--- Frase de Agora! ---
"A água é para os escolhidos
Mas como podemos esperar que sejamos nós..
... eu e você?"

Máquina do Tempo: Vaga Viva do Coletivo Ideia Nossa. A única vaga viva do lado de cá da ponte =) Vaga Viva do Ideia Nossa

Destaque da Semana: Onde está o sol que estava aqui?
Ladrões de sol, crise hídrica e êxodo rural

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Luta contra as touradas


Texto: Luciana Bender/ Fotos: Reuters

"A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de caráter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem."
(Arthur Schopenhauer)

Falar sobre touradas é algo muito difícil para mim. Pouco, ou quase nada, consigo assistir desses vídeos disponíveis na internet, que revelam uma covardia sem tamanho de homens que matam touros como uma forma de representação cultural.

Na semana passada, um grupo de ativistas da AnimaNaturalis reuniu-se na Cidade do México para protestar contra as touradas, ainda uma tradição na região. Os participantes da manifestação pintaram-se com tinta vermelha, representando o sangue derramado dos animais, que são mortos em meio aos brados de uma multidão que ainda se diverte assistindo a esses eventos.

Estavam presentes cerca de 250 pessoas que apóiam o projeto do congressista Cristian Vargas que luta pelo banimento das touradas no México em dezembro. Por enquanto, nada foi feito e a temporada dessas torturas aos animais já vai recomeçar.

Para quem não sabe como funciona essa “manifestação cultural” darei um breve resumo. Os touros são criados em locais especiais para se tornarem agressivos. O cavaleiro, no momento da apresentação, deve cravar o maior número possível de farpas no dorso do animal, causando sofrimento e uma morte lenta.

Não sou vegetariana, como alguns colaboradores do Ideia Nossa, apesar de estar lutando para tornar-me, no entanto, abomino qualquer forma de sofrimento aos animais. Sei que alguns dirão o quanto eles sofrem no momento do abate, eu sei disso, e por isso estou lutando para retirar a carne da minha vida. Quanto as touradas, consideradas patrimônio cultural, creio que essa seja uma das formas mais arcaicas de demonstração de covardia contra os animais. E o pior de tudo, essa carnificina é feita em prol do divertimento de um público, no mínimo sádico.

Confiram algumas fotos da manifestação do AnimaNaturalis.





5 comentários:

Álvaro Diogo disse...

As mulheres na foto me lembraram essa lástima aqui: http://consciencia.blog.br/2012/02/peta-agora-faz-troca-com-mulheres-agredidas-fazendo-apologia-a-sexo-violento.html

Acredito ser duas coisas distintas, mas fica a dica de leitura.

Ação libertária pró-animal que se baseia em opressão de gênero não faz sentido nenhum para mim.

George Ruchlejmer disse...

Não conhecia esse movimento das touradas, a intenção parece ser boa, mas para uma luta contra isso são necessarias mais do que 250 pessoas acredito.

Pra mim protesto tem mais cara de indignação e menos caprixos na estética do movimento como pareceu nas imagens.


Sobre o comentário do Álvaro:
Traduz? =X

Álvaro Diogo disse...

Racismo = Sexismo = Especismo

Você não pode querer combater a exploração de animais explorando mulheres para isso.

Não estou dizendo que é esse caso das touradas, mas se clicar no link que indiquei no comentário anterior vai entender o que estou querendo dizer.

Também não estou querendo dizer que mulheres são proibidas de mostrar seu corpo para defender uma causa, ou simplesmente por gostar de se expôr. A vida e o corpo pertence a cada um e cada um é responsável por si, sejam homens ou mulheres.

Mas acontece que muitas vezes organizadores desses eventos são na maioria homens que saem procurando garotas com "boa aparência" para poder trazer para a movimento um pouco de atenção.

Uma tática válida? Fica aí para o julgamento de vocês.

Movimentos feministas da europa vem utilizado muito dessa "tática", mas acredito ser um pouco diferente. Pois são mulheres conscientes do que estão fazendo e faz parte da luta delas ter direito ao próprio corpo.

Bom a discussão pode ir longe. Se quiser depois indico uns textos para sua leitura, Ge.

Qualquer dúvida grita aí, não sou especialista no assunto, se as dúvidas persistirem chamo alguém pra me ajudar =)

Maguita* disse...

Assisti o video do PETA, que nojo e repudio que me deu. Entrei no site deles, a coisa só piora.

Voltando a historia das touradas, eu gostaria de saber se só tinham mulheres na manifestação. Não da pra ver direito nas fotos. Se for o caso, concordo com o Álvaro. Usar o corpo da mulher em protesto é um jeito sexista de chamar atenção a causa.

Luciana Bender disse...

Então, se vocês olharem com mais atenção, verão que têm homens deitados também... A maioria pode ser feminina, mas não é exclusividade....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...