--- Frase de Agora! ---
"A água é para os escolhidos
Mas como podemos esperar que sejamos nós..
... eu e você?"

Máquina do Tempo: Vaga Viva do Coletivo Ideia Nossa. A única vaga viva do lado de cá da ponte =) Vaga Viva do Ideia Nossa

Destaque da Semana: Onde está o sol que estava aqui?
Ladrões de sol, crise hídrica e êxodo rural

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

África do Sul - Uma Viagem Incrível

Bom dia, caros leitores!

Eu, ao contrário da Luciana Bender, não ando muito inspirado para escrever. Estou tentando concentrar meus esforços para iniciar a minha dissertação para o Trabalho de Graduação do meu curso... mas, porém, todavia, entretanto, sobretudo, whatever, eu ando contando com a ajuda de colaboradores mais que especiais! :D

E dessa vez quem resolveu atender meu convite para escrever foi justamente uma pessoa do meu curso que começou a contar um pouco da sua viagem para a África do Sul e logo pensei que seria maravilhoso ter essa experiência compartilhada com os leitores do Ideia Nossa. Aproveito e deixo aberto os comentários para possíveis questionamentos sobre a cultura sul africana e sei que a Ana irá respondê-las com o maior prazer.

Ah! Eu ainda ganhei uma Savana Dry de lembrancinha da minha querida amiga Ana! *.*

Fiquem com essa excelente leitura e boa viagem!

Álvaro Diogo "Compartilhe suas ideias"
http://www.ideianossa.blogspot.com


"Bravo não é quem não sente medo, é quem o vence"
- Nelson Mandela

----

África do Sul - Uma Viagem Incrível
por Ana Paula Silveira*

No início, o intuito da viagem era estudar inglês, e continuou sendo um belo objetivo de viagem. Mas quando se atravessa o oceano e se depara com tantas belezas naturais e diversidades culturais, a viagem passa a ser muito mais do que um curso de inglês, passa a ser um aprendizado em cada passo dado, em cada rosto visto.


A primeira impressão que tive ao chegar no aeroporto de Cape Town, é que a mesma se tratava de uma cidade cosmopolita. Fiquei feliz ao ver que nas mesmas ruas onde há cerca de 20 anos havia uma separação racial oficial, estavam negros, brancos, orientais, indianos e brasileiros, muitos brasileiros. Mas conforme fui conhecendo um pouco mais a cidade, acabei me chocando com algumas situações presenciadas, percebi, com a ajuda de uma senhora muçulmana, que é difícil tirar da cabeça das pessoas um preconceito plantado desde o berço, mas percebi também que essa situação separatista tem melhorado significativamente ano após ano.

Fui muito bem recebida em Cape Town. Andei tranquilamente em seus transportes públicos, caminhei muito a pé pelas ruas. Os cuidados com segurança são os mesmos que se devem ter em qualquer lugar público que se vá pelo mundo. Apesar de ser considerada a cidade mais violenta da África do Sul, não tive problema nenhum.
Acabei percebendo a ignorância de muitos brasileiros, que se preocupavam tanto com a malária e com os assaltos, que pareciam que estavam vindo de uma redoma de vidro e não de um país similar à África do Sul. Eu me cuidei, mas dei mais importância às belezas naturais e a tudo o que essa viagem estava me proporcionando.
Comi muito bem, e barato, acabei até engordando alguns quilinhos. Há comidas para todos os gostos e bolsos, desde as carnes mais refinadas às opções vegetarianas, porém, tudo é muito condimentado e apimentado (eu gosto!!!!!!).

Fiz muitos passeios emocionantes, como a melhor caminhada que já fiz, nos 3Km de subida da Table Mountain, o imponente cartão postal de Cape Town. Conheci também a Robben Island, Ilha com a prisão de segurança máxima onde Nelson Mandela ficou preso durante 18 anos. Lá, as visitas são guiadas por ex prisioneiros da ilha, o que torna a visita ainda mais emocionante. Muito bom também foi sentir a brisa no ponto sudoeste mais extremo do continente africano, o Cabo da Boa Esperança, que possui um visual deslumbrante. Lá presenciei algumas situações inusitadas, como encontrar um pinguim ao lado de um gato, deitado embaixo de um carro e um avestruz perambulando pela praia.

Quando estava lá, fiz uma viagem de aproximadamente 600Km pela costa sul do país, na chamada Garden Route. No caminho, notei a qualidade impecável das estradas, que ainda contavam com uma das mais belas vistas que já pude conhecer. Durante essa viagem, fiquei hospedada num albergue incrível no meio da mata africana, onde durmi com a presença de pererecas e aranhas e acordei com o delicioso canto dos pássaros, após, fomos conhecer uma das praias mais bonitas da África do Sul, já no Oceano Índico, mas não tive muita sorte, pois no dia estava chovendo muito. No safari que fiz, presenciei uma cena linda, o nascimento de um Black wildbeest (não sei o nome dele em português) e outra cena inusitada, foi ver uma cheeta correndo nos campos da reserva.
Não poderia me esquecer também, do mergulho com o incrível tubarão branco, no barco de um projeto de conservação, um dos muitos que tem lá. Sem falar nos maravilhosos vinhos sulafricanos......
Depois de contar um pouquinho do que foi minha experiência na África do Sul, só posso dizer que foi uma viagem incrível!!!!

*Ana Paula Silveira é formada em biologia pelo Centro Universitário Fundação Santo André e está cursando Hidráulica e Saneamento Ambiental na Faculdade de Tecnologia de São Paulo, já trabalhou no Aquário de São Paulo e hoje é auxiliar docente no laboratório de saneamento e química da FATEC-SP.

Um comentário:

Luciana Bender disse...

Nossa, adorei o texto!!! Já tinha pensado em fazer uma viagem para a África do Sul... em breve, quem sabe??

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...