--- Frase de Agora! ---
"A água é para os escolhidos
Mas como podemos esperar que sejamos nós..
... eu e você?"

Máquina do Tempo: Vaga Viva do Coletivo Ideia Nossa. A única vaga viva do lado de cá da ponte =) Vaga Viva do Ideia Nossa

Destaque da Semana: Onde está o sol que estava aqui?
Ladrões de sol, crise hídrica e êxodo rural

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Do que o american way of life é capaz...

Desde o início do século XX, o american way of life (ou american dream) arrebata corações e mentes pelos quatro cantos do mundo.

Quem já não quis ser o mocinho (a) do filme? Dirigir este ou aquele automóvel bacana? Conquistar por meio de acirradas competições status social? Consumir, consumir, consumir?

Quando eu ainda era um pobre infante latino-americano almejava ser presenteado com o bonequinho do Rambo ou com um parque de carrinhos do Hotwheels. Sonhava em viver num subúrbio bonito, tranqüilo e arborizado. Numa casa confortável e ampla. Longe da violência da periferia da Zona Leste de São Paulo. E conquistar a linda garota loira da escola.

Para minha decepção infante, mas para minha salvação como homem, cedo descobri que o Rambo era uma estratégia fracassada de marketing do governo Estados Unidos para iludir o terceiro mundo. Que o Hotwheels era caro demais para o orçamento de uma família pobre. Que no subúrbio real que cresci as casas eram modestas, as ruas de terra e as árvores quando existentes eram arrancadas a fim de ampliar as casas abarrotadas de gente. Que os garotos legais da escola pública em que estudei se enterraram cedo nos vícios e no crime. E que a lindas garotas com treze ou quatorze anos já haviam engravidado. Percebi o quanto a mídia brasileira (que ainda importa e vende esses sonhos enlatados do Império do Norte) me iludiu!

E para quem ainda não acredita no poder do sonho americano incutido em nós, meros mortais, desde cedo, com o auxílio dos discípulos de Goebbels (os publicitários), reproduzo abaixo um vídeo que conheci ao visitar a página Manual do BigBoss, do parceiro e amigo Chefe.



Fonte: http://cartalatina.blogspot.com/

Um comentário:

Maguita* disse...

Lembrei de 2 coisas [na realidade, umas 50, mas só vou comentar 2 ;x]

documentário - Earth and the American Dream (em breve postarei uns trechos, preciso de cérebro pra traduzir)

Blue Eyes/Brown Eyes Exercise, Jane Elliott - Experimento que uma professora americana fez nos anos 70. Ela separou os alunos dela pela cor dos olhos e falou "aqueles que tem olhos castanhos são mais inteligentes, são melhores!"
As crianças de olhos azuis tiveram um péssimo rendimento, notas caíram drasticamente. No dia seguinte, ela reverteu a situação, falou que ela tinha se enganado... e que as crianças de olhos azuis eram melhores. Ela fez isso por várias semanas e levou os resultados pro departamento de psicologia da Stanford University e eles provaram que as notas das crianças se revertia a cada 24hras e o comportamento delas também.
Muitas pessoas (especialmente pais) foram contra o exercício... e ela dizia
"Ótimo. Será que todos os brancos presentes que gostariam de passar o resto de sua vida sendo tratado, encarado e discutido exatamente como nós tratamos, encaramos e discutimos os negros... por favor, levantem-se" *espera* "Sabe o que você acabou de admitir? Você admitiu que você sabe o que está acontecendo, você sabe que é feio e que você não quer isso pra você"
Não assisti os videos ainda... mas pelo que eu fucei aqui, ela reencontra os alunos dela depois de 14 anos e eles contam o quanto aquele exercício afetou a vida deles.
Vou procurar em pt... ae depois eu posto aqui ;D

Fonte: aula de literatura ;x,
http://aad.english.ucsb.edu/docs/op68.html

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...