco.
Eloi, peemedebista, mais votado pela terceira vez na cidade e assumindo seu quinto mandato; Olívio Nobrega, opositor ao governo Evilásio, vai agora para seu sexto mandato. Ambos já deviam ter caído há tempos, concordemos que no mundo da política os vereadores são os de cargos mais baixos, todos gostamos de ser promovidos, então tem coisa aí, ou o trabalho realizado não é bom o suficiente pra se subir de posição, ou continuar aí em baixo é suficiente, gostaria de entender...
Aprígio, terceiro mais votado e caminhando pro segundo mandato e com muitos pela frente, já que o povo não consegue diferenciar seu cargo de político com o de empreendedor que ergueu diversas torres de apartamentos à preço de custo, foi também um dos únicos que teve votação maior que a da eleição passada, já que esse ano contamos com 240 candidatos, um número suficiente grande pra diluir os votos entre os candidatos pequenos. Outro candidato que teve votação maior que a última eleição foi Natal, que diferente da explicação que podemos dar do Vida Nova ao aprígio, não sei de nada que tenha feito ele ter essa votação, nem de ter entrado, já que ele estava cotado entre aqueles que sairiam esse ano.
Paulo Félix que também tem um grupo de moradia vai para o sexto mandato e já criou raízes na câmara.
Agora chegou a hora das caras novas. Macário foi suplente durante a última gestão pelo PT e entra depois de uma forte briga por votos dentro do partido. Alexandre Depiere teve muitas fichas do prefeito para concorrer e fez o que todos esperavam, foi o mais votado pelo PSB. Outro candidato que estava cotado para entrar é Carlos Andrade, que estava a frente da Secretaria de Transportes e que também já foi vereador na cidade entre os anos 2000 e 2004, entrou como o mais votado do PV quase desbancando Valdevan Noventa, mas desse falamos daqui a pouco.
Wagner Luiz Eckstein foi presenteado com a oportunidade de continuar seu trabalho na cidade, esperavámos uma votação mais expressiva, mas todos os candidatos caíram, abrindo exceção ao Aprígio e ao Natal.
Outro peixinho do Evilásio que conseguiu uma cadeira foi Arnaldo da Imobiliária, PSB está com peso na câmara esse ano. Valdevan Noventa entrou raspando, mas entrou. Sua fama não é das melhores pelo que ouvi, assim como Carlinhos do Leme que quase entra. Este é seu segundo mandato pelo PV, agora o que foi feito pelo "verde" da cidade...
Marco Porta, pastor, campanha mínima e força dentro das igrejas evangélicas, é primeiro suplente de outro pastor que é deputado e parece que vai deixar a cadeira, então espera-se que ele não fique até o final do mandato e o primeiro suplente Valter Paulo, se não me engano, irá assumir aqui no Taboão.
E finalmente a zebra da rodada, Cido da Yafarma, ninguém nunca ouviu falar nele, mas eles está lá, muitos candidatos tiveram mais votos que ele, mas o quociente de sua coligação foi alto e o pôs lá, assim como colocou o Engenheiro Nei na última eleição.

Bom pessoal, agora todos já sabemos quem está lá e já sabemos de quem cobrar, cobrar benefícios aos nossos bairros e não materiais de construção. A democracia brasileira é muito bela e boa na teoria, mas falta muito pra ser tão boa na prática e grande parte do erro vem da população que nem tem ciência de como as coisas funcionam ou deveriam funcionar. Temos que marcar um dia pra visitar uma seção na câmara e conhecer nossos vereadores mais de perto.
É isso aí, esse foi meu primeiro artigo, torço para que tenham gostado e espero escrever muitos mais assim como ler muitos seus também.

2 comentários:

George Ruchlejmer disse...

Bom post ! bom artigo !! ... mas acho que poderia ser algo mais... sintetizado, acho que voocê escreve bem, e entendi a maioria das coisas.. mas é muita informação para ser dada assim, uma atrás da outra.. no meio do texto você ja esqueceu quem entrou e quem não entrou la em cima.. =X ... mas bem, talvez(e provavelmente) isso tenha ocorrido pela minha alienação política, assim como a maioria da massa..

bem, depois deste post estou menos alienado, mas va com calma na quantidade de conteúdo.. no início você tem de ir devagarzinho !! depois você manda bala ! (que gay isso) XD

Álvaro Diogo disse...

hahah... eu tentei resumir de forma bem sucinta, e ainda ficou extenso e de díficil assimilação, mas pelo menos conseguiu extrair algo, isso que importa, quem sabe mais pra frente escrevo outra nota sobre o mandato de cada um, se eu conseguir continuar à acompanhar, que é a minha intenção.

Já estou preparando outro texto pra postar e também já comecei a escrever outro conta alá "Mojo Books" quem também postarei em breve, aguardem.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...